Notícias 23 set, 18

  Histórias inspiradas em valores que se identificam com a razão que move empreendedores de diferentes segmentos, deram continuidade no […]

ACIJS 80 Anos – Painel mostra valores do empreendedorismo regional

 

Histórias inspiradas em valores que se identificam com a razão que move empreendedores de diferentes segmentos, deram continuidade no sábado (22) às comemorações dos 80 anos de fundação da ACIJS.

O painel “histórias inspiradoras de empreendedorismo” ofereceu ao público que esteve no Centro Empresarial uma amostra de talento, busca de oportunidades, atitude frente a dificuldades, superação e perseverança como ideologia para impulsionar recomeços, e coragem e ousadia para sair da zona de conforto e enfrentar mercados nem sempre favoráveis.

Participaram do painel os empresários Valdemir Michels (Pronti Pani Padaria e Confeitaria), Renaldo Alves Rodrigues (Brunore Buffe), Cristiane Luiza Monteiro Freiberger (Intercultural Cursos no Exterior) e Asta Nass Bublitz (Transligue).

O presidente da ACIJS, Anselmo Ramos, que fez a mediação do painel, disse que ouvir trajetórias de sucesso, que demonstram a capacidade de pessoas que ousaram acreditar nos seus sonhos e empreender, e seu envolvimento com movimentos como o associativismo empresarial é o melhor estímulo que se pode dar para quem está iniciando ou deseja iniciar seu próprio negócio.

Destaca o painel como uma iniciativa importante na celebração dos 80 anos da entidade, lembrando dois momentos da programação iniciada em junho. No primeiro, fez referência à história de Jaraguá do Sul e como a atuação da entidade se inseriu no desenvolvimento econômico e social do município e região.

Agora, a agenda evidencia o presente, apresentando como empresas associadas se desenvolveram e como, de alguma maneira, o associativismo contribui neste sentido.

Além disso, fez parte da programação palestra sobre inovação disruptiva, conforme Anselmo, demostrando como o futuro está associado ao dia-a-dia de empreendedores e da sociedade de maneira geral – Confira mais informações e a íntegra da palestra acessando >> https://goo.gl/hTFzKW.

Como foi o painel

Conheça a trajetória de 4 empreendedores

Com formação em negócios internacionais, Cristiane Luiza Monteiro Freiberger iniciou a Intercultural Cursos no Exterior há pouco mais de 4 anos, depois de passar por empresas da região. Atuou como coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIJS e APEVI e atualmente é diretora de relações internacionais do CEJESC – Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina.

“A experiência de coordenar um núcleo setorial equivale a um MBA, aprendemos a liderar e a negociar conflitos entre pessoas, nos capacitamos pessoal e profissionalmente. Fazer parte do associativismo trouxe um conhecimento que não dá para mensurar”, resume a Cristiane.

Renaldo Alves Rodrigues, que ao lado da esposa Eliana comanda a Brunore Buffe, largou a profissão de técnico em eletroeletrônica para buscar em 2011 a realização no setor de serviços. Até então, o casal organizava jantares e confraternizações sob encomenda, vislumbrando a oportunidade de terem seu próprio negócio. Para isto, buscou formação complementar com uma especialização em gestão estratégia empresarial e criar a empresa em 2014 e em seguida associar-se à ACIJS.

“Aqui temos um espaço para expor nossas ideias e trocarmos informações com outros empresários que também convivem com as mesmas dificuldades do nosso negócio. Isto nos trouxe convicção quanto a valores que já aplicávamos desde o começo, da importância de conquistar a confiança dos clientes com um serviço que proporcionasse a eles comodidade e qualidade em produtos e no atendimento”, reforça Renaldo.

Valdemir Michels, o Miro da Pronti Pani Padaria e Confeitaria, tem história semelhante a de muitos empreendedores que deixaram suas cidades de origem em busca de oportunidade em Jaraguá. Ao chegar, com 18 anos, foi trabalhar em um posto de combustível e cursou a faculdade de administração, e depois especialização em gestão de pessoas. Há 5 anos, comprou a panificadora e ao receber convite para conhecer a entidade associou-se, passando a fazer parte do Núcleo de Panificação e Confeitaria ACIJS-APEVI.

“Posso dizer que aquele foi meu divisor de águas, participar das reuniões e trocar experiências ajudou a desenvolver a empresa, mas também o meu lado empresarial. Manter uma empresa é um desafio a cada dia, mas convivendo com outras pessoas no Núcleo acabamos crescendo juntos. O associativismo faz despertar na gente a inquietude e isto nos traz um aprendizado para que a gente seja exemplo para a equipe, mostrando que não basta ser um funcionário, mas temos de fazer diferença. Me preparei para ser empreendedor, não queria ser um padeiro e sim um empresário”, assinala Miro.

A trajetória empresarial de Asta Nass Bublitz, da empresa de transportes Transligue, literalmente passa por estradas com barreiras, até alcançar um destino bem-sucedido. Embora desde pequena ambicionasse ter um negócio próprio, foi por circunstâncias da vida que a dona de casa se tornou empresária. Após perder o marido, caminhoneiro, investiu na compra de um veículo para poder criar o casal de filhos ainda pequenos, mas o destino pregaria outra peça, com a morte de um motorista. A dificuldade foi superada com mais um empreendimento, aceitando um convite para outro negócio em transportes. Hoje, a Transligue conta 18 anos de história, com 7 filiais e 160 funcionários, atuando em todo o território nacional.

“Fazer a gestão de pessoas é fantástico, motivar a equipe para que primem sempre pela qualidade no atendimento ao cliente, é o que recompensa mais porque estes relacionamentos ficam para sempre”, afirma Asta, integrante do Núcleo da Mulher Empreendedora.

 

Da esquerda para a direita, abaixo, vice-presidente de Núcleos Setoriais Odair Borges; Renaldo (Brunore), Miro (Pronti Pani), Cristiane (Inter Cultural), Asta (Transligue); presidente Anselmo Ramos e o vice-presidente de Marketing Luis Hufenüssler



Confira as

Últimas notícias

Entidades empresariais pedem que infraestrutura seja priorizada na região

As Associações Empresariais da região da AMVALI buscam o comprometimento do Governo do Estado quanto à priorização de obras de infraestrutura que assegurem aos municípios

ACIJS chega aos 84 anos como referência de associativismo e engajamento social

Encontro Empresarial no dia 27 vai marcar a data comemorativa com painel sobre governança e longevidade das empresas

Segurança pública recebe novos equipamentos com apoio da comunidade

Recursos visam ampliar ainda mais a estrutura do policiamento na região de abrangência do 14º BPM

ACIJS vê aumento da Taxa Selic como movimento preocupante à economia

Entidades nacionais avaliam que novo ajuste vem em momento inoportuno para a retomada econômica

ACIJS comemora 84 anos com painel sobre governança

Evento reunirá no Centro Empresarial ex-presidentes em painel que abordará tema relevante à empresas e comunidade

Assembleia apresenta ações do Pacto Regional de Desenvolvimento e Inovação

Iniciativa tem como propósito maior promover o desenvolvimento regional com sustentabilidade econômica e social

Agenda da ACIJS com atividades para núcleos e comunidade

Eventos direcionados a empresas associadas, nucleadas e comunidade visam a troca de experiências e o conhecimento

Núcleo de Voluntariado mobiliza a comunidade em ações sociais

Sucesso demonstrou comprometimento de empresas e da comunidade com iniciativas de apoio a instituições sociais

Presidente da ACIJS fala sobre metas e desafios da gestão ao portal NSC Total

Entrevista de Ana Clara Franzner Chiodini à colunista Estela Benetti destaca ações da entidade e participação da classe empresarial na comunidade

ACIJS é destaque em podcasts na Rede OCP

Programa evidenciou a forte atuação da entidade em várias frentes econômicas e sociais

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar