Planos da WEG para ampliar internacionalização incluem nova fábrica em Jaraguá
Projetos de mobilidade elétrica estão no centro da atenção da WEG no mercado brasileiro, especialmente motores elétricos, drives e pack de baterias para ônibus e veículos de carga. A informação é do CEO da companhia, Alberto Kuba, em entrevista ao Estadão. De acordo com ele, o investimento em Jaraguá do Sul em uma fábrica nova de motor para a mobilidade elétrica, em outra para ampliar a produção de packs de bateria, e também em maior capacidade para expandir a produção de estações de recarga, fazem parte da estratégia de posicionar a empresa como líder no Brasil em mobilidade elétrica.
Os planos da WEG para continuar crescendo, no entanto, passam pela internacionalização. “É para fora do Brasil que vamos crescer, porque muitos negócios da empresa já estão maduros e têm posição de destaque ou liderança muito grande no Brasil”, explica. “Enxergamos oportunidades de crescimento em todos os negócios, porque a WEG ainda é pequena fora do Brasil. Estamos investindo na América do Sul, na China, na Índia, tem investimento acontecendo em vários locais. Mas os grandes investimentos estão concentrados, atualmente, na planta do México, visando ao mercado americano, e também nos Estados Unidos”, destaca.
DIVULGAÇÃO/WEG
Kuba explica que a decisão de focar no mercado norte-americano decorre do programa para incentivar a manufatura local, o “Build America, Buy America”. Para atender a demanda, a WEG está investindo em sua fábrica de transformadores, já que a rede elétrica é antiga e deve ser renovada. “Esse mercado, no país, é o que mais vai crescer nos próximos anos, em torno de 9% ano sobre ano, até 2030”, salienta.
De olho nas megatendências globais, Kuba explica que a WEG também decidiu ampliar sua participação em produtos que atendam demandas criadas pela transformação digital e inteligência artificial. “Um exemplo é a compra da divisão industrial da Regal Rexnord, com dez fábricas e acesso a um mercado muito importante, que é o mercado de alternadores, segmento que está em alta, voltado para data centers”, afirma.
Na avaliação do CEO, a aquisição da Regal Rexnord vai além do acesso a esse novo segmento. A companhia recém-adquirida tem duas fábricas na Índia, em vários segmentos em que a WEG não atuava. “Agora, a área comercial da Índia passa a ter maior portfólio de produtos, com diversidade de localização geográfica. Antes, estávamos só no sul do país. Passamos a ter um triângulo para atender toda a Índia. Com essa aquisição, seremos um player mais forte no mercado internacional, com portfólio de alto valor agregado, de nicho e de grande competitividade, com presença na China, Índia e México”, informa.
O executivo destaca, no entanto, que a diretriz principal da WEG é sempre crescer de forma orgânica. Este ano a companhia planeja investimentos em fábricas de R$ 1,9 bilhão. (Com informações do portal www.fiesc.com.br).
CEO da WEG estará no Summit Empresarial ACIJS
Alberto Kuba é um dos convidados do 1º Summit Empresarial ACIJS, no dia 19 (quinta-feira). Ele participa do painel “Negócios Sustentáveis e o Papel da Liderança Frente aos Desafios de Mercado”, ao lado da CEO do Grupo Malwee, Gabriela Rizzo, com mediação da coordenadora do Capítulo SC do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Zélia Breithaupt Janssen.
Outros convidados ilustres do evento são o professor, escritor e palestrante Luis Lobão, especialista em governança corporativa e estratégia empresarial, e Monika Hufenüssler Conrads, conselheira e membro da Comissão de Estratégia do IBGC.
Com o tema “Juntos para inspirar inovação e evolução”, além de especialistas que vão compartilhar suas experiências, o evento também vai apresentar casos de sucesso de empresas como a Ipel Papel com foco na governança, inovação, cultura organizacional e Liderança, entre outras atividades.
O 1º Summit Empresarial ACIJS tem o patrocínio da FIESC, Bendito Transformação Digital, Olim Escola das Infâncias, Kienbaum, Stronit Cibersegurança, Cloud e Compliance, Ativa Medicina e Segurança do Trabalho, e Jovem Pan Jaraguá do Sul, e apoio da FACISC, SEBRAE, Vê Mais, Mime, Avatim, Vitalin e Unimed Jaraguá do Sul.
>>> Confira a programação completa do 1º Summit Empresarial ACIJS acessando Summit Empresarial ACIJS
ACIJS mobiliza áreas de Finanças e Controladoria em novo Núcleo Empresarial
Entidade conta atualmente com 20 Núcleos Empresariais que cumprem papel estratégico para ampliação do networking entre associados e no fortalecimento do associativismo empresarial do município
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade