Notícias 23 set, 18

  Histórias inspiradas em valores que se identificam com a razão que move empreendedores de diferentes segmentos, deram continuidade no […]

ACIJS 80 Anos – Painel mostra valores do empreendedorismo regional

 

Histórias inspiradas em valores que se identificam com a razão que move empreendedores de diferentes segmentos, deram continuidade no sábado (22) às comemorações dos 80 anos de fundação da ACIJS.

O painel “histórias inspiradoras de empreendedorismo” ofereceu ao público que esteve no Centro Empresarial uma amostra de talento, busca de oportunidades, atitude frente a dificuldades, superação e perseverança como ideologia para impulsionar recomeços, e coragem e ousadia para sair da zona de conforto e enfrentar mercados nem sempre favoráveis.

Participaram do painel os empresários Valdemir Michels (Pronti Pani Padaria e Confeitaria), Renaldo Alves Rodrigues (Brunore Buffe), Cristiane Luiza Monteiro Freiberger (Intercultural Cursos no Exterior) e Asta Nass Bublitz (Transligue).

O presidente da ACIJS, Anselmo Ramos, que fez a mediação do painel, disse que ouvir trajetórias de sucesso, que demonstram a capacidade de pessoas que ousaram acreditar nos seus sonhos e empreender, e seu envolvimento com movimentos como o associativismo empresarial é o melhor estímulo que se pode dar para quem está iniciando ou deseja iniciar seu próprio negócio.

Destaca o painel como uma iniciativa importante na celebração dos 80 anos da entidade, lembrando dois momentos da programação iniciada em junho. No primeiro, fez referência à história de Jaraguá do Sul e como a atuação da entidade se inseriu no desenvolvimento econômico e social do município e região.

Agora, a agenda evidencia o presente, apresentando como empresas associadas se desenvolveram e como, de alguma maneira, o associativismo contribui neste sentido.

Além disso, fez parte da programação palestra sobre inovação disruptiva, conforme Anselmo, demostrando como o futuro está associado ao dia-a-dia de empreendedores e da sociedade de maneira geral – Confira mais informações e a íntegra da palestra acessando >> https://goo.gl/hTFzKW.

Como foi o painel

Conheça a trajetória de 4 empreendedores

Com formação em negócios internacionais, Cristiane Luiza Monteiro Freiberger iniciou a Intercultural Cursos no Exterior há pouco mais de 4 anos, depois de passar por empresas da região. Atuou como coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIJS e APEVI e atualmente é diretora de relações internacionais do CEJESC – Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina.

“A experiência de coordenar um núcleo setorial equivale a um MBA, aprendemos a liderar e a negociar conflitos entre pessoas, nos capacitamos pessoal e profissionalmente. Fazer parte do associativismo trouxe um conhecimento que não dá para mensurar”, resume a Cristiane.

Renaldo Alves Rodrigues, que ao lado da esposa Eliana comanda a Brunore Buffe, largou a profissão de técnico em eletroeletrônica para buscar em 2011 a realização no setor de serviços. Até então, o casal organizava jantares e confraternizações sob encomenda, vislumbrando a oportunidade de terem seu próprio negócio. Para isto, buscou formação complementar com uma especialização em gestão estratégia empresarial e criar a empresa em 2014 e em seguida associar-se à ACIJS.

“Aqui temos um espaço para expor nossas ideias e trocarmos informações com outros empresários que também convivem com as mesmas dificuldades do nosso negócio. Isto nos trouxe convicção quanto a valores que já aplicávamos desde o começo, da importância de conquistar a confiança dos clientes com um serviço que proporcionasse a eles comodidade e qualidade em produtos e no atendimento”, reforça Renaldo.

