Justiça Eleitoral quer envolvimento da sociedade no combate a fake news
“São eleições importantíssimas, me arrisco a dizer que talvez este seja um dos pleitos eleitorais mais importantes e difíceis da história do Brasil. Há diversas situações novas no processo eleitoral que exigem um envolvimento e a participação da sociedade, principalmente no sentido de valorizarmos este momento decisivo e darmos um novo sentido ao voto. Porque somente indo às urnas e participando é que poderemos buscar as mudanças que entendemos necessárias ao país”.
A afirmação foi deixada como reflexão pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler, ao falar nesta segunda-feira (14) na reunião semanal da ACIJS e APEVI, no Centro Empresarial, sobre o panorama eleitoral em 2018.
O magistrado abordou questões gerais que norteiam o processo eleitoral, aspectos da legislação, destacando a preocupação com as chamadas fake news e como a sociedade pode interferir para a qualificação do pleito.
Segundo ele, há um cenário novo em torno das eleições deste ano, seja na sua normatização, como nos aspectos que envolvem todo o processo, como o financiamento, tempo de propaganda, e nas definições partidárias em torno da campanha de eleição à Presidência da República, Câmara dos Deputados, Senado Federal, e governos estaduais e assembleias legislativas.
O presidente do TRE lembrou que o uso da internet dimensiona a campanha eleitoral a um patamar que requer muita atenção, notadamente em relação às redes sociais. “A divulgação de notícias falsas, as fake news, representa uma séria ameaça ao pleito, podendo alterar o resultado da eleição. É preciso checar bem todas as informações, na dúvida não se deve compartilhar qualquer informação”, disse Ricardo Roesler.
A Justiça Eleitoral já estabeleceu uma linha de atuação com rigor na fiscalização e na punição, que pode chegar à condenação de autores de postagens por crime de difamação e calúnia, implicando ainda no cancelamento do perfil nas redes sociais e uma multa eleitoral que pode chegar até a R$ 30 mil.
“Determinamos a criação em Santa Catarina de um comitê consultivo integrado por membros da Polícia Federal, Policia Civil, Ministério Público Federal, Agência Brasileira de Inteligência e técnicos de informática, que estabelecerão os protocolos de investigação nas questões de internet. Combater o mau uso das redes sociais e garantir a lisura do processo eleitoral é uma responsabilidade de toda sociedade”.
O presidente do TRE reforçou a importância do voto e o trabalho que entidades que representam segmentos organizados realizam para motivar os eleitores irem às urnas. “Deixar de participar das eleições nunca foi um bom negócio. Precisamos exercer a cidadania na sua plenitude, votando e estimulando todos a participarem deste momento”, completou ao destacar iniciativas como a da ACIJS de ampliar o debate sobre temas como a campanha eleitoral.
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
