Notícias 22 ago, 24

Tema foi abordado no Encontro Empresarial da ACIJS

Planejamento estratégico bem definido pode assegurar sustentabilidade de negócios

É muito mais fácil para qualquer negócio dar certo quando há sinergia entre o que se planeja e o que o mercado deseja de uma empresa. Para alcançar sucesso, empreendimentos de qualquer tamanho ou segmento devem considerar o planejamento estratégico como uma ferramenta de execução no médio e longo prazos, que conte com o envolvimento de pessoas e o acompanhamento da gestão, mensurando etapas, metas alcançadas e projetando os próximos passos.

As recomendações foram compartilhadas pelo empresário Francisco Tavares Junior, ao abordar o tema “Planejamento Estratégico nas Empresas como Instrumento que pode contribuir para o alcance das metas”, no Encontro Empresarial da ACIJS, no dia 19. Presidente do Conselho da Belluno, conselheiro de empresas certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS, o empresário detalhou como as organizações podem ser mais competitivas por meio de processos assertivos. O bom planejamento, explica, auxilia as empresas a se prepararem, olhando para aonde querem ir no mercado, que desafios podem encontrar e como superá-los.

“É um processo que faz o negócio crescer e gerar valor, permitindo que a empresa cresça com sustentabilidade. Com um bom planejamento, o empresário define suas metas e o que deve ser feito para que elas sejam vencidas”, assinala, ressaltando a importância do planejamento estar alinhado com a missão, valores e propósitos do empreendimento.

Embora seja uma prática comum em empresas de grande porte, com estruturas administrativas e financeiras consolidadas, Francisco pondera que o planejamento pode ser aplicado a qualquer porte de negócio. Ainda assim, observa, apenas 10% das empresas médias no Brasil contam com um planejamento de longo prazo; destas, 44% pensam em crescer de maneira tímida, 20% encolhem em termos de expansão do negócio, outras 20% não possuem sistemas de gestão adequados, e 62% possuem modelo de gestão não eficazes; do total somente 9,5% possuem ações de governança.

Francisco ressalta que o planejamento não segue um padrão único, cada negócio tem uma proposta diferente. Por isto, na elaboração de uma estratégia é preciso seguir alguns passos, construindo conceitualmente o que se planeja realizar, qual sentido deste planejamento e como ele deve ser executado.

Neste processo, é fundamental avaliar as tendências futuras de mercado, estabelecer um conjunto de competências e que proposta de valor é desejada para cada cliente, seguindo com a revisão de vetores de crescimento. Este planejamento deve ser revisto periodicamente e contar com um comitê formado por representantes dos diferentes setores da empresa, para acompanhamento e correção de rotas, submetendo o que foi traçado a um conselho da alta gestão. Uma etapa importante, indica, é tornar  o planejamento conhecido de todos na organização. “De nada adianta um planejamento estratégico que ninguém conhece. É preciso envolver a equipe para uma construção conjunta’.

Por fim, a recomendação do empresário é de que não se deve pensar em planejamento estratégico somete quando o negócio não estiver indo bem, ao contrário, o bom desempenho no mercado oferece possibilidades para um crescimento mais consistente e duradouro. “O planejamento define um norte para a empresa, deve ser pensado no médio e longo prazo, acompanhando a evolução do mercado e se antecipando ao que virá pela frente”.

>>> Confira momentos da palestra no Centro Empresarial
Fotos de Caroline Stinghen

>>> O Encontro Empresarial ACIJS tem o patrocínio do Sicoob CEJASCred, Unimed, Uvel Veículos e Cartórios de Protestos.



Confira as

Últimas notícias

Indicadores destacam evolução populacional de Jaraguá e no ranking de cidades mais inteligentes

Município se destaca entre os principais polos econômicos da região sul, com desenvolvimento sustentável e qualidade de vida

Programa estimula estudantes do ensino médio ao empreendedorismo

Realizado há dez anos, programa Geração Empreendedora já oportunizou a capacitação de mais de 3.700 estudantes de todo o estado, com a ajuda de 500 empresários voluntários que atuam como multiplicadores  

Evento especial do Núcleo de Mulheres Empreendedoras ACIJS celebra 29 anos de mobilização

Evento especial abordará temas cruciais para o sucesso e a evolução dos negócios

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe as atividades dos Núcleos Empresariais e ajude a fortalecer o associativismo regional

Jaraguá do Sul reúne lideranças e debate estratégias corporativas no 1º Summit Empresarial ACIJS

Com o tema “Juntos para inspirar inovação e evolução”, o evento vai trazer painéis e palestras sobre Governança, Inovação, Cultura e Liderança, com especialistas que vão compartilhar suas experiências e as trajetórias de sucesso das empresas

Lunelli conquista novo reconhecimento do Prêmio Expressão de Ecologia

Iniciativa destaca associada da ACIJS como exemplo de boas práticas voltadas à sustentabilidade ambiental

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira as próximas atividades dos Núcleos Empresariais e participe de uma programação de encontros para o fortalecimento do associativismo empresarial

Reaprender a respirar para ter o controle do estresse e da ansiedade, diz especialista

Especialista apontou caminhos para uma melhor qualidade de vida frente às rotinas do dia a dia e mudanças causadas pelo avanço tecnológico

Governo do Estado faz entrega total de viaduto da BR-280, em Guamiranga

Secretário reforçou compromisso de entrega da Ponte do Portal em novembro e reafirmou que obras de arte que completam duplicação do trecho de 9,3 quilômetros da rodovia são prioridade da administração estadual

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a agenda e participe de uma programação de encontros para o fortalecimento do associativismo empresarial.

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar