A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina avança nos municípios com a inclusão dos trabalhadores da indústria como grupo prioritário para receber a imunização. Conforme deliberado no dia 1º de julho na reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado, para receber a vacina os trabalhadores industriais deverão apresentar carteira de trabalho ou crachá funcional, ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de CNAE e de sua descrição.
Em Jaraguá do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde dá sequência ao PNI (Plano Nacional de Imunização), por faixa etária, abrindo nesta quinta-feira (8) a vacinação contra a Covid-19 para pessoas sem comorbidades com idade de 40 anos completos ou mais, além de reforçar que estão sendo vacinadas as pessoas já contempladas nos grupos anteriores. Em relação aos trabalhadores industriais, segundo a orientação do Governo do Estado uma cota de 30% do total de doses deve ser utilizada para contemplar o novo grupo, o restante, 70%, será destinado para a população em geral por faixa etária.
A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul informa que existem aproximadamente 37 mil pessoas trabalhando nas indústrias jaraguaenses. O presidente Luis Hufenüssler Leigue, que integra o Comitê de Combate à Covid-19, estima que isso representa 30% da população acima de 18 anos, elencada como público-alvo do Plano Nacional de Imunização.
O empresário avalia a medida como positiva, lembrando que a inclusão dos trabalhadores deste segmento produtivo já vinha sendo articulada pela classe empresarial, corroborando a posição da entidade de que o ambiente industrial desde o início da pandemia adotou os cuidados necessários e seguiu as diretrizes dos órgãos de saúde. “Como esse setor já vinha adotando as medidas sanitárias, e com o avanço da imunização nos demais grupos, isso gera um fato positivo se considerarmos que as indústrias e suas cadeias de negócios respondem por quase 50 mil pessoas. É um núcleo expressivo da população e sempre entendemos que seria natural pensar os trabalhadores da indústria como um grupo prioritário na imunização, que agora deve ser intensificada”, completa Luis Leigue.
Aspecto importante, salientado pelo Comitê Gestor, é o fato de que muitos trabalhadores das indústrias locais residem nos municípios da região, como é o caso de Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba, e devem ser vacinados onde mantém domicílio. A presidente do Comitê, Emanuela Wolff, destaca que, “parte dos trabalhadores da indústria já está sendo contemplada com a vacina, pela faixa etária ou por estar inserido em algum grupo de risco”. (Com informações adicionais da Prefeitura de Jaraguá do Sul e do Governo do Estado]