As boas práticas de manipulação de alimentos são essenciais para os negócios por vários motivos. Primeiramente, elas ajudam a garantir a segurança e a qualidade dos alimentos que são oferecidos aos clientes. Ao evitar a contaminação e a deterioração dos alimentos, as empresas podem evitar casos de intoxicação alimentar ou outros problemas de saúde relacionados, o que é fundamental para manter uma boa imagem e até mesmo garantir a sustentabilidade de um empreendimento.
Com esta perspectiva, o Núcleo de Gastronomia da ACIJS realiza na terça-feira, dia 18, a palestra “Boas práticas de manipulação de alimentos – Como implantar no seu negócio”, evento gratuito no CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. A atividade ocorrerá às 15 horas e a participação é gratuita a empresários do setor e público em geral. Informações pelo telefone (47) 99901-6016 e pelo e-mail [email protected].
O tema será abordado pela nutricionista e especialista em gastronomia Simone Carvalho Peron, que vai abordar aspectos gerais sobre as práticas de higiene que precisam ser obedecidas pelos manipuladores de alimentos, desde a escolha e a compra dos produtos que serão usados na preparação do alimento, até o processo final, que é a venda da mercadoria para o consumidor. O objetivo é orientar os empresários do setor para a importância de observarem todos os cuidados, evitando o surgimento de doenças que possam ser ocasionadas pelo consumo de produtos contaminados, o que impacta na reputação de um empreendimento e sua própria sobrevivência.
Conforme especialistas, as boas práticas de manipulação de alimentos contribuem para o sucesso de um negócio, pois refletem diretamente na satisfação dos clientes. Quando os alimentos são preparados e servidos com cuidado, mantendo-se a higiene adequada, eles tendem a ter melhor sabor, textura e aparência. Isso faz com que os clientes fiquem mais satisfeitos e propensos a retornar ao estabelecimento, além de recomendá-lo para outras pessoas.
Outro aspecto importante é que seguir boas práticas de manipulação na gastronomia é uma exigência legal por meio de normas e regulamentos fiscalizados por autoridades sanitárias para garantir a segurança alimentar, e as empresas que não cumprem essas diretrizes podem enfrentar multas, fechamento do negócio ou outras penalidades. Além disso, este cuidado também pode ajudar a reduzir desperdícios e custos, o que é fundamental para a maior rentabilidade da empresa, ajudando a evitar perdas e garantindo um melhor aproveitamento dos ingredientes, o que impacta diretamente nos resultados financeiros do negócio.
Outras atividades dos Núcleos Empresariais
A agenda dos Núcleos Empresariais da ACIJS também conta com outras atividades, que incluem encontros reservados para os integrantes dos grupos setoriais e reuniões abertas a interessados em participar do movimento associativista. Confira:
Automecânicas – Reunião entre nucleados no dia 18, a partir das 19h30min, no CEJAS. Na pauta, a análise do treinamento realizado para as empresas do setor sobre óleo de câmbio e normas internacionais, alinhamento do projeto PAN – Programa de Aceleração de Núcleos, e do programa “Integração Total”, e o detalhamento da organização da AGO – Assembleia Geral Ordinária do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA) e Associação de Reparadores de Veículos de Santa Catarina (Arvesc), dia 22, em Tubarão. Informações: telefone (47) 99901-6016 e e-mail [email protected].
Concessionárias de Veículos – Nucleados se encontram na quarta-feira (19), às 11 horas, no CEJAS, para uma avaliação dos resultados do painel sobre carros elétricos e seus impactos na segurança, inovação e mercado, a atualização de informações sobre o Grupo de Trabalho que discutirá procedimentos de segurança com veículos elétricos, um estudo sobre a campanha “Credibilidade das agências e procedências dos veículos”, definição de capacitações e treinamentos de gestores e equipes, e ainda sobre o calendário de temas e eventos para o semestre. Informações: telefone (47) 99901-6016 e e-mail [email protected].
Hospitalidade – Reunião quinzenal no dia 19 (quarta-feira), a partir das 15 horas, no CEJAS. No encontro exclusivo para nucleados, será analisada a participação no workshop de liderança nos dias 11 e 18 de julho, da organização da missão Encatho/Exprotel, análise de visita das operadoras ao Vale dos Encantos, e levantamento de treinamentos para equipes. Informações: telefone (47) 99901-6016 e pelo e-mail [email protected].
Negócios Internacionais – Ainda no dia 19 (quarta-feira), acontece reunião no CEJAS, a partir das 19 horas, aberta a empresários interessados em conhecer e participar do núcleo. O grupo vai discutir o planejamento de agenda para os próximos meses, haverá a apresentação da logo do Núcleo Empresarial e debatido o propósito da organização setorial, com um bate-papo sobre os desafios das empresas e o futuro dos negócios internacionais. Informações: telefone (47) 98900-7612 e e-mail [email protected].
Móveis Planejados – Nucleados se reúnem no dia 19, às 8h30min, para um bate-papo com a coordenadora do Laboratório de Tecnologia da Madeira e Mobiliário do Senai de Santa Catarina, Sandra Fürst. Ela vai abordar as normas técnicas aplicáveis ao setor moveleiro, no CEJAS. Informações: telefone (47) 98900-7612 e e-mail [email protected].
Marketing e Comunicação – No dia 21 (sexta-feira), os nucleados farão uma visita técnica à empresa VêMais, onde também acontece a reunião quinzenal, a partir das 8h30. Na agenda, uma avaliação da reunião com a empresária Graziela Gislom, discussão sobre os detalhes finais do painel/oficina de marketing, organização para a missão Connex 2023, no dia 5 de agosto, em Criciúma, e divulgação do evento KWB Insights. Informações: telefone (47) 99901-6016 e pelo e-mail [email protected].