aaa

Secretaria da Educação apresenta relato de atividades no município

O secretário de Educação do município, Rogério Junckes, apresentou no Encontro de Empresários, realizado pela ACIJS nesta segunda-feira (18) um relato das atividades da pasta.

Com 60 unidades de educação infantil e de educação básica, que abrigam mil alunos, a rede de ensino do município passa, segundo o secretário, por mudanças na sua estruturação. “Desde 2017 estamos investindo nas melhorias, desde o quadro funcional até as escolas, visando sempre a melhor qualificação dos professores, com melhores condições de ensino e beneficiando os alunos”, assinalou Rogério Junckes.

Ele destacou investimentos na estrutura física de escolas, ampliação de unidades escolares, utilização de recursos de apoio aos diretores e professores como a e no cabeamento com fibra ótica para utilização de internet, dentre outras ações. “Todos os investimentos foram feitos com apoio dos pais, Jaraguá deve muito da qualidade da sua educação ao apoio e comprometimento das APPs”.

Junto com a melhoria física das escolas e com os demais investimentos, uma das prioridades da gestão, comentou Junckes, foi com o zoneamento escolar, que permite ao município saber quais as regiões com demandas e assim otimizar os recursos para a ampliação da rede de ensino. Ele também falou da inclusão de atividades como ensino de robótica, dança, música e canto coral, ensino de idiomas como alemão e italiano, oferecendo opções para os estudantes se qualificarem em atividades extraclasse.

No campo da tecnologia, um dos avanços é a parceria com a Google para disponibilizar recursos do Google for Education, uma plataforma de ensino que segundo o secretário vai preparar os alunos para o futuro. “Vínhamos buscando esta parceria desde 2014 e agora ela está viabilizada, em breve teremos a capacitação dos professores para utilização da plataforma”.

“A Educação de Jaraguá é boa, mas nossa meta é sempre buscar mais e com isto melhorar nosso desempenho no IDEB”, assinalou o secretário. Ele mencionou como uma das preocupações a realização da avaliação educacional, com o objetivo de medir o desempenho dos estudantes e auxiliar os professores na melhoria de seu trabalho em sala de aula.

Como forma de ampliar o desenvolvimento em áreas de inovação, Rogério Junckes comentou que o município pretende sediar eventos como a Olimpíada Brasileira de Robótica, a Olimpíada Brasileira de Matemática, e reeditar a Feira de Iniciação Científica. Estes eventos têm permitido aos professores e estudantes alcançarem resultados positivos, de repercussão nacional e internacional. Na reunião, professores e alunos que obtiveram conquistas recentes falaram da importância desta experiência.

“A ACIJS tem a Educação como uma de suas principais bandeiras porque considera que a formação qualificada dos cidadãos, desde os seus primeiros anos, é fundamental para as mudanças que desejamos na sociedade, no município e no Brasil”, ressaltou o presidente da ACIJS Anselmo Luiz Jorge Ramos. Clécio Fábio Zucco, vice-presidente de Desenvolvimento Empresarial, citou o projeto idealizado pela entidade em 2015 com o objetivo de contribuir com a administração municipal na melhoria dos indicadores como uma ação prática do setor produtivo na área da Educação.

O desempenho da Secretaria de Educação também mereceu manifestações de reconhecimento do prefeito Antídio Lunelli, e de outras pessoas que acompanharam a apresentação na reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *