Manual orienta empresas a destinar o Imposto de Renda para projetos sociais
Até o dia 30 de maio, pessoas físicas e jurídicas que fazem a declaração do Imposto de Renda podem colaborar com projetos sociais.
Para auxiliar os contribuintes sobre como fazer a destinação de parte do IR a pagar, beneficiando entidades em todo o estado, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) criou um manual de orientação.

Documento tem chancela da Receita Federal e do Conselho Regional de Contabilidade
[foto Filipe Scotti/FIESC]
A publicação explica quem pode investir, os percentuais permitidos, a base legal, os prazos para o aporte, como escolher os projetos e onde depositar os recursos. Também informa qual o percentual que pode ser abatido, com segurança jurídica.
O conteúdo está organizado por áreas: cultura, esporte, saúde, reciclagem, infância e adolescência, e pessoa idosa. Para cada uma, o manual traz critérios para apresentação de projetos, limites legais de destinação, órgãos responsáveis e fontes seguras de consulta.
Há ainda um guia prático com o passo a passo do investimento e um resumo com os principais pontos de atenção.
>> Confira o manual acessando Manual do Investidor_FIESC (1)-compactado.pdf
Recursos importantes em várias sociais
As empresas podem direcionar até 10% do IRPJ sem impactar o valor devido nem aumentar o risco de fiscalização. O aporte é legal, seguro e representa uma oportunidade concreta de apoiar o desenvolvimento das cidades onde atuam.
Em Santa Catarina, se todas as organizações que pagam imposto por lucro real fizessem a destinação, R$ 900 milhões poderiam ser investidos em projetos sociais. Mas só 10% deste montante costumam ser direcionados.
A ACIJS é parceira da FIESC na sensibilização para que mais contribuintes (pessoas físicas e empresas) participem do movimento e defende o incentivo por entender que o recurso movimenta a economia local e gera impacto social direto na comunidade local.
Para ajudar os contribuintes e definirem projetos de interesse, a FIESC mantém um site especial com 107 iniciativas aptas a captar recursos por meio das leis de incentivo. Todos foram analisados por especialistas, estão em conformidade com a legislação e são monitorados por órgãos fiscalizadores.
Os projetos podem ser conhecidos acessando fundosocial.sesisc.org.br. (Com informações da FIESC – Federação das Indústrias de SC)
Mutirão de Limpeza mobiliza voluntários em Jaraguá do Sul
Aberta à participação de toda a comunidade, ação busca valorizar os espaços públicos e fortalecer o orgulho de viver em Jaraguá do Sul.
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar