Facisc alerta para necessidade de regularizar importações nos portos
A Facisc e associações empresariais filiadas, em especial a ACIJS, solicitam a intensificação de ações que promovam entendimento entre representantes dos Agentes Portuários, Agentes Marítimos, Importadores da Indústria, Importadores do Comércio, Serviços de Logística e Transportes, Representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para regularização dos procedimentos de importação.
Segundo a presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini, até que este panorama não seja resolvido, medidas para estancar a cobrança de estadias extras e multas pelo atraso na devolução precisam ser definidos, até a definitiva regularização do serviço portuário (público) eficiente e contínuo. “Este cenário está sendo comprometido. Diversos associados da ACIJS vêm denunciando problemas de atrasos nos procedimentos de importação nos portos catarinenses, notadamente com as devoluções de contêineres vazios.”
O cenário caótico não se resume ao congestionamento de caminhões nos acessos aos portos, mas também à fila de espera de devolução de contêineres. “Quando finalmente conseguem retirar a carga enfrentam a fila dos agendamentos da devolução dos contêineres vazios aos seus proprietários (Armadores). O que antes acontecia em até 48 horas, atualmente os associados têm levado mais de 15 dias para providenciar a devolução”.
Segundo o presidente da Facisc, Elson Otto, a preocupação se justifica a medida que esse atraso implica no aumento imediato do custo da importação dos insumos, ocasionando repasse às etapas seguintes da cadeia de serviços, comércio e indústria. “Todos os setores da economia serão impactados com esse atraso nas importações. A cada semana a situação se agrava. Se este cenário continuar, a eficiência e produtividade de Santa Catarina ficará prejudicada por este panorama cada vez mais periclitante”. Essa questão também foi levada pela Facisc para a reunião do Conselho das Federações Empresariais, o Cofem, na segunda-feira, 5/2, para ampliar a discussão com o setor produtivo e cobrar das autoridades providências para a celeridade da solução.
O assunto foi tema de reunião com a Antaq na última semana, entre o diretor do Projeto Voz Única da Facisc, Milvo Zancanaro, e o Gerente Regional da Antaq, Mauricio Medeiros de Souza. “Levamos toda essa questão para a Antaq. É importante destacar que são custos que prejudicam muito o empresário e alguns custos altíssimos”, explica Milvo. (Com informações da FACISC)
>>> O tema foi pauta na NSC TV, com o comentário do jornalista Renato Igor, no Bom Dia SC. Confira:
Bom Dia Santa Catarina | Demora na liberação de cargas nos portos | Globoplay
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim