Melhores condições de acessibilidade a roteiros turísticos, capacitação de gestores e de profissionais da área, associados à diversidade de atrativos naturais, boas opções de gastronomia, eventos culturais, entre outros componentes que despertem interesse nos visitantes, são recursos imprescindíveis para fortalecer o setor.
A avaliação é corroborada por Cíntia Buzian, profissional de hotelaria há 24 anos, 9 deles atuando em Jaraguá do Sul e participando do Núcleo de Hospitalidade ACIJS. Gerente-geral do Kayrós Hotel e Naia Spa, diretora de Captação do Convention Bureau e integrante do Conselho Municipal de Turismo, Cíntia entende que uma cidade turística deve priorizar a mobilidade e a estrutura de apoio a visitantes. Para ela, é de suma importância investimentos que propiciem a infraestrutura, porque são estes investimentos que darão suporte aos projetos da iniciativa privada e aos esforços dos demais elos do trade, como as agências e operadores do turismo, seja ele receptivo ou de negócios.
“Temos na região vários atrativos, boa qualidade em segurança, gastronomia e cultura ricas graças às etnias que estão presentes em nossos municípios e no estado, uma natureza privilegiada que favorece diversas atividades”, assinala. A junção de forças do poder público e iniciativa privada, enfatiza, é muito importante para fortalecer cada vez mais um projeto turístico que contemple todos os municípios da região e do estado.
“Há potenciais que fazem a economia girar e com isto tornar os negócios sustentáveis, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio de maneira geral. Quanto mais eventos tivermos para debatermos o crescimento do setor de maneira integrada, maiores serão os ganhos para tornarmos a região um polo turístico atrativo, que irão influenciar a permanência do visitante a estes destinos”, reitera Cíntia ao destacar a realização nesta terça-feira (23) do 5º Seminário de Turismo, no CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
Iniciativa do Núcleo de Hospitalidade da ACIJS, o evento reunirá especialistas que debaterão a relação do turismo como oportunidade de negócio sustentável e transformador de realidades de uma comunidade. A programação começa às 13h30 e é aberta a empresários, profissionais da área e ao público em geral, com ingresso solidário mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível.
“Cada vez mais precisamos discutir o turismo como negócio para estarmos preparados como uma região turística qualificada a oferecer o melhor quem nos visita, fazendo-os se sentirem acolhidos e felizes onde forem recebidos”, pontua.
Everton Pacheco, líder do Núcleo de Hospitalidade, reforça que o seminário tem justamente o propósito de motivar empreendedores e profissionais da área, com o tema “Sustentabilidade e Transformação: O Futuro dos Negócios?”
Por meio da vivência de cada um dos palestrantes convidados e de um painel central, destaca, a ideia é envolver os participantes, gerando debate sobre a realidade do turismo regional e desta forma estimular ainda mais o envolvimento das comunidades para a valorização de suas próprias histórias.
>>> Inscrições e a programação completa estão disponíveis acessando >>> https://bit.ly/3MpWRYO.
>>> Informações pelo telefone (47) 99901-6016 e pelo e-mail [email protected].
Confira a programação:
13h30 – Abertura
14h – Case – Destino verde: Como tornar o seu negócio sustentável
Drielli Debiasi Baggio, bacharel em hotelaria e membro do Conselho Municipal de Turismo de Orleães/SC; e Cristiane Soares Cardoso, formada em turismo, com mestrado e doutorado na área, e consultora do programa DEL – Desenvolvimento Econômico Local da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina
14h45 – Palestra – Transformação digital sustentável: Uma aliada no crescimento do negócio turístico
Fábio de Lucca, chef que atua há 35 anos no mercado da gastronomia, com formação na área e pós-graduação em gestão de restaurantes e mestre em administração e controladoria. Ganhador do prêmio “Veja: Melhores do ano” por 18 vezes, em Fortaleza/CE
15h30 – Painel – Turismo regional e suas diversidades
Valéria Assis de Oliveira, turismóloga; Kilian Sohn Neto, sócio e gerente da agência Cosmos Turismo e presidente do Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau; Cintia Buzian, gerente geral no Kayrós Hotel, membro do Conselho Municipal de Turismo de Jaraguá do Sul; e Everton Pacheco, gerente do Hotel Nelo, com formação em Hotelaria, e líder do Núcleo de Hospitalidade ACIJS (mediador do painel)
17h – Palestra – Experiência do cliente: Cuidado centrado na pessoa
William Pereira, bacharel em administração de empresas, como especialista em experiência do paciente participou da implantação e desenvolvimento do Programa de Experiência do Paciente no Hospital Sírio Libanês