Justiça Eleitoral quer envolvimento da sociedade no combate a fake news
“São eleições importantíssimas, me arrisco a dizer que talvez este seja um dos pleitos eleitorais mais importantes e difíceis da história do Brasil. Há diversas situações novas no processo eleitoral que exigem um envolvimento e a participação da sociedade, principalmente no sentido de valorizarmos este momento decisivo e darmos um novo sentido ao voto. Porque somente indo às urnas e participando é que poderemos buscar as mudanças que entendemos necessárias ao país”.
A afirmação foi deixada como reflexão pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler, ao falar nesta segunda-feira (14) na reunião semanal da ACIJS e APEVI, no Centro Empresarial, sobre o panorama eleitoral em 2018.
O magistrado abordou questões gerais que norteiam o processo eleitoral, aspectos da legislação, destacando a preocupação com as chamadas fake news e como a sociedade pode interferir para a qualificação do pleito.
Segundo ele, há um cenário novo em torno das eleições deste ano, seja na sua normatização, como nos aspectos que envolvem todo o processo, como o financiamento, tempo de propaganda, e nas definições partidárias em torno da campanha de eleição à Presidência da República, Câmara dos Deputados, Senado Federal, e governos estaduais e assembleias legislativas.
O presidente do TRE lembrou que o uso da internet dimensiona a campanha eleitoral a um patamar que requer muita atenção, notadamente em relação às redes sociais. “A divulgação de notícias falsas, as fake news, representa uma séria ameaça ao pleito, podendo alterar o resultado da eleição. É preciso checar bem todas as informações, na dúvida não se deve compartilhar qualquer informação”, disse Ricardo Roesler.
A Justiça Eleitoral já estabeleceu uma linha de atuação com rigor na fiscalização e na punição, que pode chegar à condenação de autores de postagens por crime de difamação e calúnia, implicando ainda no cancelamento do perfil nas redes sociais e uma multa eleitoral que pode chegar até a R$ 30 mil.
“Determinamos a criação em Santa Catarina de um comitê consultivo integrado por membros da Polícia Federal, Policia Civil, Ministério Público Federal, Agência Brasileira de Inteligência e técnicos de informática, que estabelecerão os protocolos de investigação nas questões de internet. Combater o mau uso das redes sociais e garantir a lisura do processo eleitoral é uma responsabilidade de toda sociedade”.
O presidente do TRE reforçou a importância do voto e o trabalho que entidades que representam segmentos organizados realizam para motivar os eleitores irem às urnas. “Deixar de participar das eleições nunca foi um bom negócio. Precisamos exercer a cidadania na sua plenitude, votando e estimulando todos a participarem deste momento”, completou ao destacar iniciativas como a da ACIJS de ampliar o debate sobre temas como a campanha eleitoral.
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim
