Impactos do eSocial na indústria é tema de workshop no CEJAS

Com apoio da ACIJS e do Sindicont, a FIESC e o SESI promovem, no dia 23 de agosto, workshop que vai mostrar a empresários e a contadores os impactos do eSocial nas suas atividades.

O objetivo do encontro é esclarecer pontos da nova exigência prevista na legislação, de modo a preparar o setor produtivo e os profissionais de contabilidade que prestam serviços às empresas quanto às regulamentações que o e-Social traz a partir de sua implantação.

Para abordar o tema, estará em Jaraguá do Sul a engenheira Migliane Réus de Mello, especialista em saúde do trabalho, que atua como consultora do eSocial na FIESC e é representante do Comitê Nacional para o mesmo assunto junto à Confederação Nacional da Indústria.

O evento ocorrerá no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, a partir das 8 horas. É aberto a empresários de todas as áreas e a profissionais da área contábil, com participação gratuita. Informações pelos telefones (47) 3374-1212 e (47) 3372-9415.

Sobre o eSocial

O eSocial é uma plataforma que unifica eletronicamente as informações que as empresas têm de prestar ao fisco sobre seus empregados. A medida substituirá até 15 processos diferentes de prestações de informações ao governo, como Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

A implementação do eSocial é feita de forma escalonada. Desde janeiro, está em operação para as grandes empresas (com faturamento anual superior a R$ 78 milhões). De acordo com o fisco, 97% já integram a base do sistema.

O prazo para micros e pequenas empresas aderirem, que se encerraria em julho, foi adiado para novembro, conforme decisão do Comitê Diretivo do eSocial. Ganharam mais tempo para se adequar às regras empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e MEIs (microempreendedores individuais) com funcionário —aqueles sem empregados não precisam aderir ao sistema.

Blog orienta indústria

Para esclarecer as indústrias catarinense sobre o eSocial, o SESI criou um blog com dicas que auxiliam empresários e profissionais de contabilidade. O portal traz informações em tempo real e pode ser acessado no endereço http://esocial.sesisc.org.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *