Notícias 08 abr, 24

Evento é gratuito e aberto a empreendedores interessados em conhecer oportunidades de crescimento por meio do associativismo

Economista apresenta cenários e oportunidades a empresas do setor eletrometalmecânico

O cenário econômico, desafios e oportunidades para o setor eletrometalmecânico é tema de palestra que traz a Jaraguá do Sul Marcelo Masera de Albuquerque, especialista do Observatório FIESC.

Iniciativa do Núcleo de Eletrometalmecânica da ACIJS, FIESC e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Jaraguá do Sul, o evento ocorrerá nesta quarta-feira, dia 10, às 8 horas. A palestra é gratuita, com foco no setor eletrometalmecânico, mas é preciso confirmar presença, o que pode ser feito pelo link https://acijs.com.br/agenda/cafe-com-palestra-cenario-economico-para-o-setor-eletrometalmecanico/.

>>> Informações pelo telefone (47) 99901-6016 e e-mail cristiano@connect.com.br.

Além da apresentação dos principais indicadores que influenciam uma das atividades do setor produtivo mais representativas da economia regional, e como a inovação e a busca por novos mercados estão moldando o futuro da indústria, o encontro também vai oportunizar à FIESC demonstrar aos empreendedores locais a estrutura de Câmaras Setoriais mantidas pela entidade. E, ainda, divulgará detalhes da Expo Defense, dos projetos Indústria Mais Digital, programas Agiliza e Brasil Mais Produtivo, e como empresas podem acessar linhas de crédito para impulsionar seus negócios.

Indústria reconhecida nos mercados nacional e internacional

O setor eletrometalmecânico desempenha um papel fundamental na economia do Vale do Itapocu, reunindo mais de 5 mil empresas que contribuem de forma expressiva para que a região tenham participação ativa no PIB de Santa Catarina – Em 2021, o valor chegou a R$ 428,5 bilhões, um volume 6,8% maior em relação ao ano anterior e acima do patamar brasileiro no período, de 4,8%, segundo os dados mais recentes divulgados pelo IBGE.

Compreendendo empresas que englobam desde a produção de equipamentos eletroeletrônicos até a fabricação de peças metálicas e maquinário pesado, este setor é um dos principais motores do desenvolvimento econômico local. A sua importância reside não apenas na geração de empregos diretos e indiretos, mas também na capacidade de impulsionar a cadeia produtiva, atraindo investimentos e fomentando a inovação tecnológica.

As empresas eletrometalmecânicas da região do Vale do Itapocu são reconhecidas pela sua alta qualidade e competitividade, o que as torna referência não apenas no mercado nacional, mas também internacional. A diversificação dos produtos fabricados, que vão desde componentes eletrônicos até estruturas metálicas complexas, contribui para a resiliência econômica da região, tornando-a menos suscetível às flutuações de mercado.

Além disso, o setor eletrometalmecânico tem um papel importante no desenvolvimento de outras indústrias locais, fornecendo insumos e serviços essenciais para diversos segmentos, como o automotivo, o de construção civil e o de tecnologia. Isso cria um ecossistema industrial interconectado que promove a criação de valor agregado e a geração de riqueza para a comunidade.

A presença de empresas eletrometalmecânicas na região também estimula a formação de mão de obra qualificada, por meio de parcerias com instituições de ensino técnico e universidades locais. Isso garante a continuidade do desenvolvimento do setor, ao fornecer profissionais capacitados para atender às demandas do mercado e promover a inovação constante.

Além dos aspectos econômicos, o setor eletrometalmecânico desempenha um papel importante no desenvolvimento sustentável da região, adotando práticas e tecnologias que visam a redução do impacto ambiental e o uso eficiente dos recursos naturais. Trata-se de um pilar essencial da economia regional, contribuindo significativamente para o crescimento com sustentabilidade, com a criação de empregos de qualidade e a geração de renda, e atuando pelo fortalecimento da infraestrutura industrial que a posiciona como um polo de excelência no cenário nacional e internacional.



Confira as

Últimas notícias

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Núcleos Empresariais oportunizam a empreendedores acesso a uma vasta rede de relacionamentos, vital para o desenvolvimento dos negócios

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho federal - lote 2.2 (contorno)

Conforme a coordenadoria regional do DNIT, obras na rodovia seguem o cronograma e contorno tem previsão de conclusão em dezembro de 2025

Feirão do Imposto conscientiza sobre impactos da carga tributária

Com o tema "Dígitos que sufocam", a campanha deste ano movimenta empresas da região para mostrar como a elevada carga tributária pode ser sufocante para os cidadãos e para a economia como um todo

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a agenda de encontros de nucleados e atividades de educação empresarial da ACIJS

Inovação e gestão com foco nas pessoas faz organizações crescerem com sustentabilidade

Empresário falou sobre estratégias que levaram a Duas Rodas a posições de liderança nos segmentos em que atua no mercado internacional

Imposto de Renda: recursos de doações podem ajudar projetos sociais na região

ACIJS incentiva contribuintes da região a destinarem recursos do Imposto de Renda em apoio a projetos sociais

Jaraguá do Sul já encaminhou mais de 250 toneladas de doações ao RS

Novamente o município e região demonstram capacidade de mobilização da comunidade em torno da solidariedade

SC quer elevar participação do PIB para 10% no setor de tecnologia, até 2030

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett destacou importância do alinhamento do setor produtivo com as políticas do estado na área da inovação

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira destaques da agenda da ACIJS

Geração de valor nas organizações é tema do Encontro Empresarial

Evento com palestra do presidente da Duas Rodas, Leonardo Zipf, é aberto a empresários e comunidade em geral

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar