Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
O haitiano Albert, a argentina Valéria e a jaraguaense Anna compartilham o mesmo sonho: conquistar independência profissional, garantir renda familiar e abrir caminho para empreender. Esse desejo ficou evidente na emoção dos formandos durante a entrega dos certificados do Qualifica Jaraguá, realizada na noite de terça-feira (9), no Centro Empresarial.
Ao todo, 150 alunos concluíram cursos nas áreas têxtil, metalmecânica, construção, móveis, tecnologia da informação e panificação e confeitaria, ampliando suas chances de emprego formal ou de abrir o próprio negócio.
Criado em 2022 pela Prefeitura de Jaraguá do Sul em parceria com a FIESC, com apoio da ACIJS e de empresas, o programa se consolidou como referência em capacitação profissional gratuita. Inédito em Santa Catarina, já formou cerca de 600 pessoas, com índices expressivos de inserção no mercado de trabalho. Além de atender profissionais em busca de recolocação ou ascensão, o Qualifica prioriza cidadãos em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão e transformação social.
Na edição de 2025, foram oferecidos 13 cursos, com 80% das matrículas subsidiadas pela Prefeitura e por empresas parceiras como Hame, Marisol, Proma, Menegotti e Pronti Pani. As aulas foram ministradas por professores e técnicos do SENAI de Jaraguá do Sul, em áreas como solda, costura, manutenção predial, panificação e confeitaria.
>>> Confira a galeria de imagens do evento de encerramento do Qualifica Jaraguá 2026
[Fotos: Ronaldo Corrêa]









Programa atende demandas da indústria e promove inclusão social pelo trabalho
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, destacou que o programa é decisivo para suprir a demanda de mão de obra qualificada no município, que tem mais de 76 mil postos de trabalho.
“Com iniciativas de qualificação como neste programa, vamos suprindo as necessidades das empresas com cursos de curta duração, mas também dando oportunidades a quem chega a Jaraguá, já que uma parcela significativa das vagas é preenchida por imigrantes e pessoas de outras regiões do País”, afirmou.
Histórias como a de Valéria Rita Gerez Perez, que encontrou no curso de solda a chance de recolocação, ou de Albert Petit Freire, que planeja abrir sua própria facção após se formar em costura juntamente com a esposa e duas filhas, mostram o impacto transformador do Qualifica. Já Anna Rachel dos Santos Campestrini, que concluiu cursos de manutenção predial e panificação, aposta na confeitaria como caminho para realizar seus projetos.
Iniciativa que faz diferença para as empresas, diz líder do Núcleo de Panificação e Confeitarias
O setor de panificação e confeitaria, por exemplo, segue em expansão no Brasil, com déficit de cerca de 20% de mão de obra e faturamento de R$ 153,3 bilhões em 2024, crescimento médio anual entre 7% e 11%.
Para o líder do Núcleo de Panificação e Confeitaria da ACIJS, Valdemir Michels (Miro), o programa é fundamental para atender às demandas das empresas. “O Qualifica muda o cenário para os empreendedores, garantindo profissionais mais preparados. É um projeto que apoiamos e desejamos que se mantenha forte”, destacou.
A manutenção do Qualifica Jaraguá, acrescenta Thiago Sarmanho, era uma das metas da atual gestão. O que foi assegurado pela lei 9.451, de 2023, que tornou o Qualifica um programa de governo.
“Isto significa preservar um projeto de grande alcance social e de impacto para a economia de Jaraguá. É um legado que fica, independente do prefeito ou do secretário de uma gestão, permanece como um programa permanente alinhado às políticas públicas do município”, reforça o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Presentes ao evento de encerramento do programa, o vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, e o vice-prefeito João Pereira, enalteceram o esforço dos formandos e o apoio das famílias. “Esta é só uma etapa da jornada, sigam buscando cada vez mais conhecimento”, orientou Bayer.
Com o Femusc, Jaraguá do Sul dá largada às comemorações dos 150 anos
Programação especial vai reunir várias atrações ao longo de todo o ano
Fortalecimento da representatividade, infraestrutura e educação: metas da nova diretoria da ACIJS
Gestão atuará com foco no protagonismo do associativismo empresarial, consolidando ações em prol do empreendedorismo gerador do desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social de Jaraguá do Sul e região
ACIJS celebra conquistas no ecossistema empresarial e reforça presença na comunidade
2025 foi um ano marcado por muitas realizações e conquistas que reafirmam papel da entidade na representação empresarial e no compromisso com a comunidade
BR-280: trecho estadualizado entra na reta final com novo viaduto na Mannes
Obra da travessia elevada sobre a linha férrea, em Guaramirim, segue com previsão de entrega para abril de 2026
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista