Experiências que motivem retorno do visitante é receita para o turismo regional
A qualificação de operadores, a integração entre o poder público e a iniciativa privada, associada com a oferta de atrativos que oportunizem experiências capazes de motivar o visitante a retornar ao destino turístico é o caminho para o desenvolvimento do setor.
Em sua quarta edição, o Seminário do Turismo de Jaraguá do Sul, realizado nesta terça-feira (4) mostrou mais uma vez a importância de um trabalho integrado do trade formado pelas estruturas que atuam na organização da atividade como um negócio para a promoção de geração de empregos e renda, de forma sustentável econômica, social e ambientalmente.
Iniciativa do Núcleo de Hospitalidade ACIJS, em parceria com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e da Diretoria de Turismo, e o SENAC/SC, o evento reuniu no Centro Cultural da SCAR uma programação com o objetivo de valorizar cada vez mais o turismo como um produto da região reconhecida como Vale dos Encantos.
Confira no álbum de fotografias, alguns momentos do IV Seminário de Turismo:
Com o tema central “Explorando os 5 sentidos”, o seminário contou com painéis sobre cicloturismo, sobre as sensações em apreciar as áreas de lazer e de turismo, e experiências pessoais de convidados que enfatizaram conceitos que têm relação com a oferta e a estrutura para atratividade de visitantes. Voltada a esse propósito de melhoria da gestão do setor, durante o evento a Prefeitura apresentou o projeto de capacitação Viver Jaraguá, iniciativa em parceria com o SENAC para a profissionalização de cerca de 300 trabalhadores da área de turismo.
Everton Pacheco, líder do Núcleo de Hospitalidade ACIJS, lembrou que a realização do evento em seus quatro anos traduz a confiança do setor em relação ao potencial que a região oferece para o crescimento do turismo regional. “Com o programa de capacitação haverá um fortalecimento ainda maior, porque os profissionais diretamente envolvidos desde a chegada do visitante, ao receptivo na hospedagem e no apoio aos roteiros estarão mais qualificados para que tenham uma boa experiência, divulguem e retornem aos nossos destinos turísticos”, aposta.
Leila Modro, diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul, ressalta que o projeto de capacitação faz parte de um conjunto de ações do Viver Jaraguá, uma iniciativa da Prefeitura que busca por meio de várias ações articuladas dar mais visibilidade e estrutura ao turismo no município.
Presente no evento, o prefeito Jair Franzner lembrou que a cidade conta com boa infraestrutura e atrativos turísticos, condições que dão ao setor potencial para o desenvolvimento econômico na região.
Ana Clara Franzner Chiodini, presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, também enfatizou a importância da soma de esforços da área privada, poder público e entidades que atuam mais diretamente no turismo. “Esse evento mostra mais uma vez o diferencial de Jaraguá de pensar e agira de forma integrada e colaborativa, mostrando como o turismo tem potencial para se desenvolver ainda mais”, reiterou. Ana Clara lembrou que os núcleos setoriais ligados aos setores diretamente envolvidos com o turismo, como os de Gastronomia, Hospitalidade e Cervejarias, principalmente, trabalham fortemente o tema na entidade. “Essa é uma pauta sólida da diretoria”, pontuou.
Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio de Santa Catarina, reconheceu a importância de eventos como o Seminário de Turismo, e disse que Santa Catarina deve se tornar um destino ainda mais atrativo para visitantes de outras regiões do País e do exterior, citando Portugal como um provável emissor já na próxima temporada. Segundo ele, o turismo já representa 13% do PIB catarinense e com ações articuladas do setor pode crescer ainda mais.
Temática do evento destacou estrutura do setor e importância das experiências
Os três painéis da programação do 4º Seminário de Turismo demonstraram a importância de pensar o turismo sob pontos de vista diferentes, mas complementares: os reflexos da atividade em relação aos 5 sentidos, a gestão do turismo como negócio e como experiências bem-sucedidas impactam na fidelização de destinos.
No painel “Experiência Sensorial em Ambiente Turístico”, a terapeuta ocupacional Gabriela Pellin e a psicóloga Karine Pereira Noal do Hospital São José mostraram a relação de vivências em áreas de lazer como parques, praças, pontos turísticos e como a prática de esportes pode melhorar a qualidade de vida dos moradores, tanto na saúde física como mental.
Outro painel abordou o “Cicloturismo e suas Experiências”, apresentando como a atividade pode ser fortalecida como atrativo turístico, destacando iniciativas na região do Vale Europeu e no Vale dos Encantos – participaram do painel a turismóloga Arlete Regilene Scoz, o empreendedor Celso Narciso Pacheco, e o ciclista Juliano Camacho; o painel trouxe ainda as experiências de quem pedala, com Mari Inês Ronchi e o advogado Paulo Luiz da Silva Mattos.
O terceiro painel “Harmoniza Jaraguá” contou com as participações dos líderes do Núcleo de Hospitalidade, Everton Pacheco, do líder do Núcleo de Gastronomia, Marcio Correa Santos e do Núcleo de Cervejarias, Fabiano Cristiano Santos, falaram sobre como esses segmentos atuam integrados em Jaraguá do Sul.
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade
BR-280: duplicação no trecho estadualizado prossegue com obras em Guaramirim
Viaduto sobre a linha férrea é a única Obra de Arte de maior porte restante do projeto de duplicação do trecho estadual da rodovia