Projeto de criação de via gastronômica pode estimular turismo regional
A aprovação de projeto de lei que define a Rua Epitácio Pessoa como via gastronômica do município, pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, pode trazer impulso para o setor.
De acordo com o vereador Jaime Negherbon, autor do projeto aprovado por maioria, a intenção é proporcionar condições ao desenvolvimento desta atividade econômica, com a criação de um eixo de turismo gastronômico no município, a exemplo do que ocorre em outras cidades.
Trata-se de uma medida positiva, na medida em que oferece grande potencial para a geração de empregos e renda, podendo por meio de investimentos na oferta de opções à população e a visitantes trazer aumento da arrecadação ao município.
Especialistas da área indicam que o turismo é um importante gerador de recursos a partir do momento em que os roteiros de visita agregam elementos como a cultura, etnia e a gastronomia – no ano passado, dos 880 eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos, mais de 100 foram destinados à valorização da gastronomia.
Santa Catarina não é exceção neste contexto. Pelas suas características, o Estado concentra grande potencial no turismo gastronômico associado às demais atrações que têm atraído visitantes de todo o Brasil e do exterior. De acordo com o IBGE, durante os três meses da temporada de verão 2017/2018 – dezembro, janeiro e fevereiro – Santa Catarina atraiu 2,5 milhões de turistas que geraram R$ 10,1 bilhões na economia estadual.
Para o Núcleo de Hospitalidade ACIJS-APEVI, a criação do conceito de vias gastronômicas é uma decisão acertada no sentido de estimular o setor, ao lado da infraestrutura que o setor público deve oferecer para a consolidação de empreendimentos, e de ações de capacitação e melhoria que já são desenvolvidas em parceria com o SEBRAE/SC, como é o caso do projeto Food Experience.
“É uma iniciativa fundamental para a cidade porque soma a muitos esforços que são feitos para que a gastronomia seja inserida como produto turístico. Cidades que têm um olhar diferenciado, que trabalham o setor como um elemento que agrega às outras atividades voltadas ao turismo, ganham mais potencialidade nas suas economias”, assinala Cintia Buzian, coordenadora do Núcleo de Hospitalidade (foto), lembrando a realização da primeira edição do Festival Degusta Jaraguá, em junho próximo, como mais uma atração regional.

Núcleos Empresariais: a força do coletivo que transforma Jaraguá do Sul
Os Núcleos Empresariais mostram que quando empresários se unem, compartilham e constroem juntos, o resultado é mais do que crescimento econômico: é desenvolvimento sustentável, inclusão produtiva e fortalecimento da identidade regional

ACIJS e SCAR se reúnem com senadora Ivete Silveira
No encontro, a parlamentar destacou projeto de sua autoria em tramitação no Senado, que cria o Super MEI de apoio ao empreendedorismo

Samae apresenta na ACIJS resultados de gestão de água e saneamento
Relato mostra avanços significativos em áreas essenciais à qualidade de vida, como a ampliação de fornecimento de água, tratamento de esgoto e no incentivo à destinação correta de resíduos e na reciclagem

Núcleo de Voluntariado recebe reconhecimento por atuação social em Jaraguá do Sul
Honraria concedida pelo Poder Legislativo distingue a força do voluntariado e capacidade de organização de pessoas, entidade e poder público em torno da causa social no município

Jaraguá do Sul entre as cidades mais competitivas do Brasil
Município aparece em 12º lugar em ranking nacional do Centro de Liderança Pública

Painel SC que Dá Certo destaca histórias de empreendedorismo de sucesso
Um dos destaques, o Grupo Agricopel estará no Summit ACIJS, em setembro