Prédio histórico será sede da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Localizado na avenida Getúlio Vargas, no centro de Jaraguá do Sul, o prédio que já foi sede da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) até o início dos anos 2000, e mais recentemente abrigou a Câmara de Vereadores, passará a sediar a nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar.
A reforma do imóvel – que também será adaptado para receber a 12ª Região da PM – teve sua licitação oficialmente assinada no dia 7, marcando o início do processo de contratação da empresa responsável pela obra.
Resultado de uma articulação entre a iniciativa privada, o poder público e a Polícia Militar, o projeto representa um avanço significativo para a segurança na região. A nova estrutura permitirá maior capacidade de prevenção, monitoramento e resposta rápida por parte da corporação, com sistemas capazes de identificar situações suspeitas e analisar ocorrências em tempo real.
A parceria envolve a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio da 12ª Região e do comando do 14º Batalhão, além da Prefeitura Municipal, contando com o apoio da ACIJS desde o início. A AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) também participa da iniciativa, ajustando os projetos arquitetônicos e de engenharia conforme exigências legais e estruturais.
A nova central será equipada com câmeras de alta resolução, com capacidade de capturar imagens nítidas mesmo em ambientes com pouca luz. Com tecnologia de ponta, o sistema possibilitará o reconhecimento imediato de foragidos da justiça, a fiscalização de reincidentes, o monitoramento de medidas protetivas e a leitura de placas de veículos suspeitos. A central estará integrada ao sistema Vigilante, da Secretaria de Segurança Pública, ampliando a operação regional e permitindo comunicação em tempo real com o restante do estado.
Além do videomonitoramento, o espaço também acolherá estruturas operacionais da PM, incluindo áreas de descanso para os policiais, serviços médicos, odontológicos e psicológicos, além de auditório para treinamentos e atividades de comando.
A previsão para a execução da obra é de 300 dias. Para viabilizar a reforma, foram destinados R$ 2,3 milhões através de emenda do deputado estadual Antídio Lunelli. “Jaraguá do Sul é uma das cidades mais seguras do Brasil, e nosso compromisso é manter esse padrão de excelência em segurança pública”, afirmou Lunelli. Em 2021, ainda na condição de prefeito, ele assinou o Protocolo de Intenções que oficializou a cessão do imóvel à Polícia Militar.

Reconhecimento da comunidade
A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Caroline Obenaus Cani, celebrou o início do projeto, destacando sua importância para a cidade. “Era um dos itens prioritários da nossa pauta urbana. Acompanhamos todo o processo e trabalhamos para que se tornasse realidade. Ver esse resultado nos deixa muito felizes”, destacou.
O prefeito Jair Franzner também enalteceu o empenho dos envolvidos, ressaltando o espírito colaborativo de Jaraguá do Sul. “A história da nossa cidade é marcada pela união de diferentes setores em prol do desenvolvimento. Agradeço a todos que contribuíram para tirar esse projeto do papel. Jaraguá do Sul é diferente justamente por essas parcerias, e vamos seguir melhorando nossa segurança”, afirmou.
O comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel João Carlos Kuze, definiu a iniciativa como um marco para a segurança local. “Teremos uma muralha digital contra o crime. Uma base moderna, que representa um divisor de águas para a segurança pública”, pontuou.
A comandante da 12ª Regional, coronel Arlene Vilella, reforçou o papel estratégico da cidade. “Jaraguá do Sul sempre foi referência em investimentos e parcerias público-privadas. Teremos equipamentos de ponta e equipe qualificada. Aqui, as coisas funcionam porque todos se envolvem, e essas parcerias fazem a diferença.”

Jaraguá do Sul entre as cidades mais competitivas do Brasil
Município aparece em 12º lugar em ranking nacional do Centro de Liderança Pública

Painel SC que Dá Certo destaca histórias de empreendedorismo de sucesso
Um dos destaques, o Grupo Agricopel estará no Summit ACIJS, em setembro

Especialistas orientam empresas sobre importância da gestão de riscos no ambiente de trabalho
Encontro Empresarial realizado pela ACIJS em parceria com a Unimed debateu as alterações na NR 1 e os impactos de doenças psicossociais nos trabalhadores

Jornada Empreendedora Sebrae e ACIJS sobre legislação tributária
Confira os destaques da agenda ACIJS, participe e ajude a fortalecer o associativismo empresarial da região

WEG é novamente destaque entre as mais inovadoras do Brasil em 2025
Multinacional com sede em Jaraguá do Sul conquistou o 1º lugar no setor eletroeletrônico e integra o top 10 do Prêmio Valor Inovação Brasil 2025

Duas Rodas é reconhecida pelo 10º ano como uma das empresas mais inovadoras do Brasil
Empresa fundada em Jaraguá do Sul e com atuação global obteve novo reconhecimento com o Prêmio Valor Inovação