Notícias 27 set, 21

Reaquecimento da economia no pós-pandemia vai exigir mais atenção com a qualificação profissional, avaliam entidades

Economia reage, mas qualificação de mão de obra ainda é desafio

Os dados da Sondagem Industrial apurada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que a utilização da capacidade instalada segue elevada em agosto, acima do registrado em anos anteriores, mesmo se comparada com o desempenho de 2020, quando a Indústria vinha em forte recuperação após a paralisação causada pela Covid-19.

O emprego também continua crescendo, segundo o levantamento. O nível de estoques praticamente não mudou no mês, e segue abaixo do planejado pelas empresas. Destaca-se, que a diferença entre o nível de estoque efetivo e o planejado é muito menor que no mesmo mês de 2020, quando o problema da falta de insumos e matérias-primas vinha se tornando mais crítico. 

As expectativas dos empresários mostraram acomodação no mês, mas seguem especialmente positivas. Nesse cenário, de otimismo do setor produtivo e de alta utilização da capacidade instalada, a intenção de investir do empresário segue também elevada. 

Setores como o de panificação têm apresentado bom desempenho, segundo os indicadores econômicos

Para o presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, Santa Catarina segue acompanhando o quadro nacional, onde setores como o da indústria e do agronegócio apresentam performances positivas. Além disso, as exportações têm favorecido o estado e segmentos tradicionais como o metalmecânico e da construção civil reagem nas suas movimentações. Contudo, o empresário faz a ressalva de que em setores como o de bens de consumo ainda há retrações. O poder de compra da população, especialmente na camada de média e baixa renda, se ressente de mais impulso. Há um comprometimento maior de recursos que poderiam aquecer a economia, por conta de fatores como o aumento de preços e a influência da elevação do dólar.

“Se por um lado vemos uma reação positiva com a geração de empregos, por outro lado há a preocupação com a qualificação de mão obra para as vagas que vão surgindo. Na microrregião, por exemplo, há muitas vagas em aberto, mas é preciso qualificar mais a mão de obra”, observa Leigue. Para ele, esse é um tema que deve merecer cada vez mais atenção dos setores organizados, considerando a retomada econômica no pós-pandemia.

Célio Bayer, vice-presidente da Federação das Indústrias na região da Amvali (Vale do Itapocu), diz que os indicadores apontados pela CNI refletem um quadro também percebido nos levantamentos da FIESC. “Há uma tendência de crescimento no nível de emprego, ainda que comparando com os indicadores do ano passado ele se mostre abaixo porque houve o impacto da pandemia”, assinala. Na região, explica, o desempenho é positivo ao se considerar que somente em Jaraguá do Sul foram gerados mais de 5 mil postos de trabalho de janeiro a julho deste ano.

Outro indicativo de que em 2021 a economia reage positivamente, explica Bayer, é a ampliação das oportunidades em áreas ligadas à informática e tecnologia da informação, com mais vagas para técnicos em programação. Essa demanda, entretanto, requer maior nível de especialização, mas diante da falta de profissionais muitas empresas apostam na formação de pessoal do chamado ‘chão de fábrica’ para atender suas necessidades. “O cenário esse ano continuará positivo e mesmo para 2022, um ano eleitoral em que sempre pode ocorrer uma retração, ainda assim a expectativa é de crescimento relativo, também porque há uma perspectiva de incremento na internacionalização das empresas”, pondera Célio Bayer.   


Tags


Confira as

Últimas notícias

Manifestação de pesar - Oswaldo Pereira

Oswaldo Pereira presidiu a entidade entre os anos 1984 e 1985, e deu importante contribuição para o associativismo empresarial na região

Núcleos Empresariais da ACIJS retomam agendas de trabalhos em 2025

Participação nos Núcleos Empresariais permite às empresas ampliarem suas redes de relacionamento, fomentando negócios e fortalecendo o associativismo regional

Encontro Empresarial da ACIJS debate os impactos do ESG nas empresas

Na palestra às 19 horas, no CEJAS, especialista mostrará cenários possíveis para as organizações em todo o mundo, em mercado estimado em 30 trilhões de dólares em práticas sustentáveis

Feirão de Empregos de Jaraguá do Sul segue com inscrições para empresas

Empresas interessadas em participar com suas oportunidades de trabalho têm até 5 de fevereiro para fazer a inscrição, mas as vagas são limitadas

Austeridade fiscal e eficiência no uso de recursos públicos é desafio às novas gestões, apontam ACIJS e CDL

Entidades defendem que projetos que impactam diretamente na comunidade devem ser prévia e amplamente debatidos

Jaraguá do Sul abre cena cultural de SC e celebra 20 anos de FEMUSC

A 20ª edição do FEMUSC conta com uma agenda intensa até o dia 25, com mais de 200 apresentações gratuitas, no Centro Cultural SCAR e em vários outros espaços na comunidade

Ação solidária do Núcleo da Indústria Moveleira doa kits de cozinha a famílias gaúchas

Ação foi uma das iniciativas que mobilizaram diversos segmentos de Jaraguá do Sul na corrente de solidariedade que mobilizou várias regiões do Brasil em prol do RS

Ações de Natal de Núcleos ACIJS levam alegria à comunidade de Jaraguá

Foram mais dois momentos especiais de integração com a comunidade e reforçando a presença social de empresas nucleadas

DNIT atualiza situação de obras de duplicação da BR-280

Obra, estratégica para a melhoria da mobilidade e da logística regional, vem tendo o monitoramento da ACIJS

Escola de Panificação e Confeitaria forma primeira turma em Jaraguá do Sul

Curso é uma iniciativa do Núcleo de Panificação e Confeitaria, com metodologia técnica e educacional do SENAI, com o objetivo de preparar profissionais para o mercado

whatsapp
You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar