Samae apresenta na ACIJS resultados de gestão de água e saneamento
Nos últimos anos o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) vem alcançando resultados expressivos em Jaraguá do Sul em áreas como saneamento, gestão e sustentabilidade. Com cobertura de 99,8% no abastecimento de água e 91,5% no tratamento de esgoto, a autarquia superou médias nacionais e ampliou significativamente os serviços em áreas urbanas e iniciou a expansão para regiões do interior do município.
Os dados foram relatados pelo presidente do Samae, Onésimo Sell, acompanhado da assessora de gestão Ana Carolina B. Silveira Figur, durante encontro com a diretoria da ACIJS no último dia 25.

Diretoria do Samae apresentou os principais números da autarquia e o desempenho em áreas como coleta de resíduos, tratamento de esgoto e abastecimento
[Foto: Caroline Stinghen/ACIJS]
O balanço das atividades registra, no período 2020 a 2025, a implantação de quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e duas de Tratamento de Água (ETAs), além da construção de 39 reservatórios com capacidade total de 25 milhões de litros.
Na atenção aos resíduos sólidos, o Samae ampliou a coleta seletiva para 21% da cidade e instalou novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Também elaborou o edital de concessão dos resíduos, com previsão de investimento superior a R$ 28 milhões em 2025.
Segundo o relato, a modernização administrativa também foi destaque com a criação da Central de Compras, redução de 21% nos custos com frota por meio da locação de veículos, implantação de balança eletrônica e novo almoxarifado. A autarquia também adotou a ferramenta do Pix como forma de pagamento e transmitiu licitações ao vivo, segundo Onésimo Sell com o objetivo de dar maior transparência aos atos da autarquia.
Mesmo com os avanços, o presidente do Samae assinala que há desafios que exigem cada vez mais atenção, como a baixa cobertura de esgoto na área rural, a complexidade das obras de infraestrutura, a modernização de processos internos e a ampliação da coleta seletiva. Neste sentido ele falou sobre o Programa de Distribuição de Saco Verde e de incentivo à separação correta dos resíduos recicláveis, que segue ativo e estruturado, com entregas regulares e foco na conscientização ambiental.
O programa consiste na entrega de sacos verdes nas residências cadastradas, desde que o morador já pratique a separação dos recicláveis. A entrega é feita pela empresa responsável pela coleta, conforme o cronograma de cada bairro. Em condomínios, a retirada deve ser feita na sede do Samae pelos síndicos ou administradoras. O uso dos sacos verdes não é obrigatório e a coleta seletiva ocorre mesmo com materiais acondicionados em sacos comuns ou caixas. O calendário de distribuição está disponível no site oficial do Samae.
Reconhecimento estadual
Nesta terça-feira, dia 2, o Samae de Jaraguá do Sul recebeu o Prêmio Fecam – Práticas de Excelência 2025, durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC-SC), realizado no Expocentro de Balneário Camboriú. A autarquia foi premiada pela prática de excelência “Política pública de incentivo à reciclagem: o modelo consolidado do Samae de Jaraguá do Sul”, na área temática “Meio ambiente e Sustentabilidade”.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim
BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2
Trecho que compreende o contorno rodoviário representa importante investimento na melhoria da infraestrutura regional
ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano
Evento tradicional da ACIJS no final do ano permite que a Prefeitura e Câmara de Vereadores apresentem um relato das ações em prol da comunidade
Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul
Empresa comemora neste dia 1º de dezembro uma trajetória que a levou a ter operações em 8 países e exportar para mais de 70 países
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores