Facisc alerta para necessidade de regularizar importações nos portos
A Facisc e associações empresariais filiadas, em especial a ACIJS, solicitam a intensificação de ações que promovam entendimento entre representantes dos Agentes Portuários, Agentes Marítimos, Importadores da Indústria, Importadores do Comércio, Serviços de Logística e Transportes, Representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para regularização dos procedimentos de importação.
Segundo a presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini, até que este panorama não seja resolvido, medidas para estancar a cobrança de estadias extras e multas pelo atraso na devolução precisam ser definidos, até a definitiva regularização do serviço portuário (público) eficiente e contínuo. “Este cenário está sendo comprometido. Diversos associados da ACIJS vêm denunciando problemas de atrasos nos procedimentos de importação nos portos catarinenses, notadamente com as devoluções de contêineres vazios.”
O cenário caótico não se resume ao congestionamento de caminhões nos acessos aos portos, mas também à fila de espera de devolução de contêineres. “Quando finalmente conseguem retirar a carga enfrentam a fila dos agendamentos da devolução dos contêineres vazios aos seus proprietários (Armadores). O que antes acontecia em até 48 horas, atualmente os associados têm levado mais de 15 dias para providenciar a devolução”.
Segundo o presidente da Facisc, Elson Otto, a preocupação se justifica a medida que esse atraso implica no aumento imediato do custo da importação dos insumos, ocasionando repasse às etapas seguintes da cadeia de serviços, comércio e indústria. “Todos os setores da economia serão impactados com esse atraso nas importações. A cada semana a situação se agrava. Se este cenário continuar, a eficiência e produtividade de Santa Catarina ficará prejudicada por este panorama cada vez mais periclitante”. Essa questão também foi levada pela Facisc para a reunião do Conselho das Federações Empresariais, o Cofem, na segunda-feira, 5/2, para ampliar a discussão com o setor produtivo e cobrar das autoridades providências para a celeridade da solução.
O assunto foi tema de reunião com a Antaq na última semana, entre o diretor do Projeto Voz Única da Facisc, Milvo Zancanaro, e o Gerente Regional da Antaq, Mauricio Medeiros de Souza. “Levamos toda essa questão para a Antaq. É importante destacar que são custos que prejudicam muito o empresário e alguns custos altíssimos”, explica Milvo. (Com informações da FACISC)
>>> O tema foi pauta na NSC TV, com o comentário do jornalista Renato Igor, no Bom Dia SC. Confira:
Bom Dia Santa Catarina | Demora na liberação de cargas nos portos | Globoplay
ACIJS reafirma parceria com poder público em balanço de final de ano
Evento tradicional da ACIJS no final do ano permite que a Prefeitura e Câmara de Vereadores apresentem um relato das ações em prol da comunidade
Duas Rodas celebra centenário e reafirma o orgulho de Jaraguá do Sul
Empresa comemora neste dia 1º de dezembro uma trajetória que a levou a ter operações em 8 países e exportar para mais de 70 países
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027
Entre as diretrizes da nova gestão, ressaltados pelo presidente Francisco Tavares Junior, estão o compromisso da nova gestão com temas historicamente acompanhados pela entidade, como o crescimento regional sustentável e o fortalecimento da educação como caminho para o desenvolvimento das empresas e da comunidade
Sustentabilidade é desafio permanente da sociedade, afirmam especialistas no V Seminário Cidades Mais Saudáveis
Evento foi realizado em parceria com a Prefeitura e ACIJS, que é mantenedora do programa Jaraguá Mais Saudável
ACIJS e CDL são reconhecidas em solenidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Homenagem reconhece parceria da classe empresarial com as instituições de segurança