A aprovação de projeto de lei que define a Rua Epitácio Pessoa como via gastronômica do município, pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, pode trazer impulso para o setor.
De acordo com o vereador Jaime Negherbon, autor do projeto aprovado por maioria, a intenção é proporcionar condições ao desenvolvimento desta atividade econômica, com a criação de um eixo de turismo gastronômico no município, a exemplo do que ocorre em outras cidades.
Trata-se de uma medida positiva, na medida em que oferece grande potencial para a geração de empregos e renda, podendo por meio de investimentos na oferta de opções à população e a visitantes trazer aumento da arrecadação ao município.
Especialistas da área indicam que o turismo é um importante gerador de recursos a partir do momento em que os roteiros de visita agregam elementos como a cultura, etnia e a gastronomia – no ano passado, dos 880 eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos, mais de 100 foram destinados à valorização da gastronomia.
Santa Catarina não é exceção neste contexto. Pelas suas características, o Estado concentra grande potencial no turismo gastronômico associado às demais atrações que têm atraído visitantes de todo o Brasil e do exterior. De acordo com o IBGE, durante os três meses da temporada de verão 2017/2018 – dezembro, janeiro e fevereiro – Santa Catarina atraiu 2,5 milhões de turistas que geraram R$ 10,1 bilhões na economia estadual.
Para o Núcleo de Hospitalidade ACIJS-APEVI, a criação do conceito de vias gastronômicas é uma decisão acertada no sentido de estimular o setor, ao lado da infraestrutura que o setor público deve oferecer para a consolidação de empreendimentos, e de ações de capacitação e melhoria que já são desenvolvidas em parceria com o SEBRAE/SC, como é o caso do projeto Food Experience.
“É uma iniciativa fundamental para a cidade porque soma a muitos esforços que são feitos para que a gastronomia seja inserida como produto turístico. Cidades que têm um olhar diferenciado, que trabalham o setor como um elemento que agrega às outras atividades voltadas ao turismo, ganham mais potencialidade nas suas economias”, assinala Cintia Buzian, coordenadora do Núcleo de Hospitalidade (foto), lembrando a realização da primeira edição do Festival Degusta Jaraguá, em junho próximo, como mais uma atração regional.