A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul completa nesta sexta-feira (22) 80 anos de fundação. Para comemorar a data, a entidade recebe autoridades, associados e convidados em uma Noite de Gala na SCAR, a partir das 19h30.
A programação contará com 3 momentos: a recepção a autoridades, associados e convidados para uma retrospectiva de fatos marcantes da linha do tempo, apresentação da Orquestra Filarmônica e um coquetel no espaço panorâmico no último piso do Centro Cultural.
O presidente Anselmo Luiz Jorge Ramos, diz que o evento tem caráter de celebração, como forma de valorizar a participação dos associados e o envolvimento da ACIJS com a comunidade ao longo de oito décadas de existência.
Fundada em 22 de junho de 1938, quando Arthur Breithaupt, Waldemar Grubba, Wolfgang Weege e Arnoldo Schmidt se reuniram com um grupo de outros 31 empresários no Salão Buhr, marcando o surgimento da Associação Comercial. A ACIJS desde então desempenha papel relevante como importante protagonista do movimento empresarial e de atuação em favor do desenvolvimento de Jaraguá do Sul e região.
“Neste período podemos afirmar que a ACIJS teve papel central no desenvolvimento regional, articulando esforços e somando forças com o poder público e com outros segmentos da nossa sociedade em favor do crescimento com qualidade de vida. Por isso, queremos compartilhar este momento da nossa história, enaltecendo as conquistas do passado, a atuação presente, e projetando o futuro”, assinala Ramos.
Anselmo Ramos lembra que historicamente a Associação Empresarial vem desempenhando um papel que vai além dos interesses diretos de seus associados. Ao longo dos anos, a entidade usou de sua capacidade de mobilização para representar a comunidade junto ao poder público.
Na década de 50, a entidade exerceu sua influência para trazer a primeira agência do Banco do Brasil para a cidade. Na década de 60, lutou pela infraestrutura e o fornecimento de energia elétrica. Nas décadas seguintes, formaria múltiplas frentes para defender os interesses da classe empresarial e pleitear melhorias para o município e região, seja na busca de maior representatividade política seja na melhoria do ambiente de negócios.
“Se em outros momentos da história defendíamos a ampliação de serviços de telefonia, da vinda de mais agências bancárias ou a pavimentação de eixos viários ligando a região a outros centros do País, hoje nossos desafios estão centrados em questões de igual relevância para o desenvolvimento com sustentabilidade”, destaca, citando áreas como a inovação para que a região tem um novo eixo na diversificação da matriz econômica.
Em termos de infraestrutura, o empresário aponta a mobilidade como a maior necessidade do município. “Além de buscar mais agilidade para a obra da BR-280, que é uma luta constante, precisamos equacionar a retirada dos trilhos de áreas urbanas com o contorno ferroviário, e dentro de um projeto amplo de vias estruturantes viabilizar com urgência a duplicação do trecho urbano desta mesma rodovia. Além de implantar o anel viário no entorno da cidade, o que aliviaria o fluxo de veículos pesados dentro da cidade, ajudando a melhorar o transporte público e o trânsito leve”.
ACIJS 80 anos – Fatos relevantes da linha do tempo
1930
Em 22 de junho de 1938, Arthur Breithaupt, Waldemar Grubba, Wolfgang Weege e Arnoldo Schmidt reúnem-se com um grupo de 31 empresários no Salão Buhr para a fundação da Associação Comercial de Jaraguá do Sul.
1940
Entidade discutiu o aumento do imposto sobre o arroz, que os empresários consideraram elevado e inadequado para aqueles tempos de dificuldades, imposto pela Segunda Guerra Mundial e seus reflexos no Brasil.
1950
Em 1955, Jaraguá do Sul contava com cinco hotéis, educação de ensino médio, dois hospitais, centro de saúde, agência telefônica e departamento de correios e telégrafos. A entidade já posicionava em favor de mais atenção dos governos para a instalação de infraestrutura que acompanhasse o crescimento do município, como a instalação de uma agência do Banco do Brasil para a cidade, objetivo alcançado em 1958.
1960
A busca de melhores condições de infraestrutura para Jaraguá do Sul é definida como meta pela entidade, buscando solução para as péssimas condições das estradas do município, em particular a ligação entre Jaraguá e Joinville.
