Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Integrado à programação da Semana Inclusiva de Santa Catarina, Jaraguá do Sul terá neste sábado (6) o Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados.
Iniciativa da Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência Social e Habitação, de Desenvolvimento Econômico (através do SINE), de Saúde e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), em parceria com o Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina, o Feirão de Empregos ocorre das 9h às 15h, no Parque Municipal de Eventos.
De acordo com os organizadores, cerca de 20 empresas participarão da ação, disponibilizando aproximadamente 200 vagas. Entretanto, somente em Jaraguá do Sul, há 400 postos de trabalho não preenchidos, reservados para PCD em empresas com mais de 100 funcionários.
O evento tem como objetivo ampliar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Além da oferta de oportunidades, no Feirão ocorrerá o Mutirão de Laudo Caracterizador da Deficiência (LCD), documento necessário para quem deseja concorrer a vagas destinadas a PCD.
Como parte da programação da Semana Inclusiva, na quinta-feira (4) foi realizado no Centro Empresarial workshop sobre Inclusão e Diversidade no Mundo do Trabalho, que reuniu mais de 150 participantes – entre recrutadores, pessoas com deficiência e representantes de entidades.
>>> Confira imagens do evento no Centro Empresarial
[fotos Ronaldo Corrêa/ACIJS]
O encontro contou com palestras, apresentação cultural, rodas de conversa e com a presença de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, esclarecendo aspectos da Lei de Cotas e reforçando a importância da inclusão por meio do trabalho. Conforme Luciana Xavier, coordenadora regional do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados, Santa Catarina tem avançado na inserção de trabalhadores e se destacado em relação ao panorama nacional.
Segundo ela, em 2015, quando a Semana Inclusiva teve início, o estado estava abaixo da média nacional de inclusão com 34% da cota e com 13.500 pessoas com deficiência empregadas. Atualmente, são mais de 35 mil trabalhadores PCD e o índice de inclusão é superior a 75 por cento, acima da média nacional.
Jaraguá do Sul, pontuou, é um dos municípios que se destacam no estado com cerca de 70 empresas com mais de 100 empregados PCD. Ela avalia que o exemplo de empresas atuantes na inclusão pode estimular ainda mais a causa no meio empresarial. Esta é uma das razões da cidade ter sido escolhida para sediar um dos 9 feirões programados para o estado.
ACIJS mobiliza áreas de Finanças e Controladoria em novo Núcleo Empresarial
Entidade conta atualmente com 20 Núcleos Empresariais que cumprem papel estratégico para ampliação do networking entre associados e no fortalecimento do associativismo empresarial do município
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade