Planejamento estratégico bem definido pode assegurar sustentabilidade de negócios
É muito mais fácil para qualquer negócio dar certo quando há sinergia entre o que se planeja e o que o mercado deseja de uma empresa. Para alcançar sucesso, empreendimentos de qualquer tamanho ou segmento devem considerar o planejamento estratégico como uma ferramenta de execução no médio e longo prazos, que conte com o envolvimento de pessoas e o acompanhamento da gestão, mensurando etapas, metas alcançadas e projetando os próximos passos.
As recomendações foram compartilhadas pelo empresário Francisco Tavares Junior, ao abordar o tema “Planejamento Estratégico nas Empresas como Instrumento que pode contribuir para o alcance das metas”, no Encontro Empresarial da ACIJS, no dia 19. Presidente do Conselho da Belluno, conselheiro de empresas certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS, o empresário detalhou como as organizações podem ser mais competitivas por meio de processos assertivos. O bom planejamento, explica, auxilia as empresas a se prepararem, olhando para aonde querem ir no mercado, que desafios podem encontrar e como superá-los.
“É um processo que faz o negócio crescer e gerar valor, permitindo que a empresa cresça com sustentabilidade. Com um bom planejamento, o empresário define suas metas e o que deve ser feito para que elas sejam vencidas”, assinala, ressaltando a importância do planejamento estar alinhado com a missão, valores e propósitos do empreendimento.
Embora seja uma prática comum em empresas de grande porte, com estruturas administrativas e financeiras consolidadas, Francisco pondera que o planejamento pode ser aplicado a qualquer porte de negócio. Ainda assim, observa, apenas 10% das empresas médias no Brasil contam com um planejamento de longo prazo; destas, 44% pensam em crescer de maneira tímida, 20% encolhem em termos de expansão do negócio, outras 20% não possuem sistemas de gestão adequados, e 62% possuem modelo de gestão não eficazes; do total somente 9,5% possuem ações de governança.
Francisco ressalta que o planejamento não segue um padrão único, cada negócio tem uma proposta diferente. Por isto, na elaboração de uma estratégia é preciso seguir alguns passos, construindo conceitualmente o que se planeja realizar, qual sentido deste planejamento e como ele deve ser executado.
Neste processo, é fundamental avaliar as tendências futuras de mercado, estabelecer um conjunto de competências e que proposta de valor é desejada para cada cliente, seguindo com a revisão de vetores de crescimento. Este planejamento deve ser revisto periodicamente e contar com um comitê formado por representantes dos diferentes setores da empresa, para acompanhamento e correção de rotas, submetendo o que foi traçado a um conselho da alta gestão. Uma etapa importante, indica, é tornar o planejamento conhecido de todos na organização. “De nada adianta um planejamento estratégico que ninguém conhece. É preciso envolver a equipe para uma construção conjunta’.
Por fim, a recomendação do empresário é de que não se deve pensar em planejamento estratégico somete quando o negócio não estiver indo bem, ao contrário, o bom desempenho no mercado oferece possibilidades para um crescimento mais consistente e duradouro. “O planejamento define um norte para a empresa, deve ser pensado no médio e longo prazo, acompanhando a evolução do mercado e se antecipando ao que virá pela frente”.
>>> Confira momentos da palestra no Centro Empresarial
Fotos de Caroline Stinghen





>>> O Encontro Empresarial ACIJS tem o patrocínio do Sicoob CEJASCred, Unimed, Uvel Veículos e Cartórios de Protestos.

Samae apresenta na ACIJS resultados de gestão de água e saneamento
Relato mostra avanços significativos em áreas essenciais à qualidade de vida, como a ampliação de fornecimento de água, tratamento de esgoto e no incentivo à destinação correta de resíduos e na reciclagem

Núcleo de Voluntariado recebe reconhecimento por atuação social em Jaraguá do Sul
Honraria concedida pelo Poder Legislativo distingue a força do voluntariado e capacidade de organização de pessoas, entidade e poder público em torno da causa social no município

Jaraguá do Sul entre as cidades mais competitivas do Brasil
Município aparece em 12º lugar em ranking nacional do Centro de Liderança Pública

Painel SC que Dá Certo destaca histórias de empreendedorismo de sucesso
Um dos destaques, o Grupo Agricopel estará no Summit ACIJS, em setembro

Especialistas orientam empresas sobre importância da gestão de riscos no ambiente de trabalho
Encontro Empresarial realizado pela ACIJS em parceria com a Unimed debateu as alterações na NR 1 e os impactos de doenças psicossociais nos trabalhadores

Jornada Empreendedora Sebrae e ACIJS sobre legislação tributária
Confira os destaques da agenda ACIJS, participe e ajude a fortalecer o associativismo empresarial da região