Também é firmado convênio com o SENAI, e a busca de ensino como o ‘científico’ no Colégio São Luís seria alvo de sucessivos debates da classe empresarial. Neste período, com apoio da entidade, foi fundada a Corporação de Bombeiros Voluntários, a atuação do Banco do Brasil foi ampliada e a CELESC melhorou o fornecimento de energia elétrica.
1970
Em 1976 funcionavam na Associação seis comissões voltadas às negociações envolvendo interesses diretos da comunidade empresarial, com o objetivo de avaliar as condições das estradas, viabilizar a instalação do centro de treinamento do SENAI/SESI, a instalação de agência do INPS, a criação de faculdades, a formação de sindicatos patronais e de aproximação com a Federação das Associações Comerciais e Industriais – FACISC.
1980
Anunciada em 1985 a instalação de mais 2.500 linhas telefônicas para Jaraguá pela Telesc. E a Prefeitura informa a construção de um parque de exposições e oficializa o Plano Diretor do Município.
1990
Constituído em fevereiro de 1993 o primeiro Núcleo Setorial da ACIJS, com a formação do Núcleo de Marceneiros, programa que foi idealizado de maneira inédita no Brasil por iniciativa da FACISC a partir de Blumenau, Brusque, Joinville e Jaraguá do Sul como forma de organizar os diversos segmentos produtivos.
Como resultado dos esforços da ACIJS, que já havia apoiado anteriormente a criação da Fundação Universitária de Jaraguá do Sul (posteriormente tornada em Centro Universitário e mais recentemente em Católica de Santa Catarina), a Escola Técnica Federal inicia atividades em 14 de junho de 1994.
Neste mesmo período, a ACIJS lidera a campanha “Voto Consciente” em favor de candidaturas da região, resultando na eleição de três deputados estaduais por Jaraguá do Sul e de um deputado federal.
2000
O novo prédio do CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul é inaugurado em outubro de 2001, na Rua Octaviano Lombardi, bairro Czerniewicz, consolidando um modelo inovador integrado pela ACIJS, APEVI, CDL e Sindicatos Patronais.
Na mesma década, em 2004, a ACIJS forma comissão de apoio à recuperação do Hospital e Maternidade São José, até então sob a gestão de entidade religiosa e enfrentando dificuldades financeiras. Iniciou o processo de modernização que contou com a participação da comunidade, poder público e iniciativa privada, tornando a instituição atualmente uma das mais modernas da região Sul do Brasil.
A ACIJS recebe em 2005, o Prêmio Destaque Nacional do Empreender, concedido pela CACB – Confederação das Associações Empresariais do Brasil, como resultado do trabalho realizado pelos Núcleos Setoriais.
2010
Ao lado das demais entidades do CEJAS – APEVI, CDL e Sindicatos Patronais – a ACIJS participa em 2011 do movimento contrário ao projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal que aumentaria de 11 para 19 o número de parlamentares em Jaraguá do Sul, iniciativa que acabou rejeitada durante votação na Câmara de Vereadores.
Em 2015, a ACIJS instituiu em parceria com Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação premiação com o objetivo de valorizar educadores na melhoria da formação escolar no município. Foram entregues nos dois anos subsequentes os prêmios “Professor Nota 1000” e “Educador Nota 1000”.
Mantendo a tradição de participar do processo eleitoral, em 2016 a ACIJS voltou a realizar, juntamente com as demais entidades ligadas ao Centro Empresarial, ações de esclarecimento do eleitor quanto à importância do voto, na qualificação dos representantes políticos e na motivação para o voto em candidatos da região, promovendo debates com candidatos à Prefeitura, divulgando vídeos e editando cartilhas para acompanhamento do trabalho dos vereadores eleitos.
Em 2017, a entidade liderou a formação de um comitê gestor do Centro Inovação Tecnológico, projeto do Governo do Estado, com o envolvimento do poder público, instituições de ensino, entidades representativas da comunidade e iniciativa privada.
No mesmo ano, em 2017, a entidade reforçou gestões anteriores junto aos governos federal e estadual para a melhoria da infraestrutura, com atenção à duplicação da BR-280, em projetos de mobilidade no município e região (rodovias estaduais e trechos urbanos), na ampliação do efetivo e melhoria das condições das polícias civil e militar, e na implantação da 12ª Região de Polícia Militar, buscando maior autonomia do comando militar no vale do Itapocu.
Em 2018, a ACIJS participa da consolidação do Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, inaugurado oficialmente em junho, mês do aniversário da entidade. Muitas coisas boas ainda estão por vir!