Encontro de Boas Práticas reafirma compromissos de empresas com Segurança e Saúde do Trabalho
A cultura preservacionista em segurança e saúde no trabalho ganhou destaque em evento organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho / 12ª Região, nesta sexta-feira (25), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
O encontro, realizado com apoio da ACIJS, teve como objetivo valorizar iniciativas do setor produtivo voltadas à maior conscientização para a prevenção de acidentes e assegurar melhor qualidade de vida dentro e fora das empresas, além de dar visibilidade ao Programa Trabalho Seguro de Santa Catarina (PTS). Juízes, advogados, profissionais ligados às áreas de segurança e de pessoas, empresários e lideranças de entidades representativas, acompanharam a apresentação de projetos e reafirmaram compromissos com o fortalecimento do programa na região.
A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Caroline Obenaus Cani, anfitriã do encontro, destacou a importância do trabalho integrado entre empresas e os órgãos do setor. “É uma agenda da qual nossos associados e as organizações em nossa cidade e região, estão comprometidas, apoiadas no princípio de que as boas práticas no ambiente corporativo são fundamentais para garantir um ambiente de qualidade que vai além do espaço físico das empresas, e essencial para assegurar a melhor a qualidade de vida da nossa comunidade”, lembrou.
Representando a Federação das Indústrias (FIESC), Daren Vargas de Souza Basso, gerente executiva regional do SESI-SENAI, falou sobre os resultados alcançados pela entidade em todo o estado. Atuando em três eixos – Saúde e Segurança do Trabalho, Promoção da Saúde e Saúde Assistencial – as ações alcançam 10.854 empresas, mais de 550 mil pessoas em 267 municípios e envolvem 1.042 profissionais da área da saúde e segurança do trabalho. “Não só atender a legislação, mas estimular junto a empresas e trabalhadores práticas que possibilitem ambientes seguros”, enfatizou Daren.
>>> Confira momentos do 2º Encontro de Boas Práticas de Saúde e Segurança do Trabalho
Fotos de Caroline Stinghen










Justiça do Trabalho valoriza importância das parcerias
O desembargador Cesar Luiz Pasold Júnior, gestor regional do PTS, disse que o programa surgiu há 10 anos, com o propósito de fortalecer o diálogo da Justiça do Trabalho com empresas e sociedade, dando visibilidade às ações de prevenção. “O acidente evitado é muitas vezes invisível. O objetivo do evento, que está em sua segunda edição, é conscientizar acerca do meio ambiente de trabalho seguro e saudável, bem como possibilitar que empregadores apresentem à sociedade boas práticas que resultaram em melhoras efetivas à qualidade de vida dos empregados e de todos envolvidos no ambiente laboral. Precisamos dar visibilidade ao que previne acidentes e doenças para que possa ser replicado”, afirmou o magistrado.
Integrante do Comitê Gestor Nacional do PTS, o desembargador Roberto Luiz Guglielmetto fez um relato dos resultados e destacou a adesão de mais de 170 empresas no programa. “Os encontros são fundamentais para promover a troca de experiências entre as parceiras, permitindo que as boas práticas sejam conhecidas e aplicadas em outros contextos laborais”.
O juiz Ricardo Jahn também ressaltou a importância da conscientização para a prevenção de acidentes. “O melhor equipamento de proteção que nós temos é o nosso comportamento seguro e saudável. Tanto empregadores quanto empregados devem adotar essa postura no dia a dia para garantir um ambiente de trabalho mais seguro”, completou Jahn.
Empresas demonstram resultados na prática
No encontro, empresas da região apresentaram iniciativas que demonstram a importância do trabalho preventivo. Na WEG, dentre outras ações o destaque é uma campanha voltada ao uso seguro do celular. O gerente de segurança e saúde, João Alfredo Silveira, falou da ação “Só use o celular se estiver parado, nunca em movimento”, com o objetivo de reduzir acidentes causados pela distração. A empresa também desenvolveu informativos semanais e vídeos divulgados nas reuniões mensais das equipes, e uma série de cartazes específicos para diferentes tipos de usuários, como pedestres, ciclistas e motoristas. A iniciativa abrangeu também estudos para instalação de totens transitórios em lugares estratégicos, como áreas de convivência, e placas nas entradas e saídas dos departamentos. As medidas foram complementadas pela inclusão da campanha em normas de segurança da empresa e na cartilha de segurança, além de guias específicos para visitantes e novos colaboradores.
A coordenadora de medicina e benefícios da Lunelli, Jesoela de Paula Rigon, destacou o programa “Viva Você”, que oferece atividades voltadas à promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores, como yoga, corrida e ginástica laboral, além de suporte especializado com nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. O programa também dá atenção especial às gestantes. Ela falou da estrutura que a empresa do setor têxtil mantém, como foco na saúde e bem-estar dos colaboradores, que valeu à Lunelli o reconhecimento com o selo “Great Place to Work” (ótimo lugar para trabalhar).
Outra empresa destacada, a Estofados Jardim, apresentou um modelo de Livro de Inspeção do Trabalho Eletrônico (eLit). Liliane Moretti Oliveira, analista de recursos humanos, contou que a iniciativa está integrada ao DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista) e DJE (Domicílio Judicial Eletrônico), aprimorando o cumprimento de prazos e a gestão de segurança e saúde no ambiente de trabalho.
Já o Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), fez um relato das ações realizadas junto das empresas participantes desde que o grupo surgiu, há 18 anos. A líder Gisela Eger, destacou que o propósito do Núcleo é “aprimorar o conhecimento técnico disseminando constantemente a cultura prevencionista na sociedade”.
Também compartilharam iniciativas o Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (Simmeb), a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool e a empresa Infrasul Infraestrutura, do setor de obras rodoviárias. (Com informações do Programa Trabalho Seguro – TRT/SC)
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública
Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte
Projetos estruturantes, necessários para o desenvolvimento regional, formam o eixo central na mobilização do setor produtivo junto ao poder público