Iniciativa do deputado estadual Antídio Lunelli, projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) propõe a inclusão na grade curricular da rede estadual de ensino da disciplina de empreendedorismo.
O parlamentar justifica a proposta por sua importância social, oportunizando a jovens acesso a informações sobre economia e finanças, preparando-os para atender as demandas atuais do mercado de trabalho e, ainda, estimular o surgimento do espírito empreendedor.
Ex-prefeito de Jaraguá do Sul e empresário há mais de 40 anos, o deputado destaca que foi com uma bolsa de estudos que pôde concluir o ensino médio e a partir dali vislumbrar oportunidades de crescimento profissional, vocacionando ao empreendedorismo no setor têxtil. “Esse aprendizado foi fundamental para, logo depois, eu iniciar meu negócio próprio”, relembra.
O projeto de lei foi uma sugestão da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul e é inspirado no programa Geração Empreendedora, idealizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Realizado há dez anos, a iniciativa já capacitou mais de 3.700 estudantes de todo o estado, com a ajuda de 500 empresários voluntários que atuam como multiplicadores.
Iniciativa teve como referência o programa Geração Empreendedora, idealizado pela Federação das Associações Empresariais por meio do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores, com uma de suas etapas realizada pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIJS
“A nossa ideia é estimular também os estudantes de toda a rede estadual a aprender lidar com dinheiro, com finanças, e despertar o interesse pelo empreendedorismo, além de prepará-los para as demandas atuais do mercado de trabalho. Isso pode mudar vidas e proporcionar um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, destaca o deputado que, inclusive, já fez parte da diretoria da entidade em gestões anteriores.
Caso seja aprovado na Alesc, o ensino da disciplina seria implantado de maneira transversal, com viés multidisciplinar. Conforme o projeto, os profissionais de administração responsáveis pelo ensino da matéria deverão ser contratados pelo Estado através de concurso público para magistério. A matéria irá tramitar pelas comissões da Alesc antes de ser votada em plenário.
Tema no radar da entidade desde o início dos anos 2000
O assunto educação empreendedora não é novidade na agenda da ACIJS. Em 2009, o Núcleo de Jovens Empreendedores já abordava o tema por meio de projeto integrando alunos da rede municipal de ensino em atividades que orientavam sobre a importância da correta gestão de recursos financeiros, no cuidado com seus orçamentos, incentivando a busca da qualificação para o mercado de trabalho e o desenvolvimento de carreiras dentro de empresas ou na abertura de seus próprios negócios.
Outras edições seriam realizadas nos anos seguintes, ainda que sem uma relação direta com o currículo escolar oficial, mas contribuindo para melhorar ainda mais os indicadores de qualidade na educação no município. A ideia sempre foi abordar a importância de um bom planejamento, mostrando as consequências de uma má gestão da renda e a possibilidade de que os jovens possam realizar seus sonhos com uma gestão adequada de seus recursos financeiros.
Nestes encontros, integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores compartilhavam experiências, oportunizando aos estudantes traçarem suas expectativas quanto ao seu futuro profissional. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Educação do município e a entrega de um certificado de participação no curso de Educação Empreendedora.
(Com informações da Assembleia Legislativa de Santa Catarina)