Em março de 2020, a ACIJS lidera mobilização reunindo representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, poder público, instituições de ensino e outras entidades de classe, em torno de um comitê regional para definir e estruturar as primeiras ações de enfrentamento à Covid-19. A partir da iniciativa da entidade, a administração oficializa por meio de decreto o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde. A entidade também estrutura a plataforma Central de Prevenção, com orientações a associados e comunidade para o enfrentamento da pandemia.
Em 2024, a ACIJS intensifica o acompanhamento das obras de duplicação da BR-280 nos lotes 2 e 2.1, que cortam a região, com o monitoramento dos serviços e na articulação com os governos federal e estadual por mais celeridade das obras. Desde então, mensalmente a diretoria presta informações sobre o andamento do cronograma para associados e comunidade.
Em fevereiro de 2025, a Ponte Eduardo Ferreira Horn, no limite entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, é oficialmente inaugurada, considerado uma das principais etapas do projeto de duplicação do trecho estadualizado da BR-280. A denominação da conhecida ‘Ponte do Portal’ em homenagem ao ex-presidente da ACIJS e líder comunitário, um dos principais articuladores pela melhoria da infraestrutura regional, foi sugestão da entidade ao Governo do Estado, aprovada por decreto estadual pela Assembleia Legislativa.