Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 06/10/2022
Compartilhe:

Empresas compartilham estratégias de crescimento com foco no marketing

Empresas de reconhecido destaque na região, que alcançaram projeção nos mercados nacional e internacional mesclando criatividade, inovação e ousadia, apresentaram suas estratégias em painel organizado pelo Núcleo de Marketing e Comunicação ACIJS.

O evento, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, reuniu profissionais de áreas diretamente envolvidas com o planejamento e execução do marketing voltado ao desenvolvimento de produtos e serviços. Nas palestras, as empresas Menegotti, Sipar Ferramentas e WEG, apresentaram cases mostrando como a busca de diferenciais contribuem para consolidar negócios bem-sucedidos, reposicionamentos e crescimento em participação em seus segmentos de atuação.

Pauline Menegotti Horn, CEO do Grupo Menegotti, falou sobre os desafios de dar continuidade a uma empresa familiar de tradição em um setor de forte competitividade, como é o da indústria da construção civil, de máquinas e equipamentos.

Representando a quarta geração à frente da empresa de 82 anos de existência, Pauline responde desde 2015 pela presidência da companhia, além de se dedicar voluntariamente ao movimento do associativismo empresarial como vice-presidente de Empreendedorismo e Inovação na atual diretoria da ACIJS e na vice-presidência para a região Nordeste do Movimento Catarinense pela Excelência, junto com a atuação na comunidade.

Assumindo aos 29 anos de idade, como primeira mulher respondendo pela presidência do grupo fundado pelo bisavô, ela diz que a superação de adversidades impostas por crises na economia no País e os reflexos de crises globais foi possível com o planejamento estratégico, foco na melhoria da gestão administrativa e financeira da empresa, fortalecimento de valores, capacitação e reorganização de equipes em todos os níveis, aliada às estratégias de marketing e comunicação.

Como resultado, além de crescimento da participação nos mercados, ampliação da capacidade produtiva, maior portfólio de produtos e entrada em novos segmentos, a Menegotti busca se consolidar como principal marca do setor e ser líder no canteiro de obras até o final do século. Ela diz, sobre a importância do marketing e da comunicação, que os resultados são fruto da constante evolução, “ressignificando objetivos para o fortalecimento da marca como o principal ativo da empresa e tendo as pessoas como um dos pilares na construção de valores para a companhia”.

Pauline Menegotti Horn falou sobre os desafios à frente de uma empresa tradicional – foto CAROLINE STINGHEN

O desenvolvimento da primeira plataforma digital para a venda de parafusos tornou a Sipar Ferramentas reconhecida em todo o Brasil, inovando em um segmento de produtos tradicionalmente ligado às lojas físicas e uma diversidade de itens.

“O maior desafio em termos de marketing e comunicação era mostrar que é possível comprar parafusos online, o que temos conseguido”, diz Paulo Roberto Schwarz, sócio fundador da empresa e idealizador do primeiro e-commerce do País em vendas de parafusos e elementos de fixação pela internet.

A ideia de criar a Parafuso Fácil surgiu no final de 2019, como um diferencial da empresa que há mais de 25 anos atua com foco na venda de máquinas, ferramentas e itens como parafusos e elementos de fixação, em Jaraguá. Já no ano seguinte, com a aceitação do projeto, e com a expansão da plataforma seguindo de maneira independente ao negócio principal, a Parafuso Fácil vem conquistando um nicho de mercado que desafia em aspectos que envolvem desde a venda, logística de entrega e prazos para que o produto chegue rapidamente ao cliente, entre outros fatores.

O período de pandemia, explica o empresário do varejo, acabou ajudando a impulsionar os pedidos e com ações no meio digital, e a divulgação em mídias especializadas o volume de pedidos que se iniciou pequeno projeta chegar até o final do ano em mais de 20 mil cadastros de compras para cerca de 26% de municípios em todo o território nacional.

Paulo Roberto Schwarz relatou sucesso da Parafuso Fácil, inovação do varejo na venda online de elementos de fixação – foto CAROLINE STINGHEN

 Completando o painel, o gerente de Marketing Corporativo da WEG, Deisne de Araújo, falou sobre as estratégias da empresa para se tornar uma marca conhecida em negócios ligados não só à fabricação de motores elétricos, mas em setores linkados com sustentabilidade, como energias renováveis, eletro-mobilidade, entre outros segmentos, com isso agregando valor à marca que vai além do produto e de soluções, no Brasil e exterior.

O trabalho é contínuo, assinala, e precisa contar com o envolvimento da equipe de marketing, de parceiros na comunicação da empresa com seus diferentes públicos, do apoio da alta gestão e, principalmente, o engajamento de cada um dos 40 mil colaboradores da companhia em 15 países onde a WEG está presente.

“Quando mudamos a maneira de comunicar as pessoas passam a se identificar com a empresa. Mesmo que mantendo a identificação com o produto, há uma conquista do olhar mais atento para o que a marca significa e o que ela entrega para a sociedade em modernidade, eficiência e qualidade de vida”, assinala. Para isso, a participação de cada funcionário incorpora maior valor porque resume histórias verdadeiras em que os atributos que sustentam a marca ficam mais visíveis.

“Destacamos as características, evidenciamos os benefícios, mas acima de tudo valorizamos os impactos do produto no meio, respeitando a cultura de uma empresa, porém de maneira leve”, reforça, citando as redes sociais e outras ferramentas de comunicação utilizadas no apoio ao marketing corporativo.

Deisne de Araújo mostrou que contar histórias verdadeiras ajudou WEG a agregar maior valor à marca – foto CAROLINE STINGHEN

O painel foi acompanhado pela presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini. “Uma oportunidade para ampliar as conexões entre empresas e gerar mais conhecimento em um setor importante para o posicionamento no mercado”, enalteceu Ana Clara, sobre os cases apresentados no painel.

Silene Wolf, cofundadora da WOOP Comunicação e mediadora do painel, também apresentou projeto que o Núcleo de Marketing e Comunicação está divulgando para uma radiografia do setor. O Mapeamento Cultural de Marketing nas Empresas é uma pesquisa que vem sendo realizada nos últimos meses no município, com o objetivo de conhecer o perfil das empresas em relação às áreas de marketing e comunicação. Alguns dados já são conhecidos, informou, e indicam que cerca de 50% das empresas respondentes contam com profissionais especializados, mas 30% delas ainda enfrentam dificuldades na contratação, outras 22% não mantêm estruturas profissionalizadas na área. Uma das questões apuradas diz respeito a indicadores e métricas de resultados. Com a pesquisa, o Núcleo busca ter uma visão ampla quanto aos riscos e oportunidades, estratégias de inteligência, pontos de atenção e indicações para o planejamento.

>>> Empresas que ainda não participaram da pesquisa podem acessar o Mapeamento Cultural de Marketing clicando aqui: https://bit.ly/3CDAw5b

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Dicas para o Mercado

Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra

Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores

Leia mais
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Destaques

Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região

Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional

Leia mais
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Associativismo

Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT

Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil

Leia mais
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
Associativismo

BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região

A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA

Leia mais
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Notícias

Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul

Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade

Leia mais
BR-280: duplicação no trecho estadualizado prossegue com obras em Guaramirim
Destaques

BR-280: duplicação no trecho estadualizado prossegue com obras em Guaramirim

Viaduto sobre a linha férrea é a única Obra de Arte de maior porte restante do projeto de duplicação do trecho estadual da rodovia

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.