Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 28/03/2023
Compartilhe:

Programação especial de 3 a 5 de abril vai conectar Jaraguá à tecnologia 5G

De residências ao interior de fábricas, de hospitais a escolas ou em qualquer outro ambiente, a Internet 5G passa cada vez mais a fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, elevando a comunicação a novas dimensões.

Segundo os especialistas, a nova tecnologia deve ser instrumento de desenvolvimento e competitividade e, por sua característica disruptiva, alcançará níveis de funcionalidade que darão uma nova dinâmica nas conexões interpessoais, na prestação de serviços públicos, nos processos industriais e ambientes de negócios de maneira geral. O 5G conecta o mundo, com extrema mobilidade, maior escala de comunicação em massa e alta confiabilidade, condições determinantes para consolidar o conceito de ‘cidades inteligentes’.

Por exigir capacitação e adaptação, disseminar a aplicabilidade do 5G é um dos desafios que motiva a realização da Semana da Conectividade, de 3 a 5 de abril, em Jaraguá do Sul. A programação envolve a exposição de trabalhos e iniciativas dos setores público e privado, e ocorrerá no Novale Hub – Centro de Inovação, tornando Jaraguá a capital da conexão 5G no Brasil. Durante três dias, representantes de órgãos públicos e empresas apresentarão as tendências e novidades para os próximos anos, compartilhando experiências e possibilidades de aplicação da tecnologia.

O evento vai contar com a participação da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações e palestras sobre conectividade na indústria e plataformas imersivas. Uma das atrações, o Laboratório Móvel de Conectividade 5G do SENAI de São Paulo demonstrará na prática a aplicação do 5G no cotidiano.  Os visitantes poderão experimentar, também a aplicação de tecnologias relacionadas à comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o metaverso.

>>> A participação no evento é gratuita, com ingressos disponíveis no app CDL Box, ou pelo site https://cdlbox.com.br/lojinha/.

A Semana da Conectividade é uma realização do Pacto pelo Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu e conta com o apoio do Novale Hub – Centro de Inovação Jaraguá do Sul, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura de Jaraguá do Sul, Naxi e Unifique. 

Impacto de US$ 1,3 trilhão em 15 anos

Os impactos do 5g no Brasil abrangem manufatura, varejo, governo, agricultura, comércio, setor imobiliário, entre outros. Estudos apontam que haverá um impacto de US$ 1 trilhão e 300 bilhões, acumulados nos próximos 15 anos na produtividade.

Segundo os especialistas, a inovação se dá colaborativamente e envolvendo a chamada tríplice hélice – empresas, instituições de ensino e pesquisa e poder público -, consolidando o ecossistema de tecnologia.

Entre os clientes usuários da tecnologia 5G estão: manufatura, indústria de base, prestadores de serviços de comunicações, saúde, educação, varejo, financeiro, mobilidade, smart cities (cidades inteligentes) e utilities (energia elétrica, gás, água e saneamento).

Confira a programação completa:

03/04 (segunda-feira)
8h30 – Abertura
Jair Franzner (Prefeito de Jaraguá do Sul)
Célio Bayer (FIESC)
Pauline Horn (Vice-presidente de Empreendedorismo e Inovação da ACIJS)
Chico Tavares (CDL)

9h – Programa SC Inovadora
Marcelo Fett (Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação)

9h30 – Panorama do 5G em Santa Catarina
Gustavo Pacher (Pacto)
Gabriel Amâncio
Eduardo Fiates (FIESC)
Marcelo Fett (Governo de SC)

10h45 – Conectividade na indústria
Rodrigo Santos (SENAI SP)

13h30 – Papel do 5G na indústria 4.0
Carlos Grillo (WEG)

14h30 -Acessando a indústria 4.0
Alex Khinen e Yessica Valência (SENAI SC)

15h45 – Metaverso e plataformas imersivas
Geovane Tiengo (SENAI SP)

04/04 (terça-feira)
8h30 – Boas vindas
Pauline Horn (ACIJS)
Chico Tavares (CDL)

8h40 – Programa de educação tecnológica e robótica
Jair Franzner (Prefeito de Jaraguá do Sul)
Manu Wolff (Prefeitura de Jaraguá do Sul)
Daren Souza (SENAI-SESI)
Cleiton Vaz

9h30 – Introdução ao 5G e suas aplicações
Igor Assunção (SENAI SP)

10h45 – Desafios regulatórios do 5G
Rafael André (ANATEL)

13h30 – Conecta 5G e atuação da ABDI
Igor Calvet (ABDI) + Pacto

14h30 – Conectividade nas cidades inteligentes
Douglas Conceição (Prefeitura de Jaraguá do Sul)
Lorenzo Madrid (Smart City Business Institute)

16h – Geoportal – Integração de Sistemas e Serviços
Marcio Silveira (Prefeitura de Jaraguá doSul)

05/04 (quarta-feira)
8h30 – Plataformas imersivas: do metaverso aos gêmeos digitais
Geovani Tiengo (SENAI SP)

10h45 – Open Day Empresas / Novale
Nelson Netto (Novale Hub)

13h30 – Visitação
Unidade Móvel Conectividade 5G (SENAI SP)

Compartilhe:
Notícias relacionadas
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Destaques

ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos

Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações

Leia mais
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Notícias

BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação

Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim

Leia mais
BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2
Destaques

BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2

Trecho que compreende o contorno rodoviário representa importante investimento na melhoria da infraestrutura regional

Leia mais
ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano
Institucional

ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano

Evento tradicional da ACIJS no final do ano permite que a Prefeitura e Câmara de Vereadores apresentem um relato das ações em prol da comunidade

Leia mais
Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul
Destaques

Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul

Empresa comemora neste dia 1º de dezembro uma trajetória que a levou a ter operações em 8 países e exportar para mais de 70 países

Leia mais
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Destaques

Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS

Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.