A cultura preservacionista em segurança e saúde no trabalho ganhou destaque em evento organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho / 12ª Região, nesta sexta-feira (25), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
O encontro, realizado com apoio da ACIJS, teve como objetivo valorizar iniciativas do setor produtivo voltadas à maior conscientização para a prevenção de acidentes e assegurar melhor qualidade de vida dentro e fora das empresas, além de dar visibilidade ao Programa Trabalho Seguro de Santa Catarina (PTS). Juízes, advogados, profissionais ligados às áreas de segurança e de pessoas, empresários e lideranças de entidades representativas, acompanharam a apresentação de projetos e reafirmaram compromissos com o fortalecimento do programa na região.
A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Caroline Obenaus Cani, anfitriã do encontro, destacou a importância do trabalho integrado entre empresas e os órgãos do setor. “É uma agenda da qual nossos associados e as organizações em nossa cidade e região, estão comprometidas, apoiadas no princípio de que as boas práticas no ambiente corporativo são fundamentais para garantir um ambiente de qualidade que vai além do espaço físico das empresas, e essencial para assegurar a melhor a qualidade de vida da nossa comunidade”, lembrou.
Representando a Federação das Indústrias (FIESC), Daren Vargas de Souza Basso, gerente executiva regional do SESI-SENAI, falou sobre os resultados alcançados pela entidade em todo o estado. Atuando em três eixos – Saúde e Segurança do Trabalho, Promoção da Saúde e Saúde Assistencial – as ações alcançam 10.854 empresas, mais de 550 mil pessoas em 267 municípios e envolvem 1.042 profissionais da área da saúde e segurança do trabalho. “Não só atender a legislação, mas estimular junto a empresas e trabalhadores práticas que possibilitem ambientes seguros”, enfatizou Daren.
>>> Confira momentos do 2º Encontro de Boas Práticas de Saúde e Segurança do Trabalho
Fotos de Caroline Stinghen
Justiça do Trabalho valoriza importância das parcerias
O desembargador Cesar Luiz Pasold Júnior, gestor regional do PTS, disse que o programa surgiu há 10 anos, com o propósito de fortalecer o diálogo da Justiça do Trabalho com empresas e sociedade, dando visibilidade às ações de prevenção. “O acidente evitado é muitas vezes invisível. O objetivo do evento, que está em sua segunda edição, é conscientizar acerca do meio ambiente de trabalho seguro e saudável, bem como possibilitar que empregadores apresentem à sociedade boas práticas que resultaram em melhoras efetivas à qualidade de vida dos empregados e de todos envolvidos no ambiente laboral. Precisamos dar visibilidade ao que previne acidentes e doenças para que possa ser replicado”, afirmou o magistrado.
Integrante do Comitê Gestor Nacional do PTS, o desembargador Roberto Luiz Guglielmetto fez um relato dos resultados e destacou a adesão de mais de 170 empresas no programa. “Os encontros são fundamentais para promover a troca de experiências entre as parceiras, permitindo que as boas práticas sejam conhecidas e aplicadas em outros contextos laborais”.
O juiz Ricardo Jahn também ressaltou a importância da conscientização para a prevenção de acidentes. “O melhor equipamento de proteção que nós temos é o nosso comportamento seguro e saudável. Tanto empregadores quanto empregados devem adotar essa postura no dia a dia para garantir um ambiente de trabalho mais seguro”, completou Jahn.
Empresas demonstram resultados na prática
No encontro, empresas da região apresentaram iniciativas que demonstram a importância do trabalho preventivo. Na WEG, dentre outras ações o destaque é uma campanha voltada ao uso seguro do celular. O gerente de segurança e saúde, João Alfredo Silveira, falou da ação “Só use o celular se estiver parado, nunca em movimento”, com o objetivo de reduzir acidentes causados pela distração. A empresa também desenvolveu informativos semanais e vídeos divulgados nas reuniões mensais das equipes, e uma série de cartazes específicos para diferentes tipos de usuários, como pedestres, ciclistas e motoristas. A iniciativa abrangeu também estudos para instalação de totens transitórios em lugares estratégicos, como áreas de convivência, e placas nas entradas e saídas dos departamentos. As medidas foram complementadas pela inclusão da campanha em normas de segurança da empresa e na cartilha de segurança, além de guias específicos para visitantes e novos colaboradores.
A coordenadora de medicina e benefícios da Lunelli, Jesoela de Paula Rigon, destacou o programa “Viva Você”, que oferece atividades voltadas à promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores, como yoga, corrida e ginástica laboral, além de suporte especializado com nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. O programa também dá atenção especial às gestantes. Ela falou da estrutura que a empresa do setor têxtil mantém, como foco na saúde e bem-estar dos colaboradores, que valeu à Lunelli o reconhecimento com o selo “Great Place to Work” (ótimo lugar para trabalhar).
Outra empresa destacada, a Estofados Jardim, apresentou um modelo de Livro de Inspeção do Trabalho Eletrônico (eLit). Liliane Moretti Oliveira, analista de recursos humanos, contou que a iniciativa está integrada ao DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista) e DJE (Domicílio Judicial Eletrônico), aprimorando o cumprimento de prazos e a gestão de segurança e saúde no ambiente de trabalho.
Já o Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), fez um relato das ações realizadas junto das empresas participantes desde que o grupo surgiu, há 18 anos. A líder Gisela Eger, destacou que o propósito do Núcleo é “aprimorar o conhecimento técnico disseminando constantemente a cultura prevencionista na sociedade”.
Também compartilharam iniciativas o Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (Simmeb), a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool e a empresa Infrasul Infraestrutura, do setor de obras rodoviárias. (Com informações do Programa Trabalho Seguro – TRT/SC)