Na terça-feira (6), o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, recepcionou a presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini, o vice-presidente de Segurança Luiz Carlos Buzzarello, e o ex-presidente e membro do Conselho Superior Luis Hufenüssler Leigue. O encontro contou ainda com a presença do comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar (12º CRPM), coronel Alessandro José Machado, em agenda que envolveu o tema segurança pública, assunto recorrente na relação histórica da entidade com a instituição da PM em Jaraguá do Sul.
Um dos principais pontos levantados pela ACIJS diz respeito ao baixo quantitativo de policiais atualmente lotados no 14º BPM. Por sua vez, o comandante Machado disse que embora o município mantenha excelentes índices em relação a atuação policial, é preciso continuar buscando formas diferenciadas de atuação que, no mínimo, mantenham esses índices, mas sempre objetivando melhorá-los dentro das possibilidades, sendo que um dos caminhos seria a utilização da tecnologia.
Neste sentido, o ex-presidente Luis Leigue enfatizou que a ACIJS está à disposição para buscar viabilizar projetos que vão ao encontro da segurança pública, fortalecendo, sobremaneira a sensação de segurança. “A Polícia Militar é protagonista da comunidade”, destacou ao falar sobre o importante papel exercido pela instituição. O reconhecimento ao trabalho da corporação é corroborado pela presidente Ana Chiodini, enfatizando a importante articulação entre a classe empresarial e comando na busca de indicadores ainda mais positivos, com a sugestão de realização de um Fórum de Segurança envolvendo a Polícia Militar, ACIJS e apoiadores.
“Jaraguá do Sul é segura, mas precisamos continuar trabalhando para manter os índices de qualidade”, destaca o coronel Machado, ponderando que o fórum traria temas de relevância, envolvendo toda a comunidade que reconhece e sabe da importância de se viver em uma cidade segura e tranquila. O comandante do 12º CRPM salientou o trabalho desenvolvido pelo comando à frente da unidade, bem como o trabalho dos policiais que atuam na linha de frente, cuja atuação positiva enobrece a imagem da Polícia Militar perante as lideranças locais. (Com informações do Setor de Comunicação do 12º CRPM)