Seminário de Urbanismo discute planejamento e sustentabilidade das cidades
Questões que estão diretamente relacionadas com qualidade de vida nas cidades, como o planejamento, mobilidade e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, estarão em pauta no 1º Seminário de Urbanismo, no dia 26, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
Realização da ACIJS em parceria com o SEBRAE e CREA/SC, o evento propõe a abordagem de eixos centrais que norteiam o crescimento das cidades e os aspectos que impactam o desenvolvimento de áreas urbanas. A participação no seminário é aberta a profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e demais segmentos que atuam em planejamento e gestão, empresários, estudantes e demais interessados no assunto.
As inscrições são solidárias, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, e podem ser feitas no site www.acijs.com.br. Informações adicionais sobre a programação estão disponíveis pelo telefone (47) 98835-1316 e pelo e-mail eventos@acijs.com.br.
O evento tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas, Prefeitura e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul.
Nesta primeira edição, o Seminário de Urbanismo traz como convidados os especialistas Luciana Fonseca e Francisco Maraschim Zancan. Luciana Fonseca é sócia-fundadora e diretora do Instituto Cidades Responsivas e da Escola Livre de Arquitetura, de Porto Alegre; Francisco Zancan é arquiteto e urbanista formado pela UFRGS, com MBA em Marketing e Comunicação pela ESPM, fundador da Space Hunters, empresa que atua com localização estratégica e análise de impactos urbanos.
A engenheira Elisane Bender de Freitas, vice-presidente de Urbanismo da ACIJS, destaca a importância do seminário para estimular gestores, profissionais e comunidade a pensar conjuntamente a importância do planejamento urbano, bem como debater os procedimentos, modos de operacionalização e alertar sobre a importância do urbanismo para a vida social e econômica das pessoas.
Em torno do tema “Da cidade que temos, à cidade que queremos”, o seminário abordará das 15h às 18 horas, como a tecnologia pode ser utilizada a favor da criação, no espaço urbano, de ambientes economicamente sustentáveis, funcionais e esteticamente agradáveis para a comunidade.
A partir das reflexões, o seminário quer ampliar o debate sobre questões importantes que acompanham o desenvolvimento das cidades como as consequências da falta de planejamento urbano e os perigos de legislações defasadas e desconectadas com a realidade do município; os riscos do espraiamento das cidades e seus efeitos como exclusão social; esvaziamento dos centros urbanos; a mobilidade urbana; importância do urbanismo para garantir serviços básicos como educação, saneamento e moradia; a indústria e o desenvolvimento urbano; utilização das áreas de APP (Áreas de Preservação Permanente); incentivos do comércio através do Planejamento Urbano; e o uso de transportes alternativos, entre outros pontos.
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública