Programa do MP busca ampliar oportunidades de trabalho a adolescentes
Iniciativa do Ministério Pública de Santa Catarina, o programa Trabalhando Juntos tem como meta oportunizar a adolescentes em situação de acolhimento institucional, que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto ou em situação de evasão escolar, acesso ao mercado de trabalho como jovens aprendizes.
Para isto, o programa vem buscando fortalecer a parceria de empresas e de entidades de classe do setor produtivo, segmentos organizados da sociedade civil e o poder púbico. O Promotor de Justiça Marcelo José Zattar Cota, responsável pelo programa em Jaraguá do Sul, explica que o projeto tem como meta “combater a evasão escolar e a falta de perspectiva de crescimento profissional de jovens e adolescentes. A fase mais crítica dessas pessoas em situação de vulnerabilidade é nessa faixa de idade”.
Com o propósito de ampliar o alcance do programa na comunidade empresarial e as oportunidades no mercado de trabalho para esses jovens, em maio deste ano a 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul realizou audiência pública no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS. O evento reuniu a ACIJS, CDL e do CIEE/SC – Centro de Integração Empresa-Escola, além de representantes de empresas e da administração pública, entre outras instituições, visando a orientação quanto aos aspectos da legislação e o engajamento do setor produtivo.

Inicialmente, as Promotorias de Justiça articulam com a Secretaria de Assistência Social a busca pela relação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, em acolhimento familiar ou institucional e em situação de evasão escolar, que estão aptos a participar do projeto.
Assim, ocorre um trabalho de sensibilização e conscientização com os empresários locais, para promover a aderência ao projeto e destinar vagas a esse público.
Os jovens e adolescentes são convidados a participar de oficinas socioeducativas em entidades parceiras do programa. O curso preparatório ensina conhecimentos essenciais para o início no mercado de trabalho: economia pessoal; trabalho em equipe; elaboração de currículo; comportamento no ambiente de trabalho; e outros temas. Ao terminar os dois meses e meio de curso, os jovens e adolescentes são encaminhados a vagas de aprendiz em empresas que aderiram ao programa.
Como resultado, a 7ª Promotoria de Justiça comemora o crescimento no número de contratações de adolescentes por intermédio do Programa Trabalhando Juntos. De agosto de 2021 até o mês de julho de 2022, foram cerca de 71 contratações. “As empresas que contrataram e aquelas que ainda vão contratar só têm a ganhar com essa atitude. Podem ter certeza que estão ajudando muito a sociedade de Jaraguá do Sul”, reforça Marcelo José Zattar Cota. (Com informações do MP/SC)
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim
BR-280: informações atualizadas sobre duplicação do lote 2.2
Trecho que compreende o contorno rodoviário representa importante investimento na melhoria da infraestrutura regional
ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano
Evento tradicional da ACIJS no final do ano permite que a Prefeitura e Câmara de Vereadores apresentem um relato das ações em prol da comunidade