Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 14/07/2023
Compartilhe:

Setor de gastronomia debate importância de boas práticas na manipulação de alimentos

As boas práticas de manipulação de alimentos são essenciais para os negócios por vários motivos. Primeiramente, elas ajudam a garantir a segurança e a qualidade dos alimentos que são oferecidos aos clientes. Ao evitar a contaminação e a deterioração dos alimentos, as empresas podem evitar casos de intoxicação alimentar ou outros problemas de saúde relacionados, o que é fundamental para manter uma boa imagem e até mesmo garantir a sustentabilidade de um empreendimento.

Com esta perspectiva, o Núcleo de Gastronomia da ACIJS realiza na terça-feira, dia 18, a palestra “Boas práticas de manipulação de alimentos – Como implantar no seu negócio”, evento gratuito no CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. A atividade ocorrerá às 15 horas e a participação é gratuita a empresários do setor e público em geral. Informações pelo telefone (47) 99901-6016 e pelo e-mail cristiano@connect.com.br.

O tema será abordado pela nutricionista e especialista em gastronomia Simone Carvalho Peron, que vai abordar aspectos gerais sobre as práticas de higiene que precisam ser obedecidas pelos manipuladores de alimentos, desde a escolha e a compra dos produtos que serão usados na preparação do alimento, até o processo final, que é a venda da mercadoria para o consumidor. O objetivo é orientar os empresários do setor para a importância de observarem todos os cuidados, evitando o surgimento de doenças que possam ser ocasionadas pelo consumo de produtos contaminados, o que impacta na reputação de um empreendimento e sua própria sobrevivência.

Conforme especialistas, as boas práticas de manipulação de alimentos contribuem para o sucesso de um negócio, pois refletem diretamente na satisfação dos clientes. Quando os alimentos são preparados e servidos com cuidado, mantendo-se a higiene adequada, eles tendem a ter melhor sabor, textura e aparência. Isso faz com que os clientes fiquem mais satisfeitos e propensos a retornar ao estabelecimento, além de recomendá-lo para outras pessoas.

Outro aspecto importante é que seguir boas práticas de manipulação na gastronomia é uma exigência legal por meio de normas e regulamentos fiscalizados por autoridades sanitárias para garantir a segurança alimentar, e as empresas que não cumprem essas diretrizes podem enfrentar multas, fechamento do negócio ou outras penalidades. Além disso, este cuidado também pode ajudar a reduzir desperdícios e custos, o que é fundamental para a maior rentabilidade da empresa, ajudando a evitar perdas e garantindo um melhor aproveitamento dos ingredientes, o que impacta diretamente nos resultados financeiros do negócio.

Outras atividades dos Núcleos Empresariais

A agenda dos Núcleos Empresariais da ACIJS também conta com outras atividades, que incluem encontros reservados para os integrantes dos grupos setoriais e reuniões abertas a interessados em participar do movimento associativista. Confira:

Automecânicas – Reunião entre nucleados no dia 18, a partir das 19h30min, no CEJAS. Na pauta, a análise do treinamento realizado para as empresas do setor sobre óleo de câmbio e normas internacionais, alinhamento do projeto PAN – Programa de Aceleração de Núcleos, e do programa “Integração Total”, e o detalhamento da organização da AGO – Assembleia Geral Ordinária do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA) e Associação de Reparadores de Veículos de Santa Catarina (Arvesc), dia 22, em Tubarão. Informações: telefone (47) 99901-6016 e e-mail cristiano@connect.com.br.

Concessionárias de Veículos – Nucleados se encontram na quarta-feira (19), às 11 horas, no CEJAS, para uma avaliação dos resultados do painel sobre carros elétricos e seus impactos na segurança, inovação e mercado, a atualização de informações sobre o Grupo de Trabalho que discutirá procedimentos de segurança com veículos elétricos, um estudo sobre a campanha “Credibilidade das agências e procedências dos veículos”, definição de capacitações e treinamentos de gestores e equipes, e ainda sobre o calendário de temas e eventos para o semestre. Informações: telefone (47) 99901-6016 e e-mail cristiano@connect.com.br.

Hospitalidade – Reunião quinzenal no dia 19 (quarta-feira), a partir das 15 horas, no CEJAS. No encontro exclusivo para nucleados, será analisada a participação no workshop de liderança nos dias 11 e 18 de julho, da organização da missão Encatho/Exprotel, análise de visita das operadoras ao Vale dos Encantos, e levantamento de treinamentos para equipes. Informações: telefone (47) 99901-6016 e pelo e-mail cristiano@connect.com.br.

Negócios Internacionais – Ainda no dia 19 (quarta-feira), acontece reunião no CEJAS, a partir das 19 horas, aberta a empresários interessados em conhecer e participar do núcleo. O grupo vai discutir o planejamento de agenda para os próximos meses, haverá a apresentação da logo do Núcleo Empresarial e debatido o propósito da organização setorial, com um bate-papo sobre os desafios das empresas e o futuro dos negócios internacionais. Informações: telefone (47) 98900-7612 e e-mail consultor2@acijs.com.br.

Móveis Planejados – Nucleados se reúnem no dia 19, às 8h30min, para um bate-papo com a coordenadora do Laboratório de Tecnologia da Madeira e Mobiliário do Senai de Santa Catarina, Sandra Fürst. Ela vai abordar as normas técnicas aplicáveis ao setor moveleiro, no CEJAS. Informações: telefone (47) 98900-7612 e e-mail consultor2@acijs.com.br.

Marketing e Comunicação – No dia 21 (sexta-feira), os nucleados farão uma visita técnica à empresa VêMais, onde também acontece a reunião quinzenal, a partir das 8h30. Na agenda, uma avaliação da reunião com a empresária Graziela Gislom, discussão sobre os detalhes finais do painel/oficina de marketing, organização para a missão Connex 2023, no dia 5 de agosto, em Criciúma, e divulgação do evento KWB Insights. Informações: telefone (47) 99901-6016 e pelo e-mail cristiano@connect.com.br.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Associativismo

Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático

Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional

Leia mais
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Destaques

Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil

Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança

Leia mais
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Destaques

Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG

Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]

Leia mais
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Associativismo

Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado

Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS

Leia mais
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Destaques

Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil

Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública

Leia mais
Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte
Associativismo

Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte

Projetos estruturantes, necessários para o desenvolvimento regional, formam o eixo central na mobilização do setor produtivo junto ao poder público

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.