Valdemir Michels, o Miro da Pronti Pani Padaria e Confeitaria, tem história semelhante a de muitos empreendedores que deixaram suas cidades de origem em busca de oportunidade em Jaraguá. Ao chegar, com 18 anos, foi trabalhar em um posto de combustível e cursou a faculdade de administração, e depois especialização em gestão de pessoas. Há 5 anos, comprou a panificadora e ao receber convite para conhecer a entidade associou-se, passando a fazer parte do Núcleo de Panificação e Confeitaria ACIJS-APEVI.

“Posso dizer que aquele foi meu divisor de águas, participar das reuniões e trocar experiências ajudou a desenvolver a empresa, mas também o meu lado empresarial. Manter uma empresa é um desafio a cada dia, mas convivendo com outras pessoas no Núcleo acabamos crescendo juntos. O associativismo faz despertar na gente a inquietude e isto nos traz um aprendizado para que a gente seja exemplo para a equipe, mostrando que não basta ser um funcionário, mas temos de fazer diferença. Me preparei para ser empreendedor, não queria ser um padeiro e sim um empresário”, assinala Miro.

A trajetória empresarial de Asta Nass Bublitz, da empresa de transportes Transligue, literalmente passa por estradas com barreiras, até alcançar um destino bem-sucedido. Embora desde pequena ambicionasse ter um negócio próprio, foi por circunstâncias da vida que a dona de casa se tornou empresária. Após perder o marido, caminhoneiro, investiu na compra de um veículo para poder criar o casal de filhos ainda pequenos, mas o destino pregaria outra peça, com a morte de um motorista. A dificuldade foi superada com mais um empreendimento, aceitando um convite para outro negócio em transportes. Hoje, a Transligue conta 18 anos de história, com 7 filiais e 160 funcionários, atuando em todo o território nacional.

“Fazer a gestão de pessoas é fantástico, motivar a equipe para que primem sempre pela qualidade no atendimento ao cliente, é o que recompensa mais porque estes relacionamentos ficam para sempre”, afirma Asta, integrante do Núcleo da Mulher Empreendedora.

 

Da esquerda para a direita, abaixo, vice-presidente de Núcleos Setoriais Odair Borges; Renaldo (Brunore), Miro (Pronti Pani), Cristiane (Inter Cultural), Asta (Transligue); presidente Anselmo Ramos e o vice-presidente de Marketing Luis Hufenüssler



Confira as

Últimas notícias

Viver Jaraguá quer mostrar oportunidades ao desenvolvimento do turismo regional

Além de mostrar projetos para estimular o setor, evento apresentará linhas de crédito voltadas ao turismo

Economia reage, mas qualificação de mão de obra ainda é desafio

Reaquecimento da economia no pós-pandemia vai exigir mais atenção com a qualificação profissional, avaliam entidades

Núcleo das Cervejarias comemora desempenho de marcas de Jaraguá em evento mundial

Líder do Núcleo das Cervejarias destaca importância da premiação como reconhecimento da qualidade do que é feito na cidade

Transformações globais em pauta na ExpoGestão 2021

Associados da ACIJS têm acesso a um dos principais eventos corporativos do Brasil, de 19 a 21 de outubro

ACIJS se reúne com Badesc por mais acessibilidade a linhas de crédito

Presidente Luis Leigue enfatizou importância de maior facilidade no acesso de micro e pequenos negócios a linhas de crédito

NOTA DE PESAR - Renato Eugênio Trapp

Entidade manifesta pesar da classe empresarial

ACIJS reverencia 60 anos da WEG

Presidente Luis Leigue destacou importância do legado deixado por Werner Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus

Evento online quer potencializar recursos de incentivos fiscais a projetos sociais em Santa Catarina

Objetivo do evento é disseminar importância de destinação de recursos com base em leis de incentivo a projetos que beneficiem as comunidades

Samae apresenta Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos à ACIJS

Entidade apoiará encaminhamento de formulário a empresas associadas, com o objetivo de definir gerenciamento de resíduos

Viver Jaraguá reúne especialistas para debate sobre potenciais turísticos

Iniciativa busca dar mais visibilidade ao turismo regional e fomentar o desenvolvimento econômico

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar