Encontro de Boas Práticas reafirma compromissos de empresas com Segurança e Saúde do Trabalho
A cultura preservacionista em segurança e saúde no trabalho ganhou destaque em evento organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho / 12ª Região, nesta sexta-feira (25), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
O encontro, realizado com apoio da ACIJS, teve como objetivo valorizar iniciativas do setor produtivo voltadas à maior conscientização para a prevenção de acidentes e assegurar melhor qualidade de vida dentro e fora das empresas, além de dar visibilidade ao Programa Trabalho Seguro de Santa Catarina (PTS). Juízes, advogados, profissionais ligados às áreas de segurança e de pessoas, empresários e lideranças de entidades representativas, acompanharam a apresentação de projetos e reafirmaram compromissos com o fortalecimento do programa na região.
A presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Caroline Obenaus Cani, anfitriã do encontro, destacou a importância do trabalho integrado entre empresas e os órgãos do setor. “É uma agenda da qual nossos associados e as organizações em nossa cidade e região, estão comprometidas, apoiadas no princípio de que as boas práticas no ambiente corporativo são fundamentais para garantir um ambiente de qualidade que vai além do espaço físico das empresas, e essencial para assegurar a melhor a qualidade de vida da nossa comunidade”, lembrou.
Representando a Federação das Indústrias (FIESC), Daren Vargas de Souza Basso, gerente executiva regional do SESI-SENAI, falou sobre os resultados alcançados pela entidade em todo o estado. Atuando em três eixos – Saúde e Segurança do Trabalho, Promoção da Saúde e Saúde Assistencial – as ações alcançam 10.854 empresas, mais de 550 mil pessoas em 267 municípios e envolvem 1.042 profissionais da área da saúde e segurança do trabalho. “Não só atender a legislação, mas estimular junto a empresas e trabalhadores práticas que possibilitem ambientes seguros”, enfatizou Daren.
>>> Confira momentos do 2º Encontro de Boas Práticas de Saúde e Segurança do Trabalho
Fotos de Caroline Stinghen










Justiça do Trabalho valoriza importância das parcerias
O desembargador Cesar Luiz Pasold Júnior, gestor regional do PTS, disse que o programa surgiu há 10 anos, com o propósito de fortalecer o diálogo da Justiça do Trabalho com empresas e sociedade, dando visibilidade às ações de prevenção. “O acidente evitado é muitas vezes invisível. O objetivo do evento, que está em sua segunda edição, é conscientizar acerca do meio ambiente de trabalho seguro e saudável, bem como possibilitar que empregadores apresentem à sociedade boas práticas que resultaram em melhoras efetivas à qualidade de vida dos empregados e de todos envolvidos no ambiente laboral. Precisamos dar visibilidade ao que previne acidentes e doenças para que possa ser replicado”, afirmou o magistrado.
Integrante do Comitê Gestor Nacional do PTS, o desembargador Roberto Luiz Guglielmetto fez um relato dos resultados e destacou a adesão de mais de 170 empresas no programa. “Os encontros são fundamentais para promover a troca de experiências entre as parceiras, permitindo que as boas práticas sejam conhecidas e aplicadas em outros contextos laborais”.
O juiz Ricardo Jahn também ressaltou a importância da conscientização para a prevenção de acidentes. “O melhor equipamento de proteção que nós temos é o nosso comportamento seguro e saudável. Tanto empregadores quanto empregados devem adotar essa postura no dia a dia para garantir um ambiente de trabalho mais seguro”, completou Jahn.
Empresas demonstram resultados na prática
No encontro, empresas da região apresentaram iniciativas que demonstram a importância do trabalho preventivo. Na WEG, dentre outras ações o destaque é uma campanha voltada ao uso seguro do celular. O gerente de segurança e saúde, João Alfredo Silveira, falou da ação “Só use o celular se estiver parado, nunca em movimento”, com o objetivo de reduzir acidentes causados pela distração. A empresa também desenvolveu informativos semanais e vídeos divulgados nas reuniões mensais das equipes, e uma série de cartazes específicos para diferentes tipos de usuários, como pedestres, ciclistas e motoristas. A iniciativa abrangeu também estudos para instalação de totens transitórios em lugares estratégicos, como áreas de convivência, e placas nas entradas e saídas dos departamentos. As medidas foram complementadas pela inclusão da campanha em normas de segurança da empresa e na cartilha de segurança, além de guias específicos para visitantes e novos colaboradores.
A coordenadora de medicina e benefícios da Lunelli, Jesoela de Paula Rigon, destacou o programa “Viva Você”, que oferece atividades voltadas à promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores, como yoga, corrida e ginástica laboral, além de suporte especializado com nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. O programa também dá atenção especial às gestantes. Ela falou da estrutura que a empresa do setor têxtil mantém, como foco na saúde e bem-estar dos colaboradores, que valeu à Lunelli o reconhecimento com o selo “Great Place to Work” (ótimo lugar para trabalhar).
Outra empresa destacada, a Estofados Jardim, apresentou um modelo de Livro de Inspeção do Trabalho Eletrônico (eLit). Liliane Moretti Oliveira, analista de recursos humanos, contou que a iniciativa está integrada ao DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista) e DJE (Domicílio Judicial Eletrônico), aprimorando o cumprimento de prazos e a gestão de segurança e saúde no ambiente de trabalho.
Já o Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), fez um relato das ações realizadas junto das empresas participantes desde que o grupo surgiu, há 18 anos. A líder Gisela Eger, destacou que o propósito do Núcleo é “aprimorar o conhecimento técnico disseminando constantemente a cultura prevencionista na sociedade”.
Também compartilharam iniciativas o Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (Simmeb), a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool e a empresa Infrasul Infraestrutura, do setor de obras rodoviárias. (Com informações do Programa Trabalho Seguro – TRT/SC)

DNIT atualiza informações sobre obras da BR-280 em Jaraguá do Sul
ACIJS acompanha execução do projeto de duplicação da rodovia federal, que trará melhorias na mobilidade e segurança viária na região

Construção de cadeia de valor é tema de palestra gratuita da ACIJS, dia 17
Confira a agenda de atividades da ACIJS para associados e eventos abertos à comunidade e fortaleça o movimento empresarial de Jaraguá do Sul e região

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho