Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 12/01/2026
Compartilhe:

Com o Femusc, Jaraguá do Sul dá largada às comemorações dos 150 anos

Durante a abertura do 21º Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), no domingo (11), Jaraguá do Sul deu início à programação especial em comemoração aos 150 anos da cidade.

No espetáculo inaugural do Festival, no Centro Cultural da SCAR, foi lançada a marca oficial dos 150 anos e divulgado o calendário de eventos que vão acontecer ao longo do ano – com ênfase ao dia 25 de julho, data oficial da celebração.

Conforme o comitê responsável pela programação de aniversário da cidade, a expectativa é de um calendário repleto de atrações, incluindo feiras, eventos culturais e esportivos, entre outros. A ideia é envolver a cidade em uma ampla programação, de forma que todos sintam-se representados.

Ex-presidente da ACIJS e conselheiro da entidade, o presidente do comitê dos 150 anos de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, destacou que o 21º Femusc será especial e ainda mais simbólico em 2026, pois celebra também a história e o futuro da cidade, nos 150 anos de Jaraguá do Sul e 70 anos da SCAR.

“Esses números contam uma história de transformação. Jaraguá do Sul evoluiu de uma economia agrária para uma potência industrial. Uma transição emblemática, celebrada com feiras, eventos e o espírito de uma comunidade que escolheu se reinventar. E então, há 70 anos, um grupo de visionários, músicos que também eram empresários e protagonistas da nossa comunidade, decidiu que o município precisava de algo mais do que indústria. Precisava de arte, de cultura, de um centro que fosse o coração cultural da cidade. Assim nasceu a Scar. De um sonho de alguns, tornou-se uma realidade para muitos. À medida em que celebramos esses marcos, reafirmamos nossa busca por novas economias baseadas no conhecimento, na criatividade e na arte, sempre respeitando o nosso legado e o que nos trouxe até aqui”, afirma Luis Leigue.

O prefeito Jair Franzner destaca que a programação dos 150 anos foi pensada para todos os públicos, com eventos que vão integrar a cidade e quem vive aqui. “Teremos muitas atrações. Os jaraguaenses merecem uma programação alegre, festiva e saudável, que reúna as famílias e amigos.”

O calendário dos eventos alusivos aos 150 anos poderá ser conferido no site da Prefeitura a partir desta segunda-feira (12). O comitê dos 150 anos foi criado por portaria e reúne integrantes da Administração Municipal e entidades parceiras como ACIJS, CDL, SCAR, Convention & Bureau, Novale Hub e FIESC.

[Fotos: PMJS]

Identidade visual que reforça atributos da cidade

A arte criada para celebrar os 150 anos nasceu de uma fusão de elementos que destacam a marca da cidade como território inovador, acolhedor e com alta qualidade de vida (Jaraguá do Sul, Orgulho de Ser). As cores institucionais da Prefeitura e o Monumento da Praça da Contemplação – tributo ao morro da Boa Vista, símbolo da cidade – também estão presentes na criação.

Femusc tem abertura com noite especial

A abertura do 21º Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), lotou o Grande Teatro da SCAR na noite de domingo (11). Várias autoridades prestigiaram a solenidade. O evento – considerado o maior festival-escola da América Latina – também abriu as comemorações alusivas aos 150 anos de Jaraguá do Sul, sendo a primeira atração de um amplo calendário festivo.

A presidente do Instituto Femusc, Monika Hufenussler Conrads, ressaltou a importância do festival para a cultura, a arte e a educação através da música, frisando que, em 2026, a programação será ainda mais especial porque abre as celebrações dos 150 anos da cidade. “Em um mundo cada vez mais ruidoso, Jaraguá do Sul escolheu começar seus 150 anos como música. Essa não é uma escolha trivial, é uma escolha de valores, é uma escolha de identidade, é uma escolha de futuro. Hoje, não abrimos apenas a 21ª edição do Femusc, abrimos um ciclo. Um ciclo que conecta cultura, educação, economia criativa e desenvolvimento humano. Um ciclo que afirma que cidades fortes não se constroem apenas com infraestrutura, mas com pessoas, sensibilidade e visão”, frisou.

O presidente do comitê dos 150 anos de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, destacou a evolução do Município ao longo do tempo, até os dias atuais. “A medida em que celebramos esses marcos, reafirmamos nossa busca por novas economias baseadas no conhecimento, na criatividade e na arte, sempre respeitando o nosso legado e o que nos trouxe até aqui. O Femusc é uma prova viva de que a excelência cultural não é luxo, mas uma parte essencial do nosso DNA e da nossa visão de futuro”, pontuou.

Luis Hufenüssler Leigue se emocionou ao lembrar do avô, Dietrich Hermann Wolfram Hufenüssler, que presidiu o comitê das festividades de 100 anos de Jaraguá do Sul. “Hoje ele não está mais entre nós, mas com certeza é uma geração que está abençoando esse momento e dando energia para que a gente possa celebrar os 150 anos com toda a alegria e energia que Jaraguá do Sul merece.”

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Jair Franzner reafirmou o orgulho por Jaraguá do Sul sediar o festival. “O Femusc é um marco cultural significativo e um presente para os 150 anos do município. Temos o compromisso de apoiar iniciativas que promovam e enriqueçam a cultura e a arte em nossa cidade. A cada edição, o Femusc transforma Jaraguá do Sul. Estamos felizes em abrir nossa programação de aniversário com este grande evento, que nos coloca no mapa cultural do mundo.”

Marcando a abertura do festival o programa mostrou obras como “Le Api” (As Abelhas), de Antonino Pasculli; “Oblivion”, de Astor Piazzolla; “Danças Sacras e Profanas”, de Claude Debussy; e o “Concerto para Oboé, Violino e Orquestra”, de Johann Sebastian Bach.

O destaque da noite ficou por conta da performance do maestro e diretor artístico do Femusc, Alex Klein, em “Le Api”, uma das peças mais desafiadoras do repertório para oboé. A obra exige que o músico execute mais de três mil notas musicais em apenas três minutos, sem pausa para respirar – um feito técnico que poucos instrumentistas conseguem realizar.

A programação do Femusc segue até 24 de janeiro com apresentações na Scar, em salas multiuso, teatros, bairros e espaços públicos da cidade. Ao todo serão mais de 200 espetáculos gratuitos. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Fortalecimento da representatividade, infraestrutura e educação: metas da nova diretoria da ACIJS
Destaques

Fortalecimento da representatividade, infraestrutura e educação: metas da nova diretoria da ACIJS

Gestão atuará com foco no protagonismo do associativismo empresarial, consolidando ações em prol do empreendedorismo gerador do desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social de Jaraguá do Sul e região

Leia mais
ACIJS celebra conquistas no ecossistema empresarial e reforça presença na comunidade
RETROSPECTIVA 2025

ACIJS celebra conquistas no ecossistema empresarial e reforça presença na comunidade

2025 foi um ano marcado por muitas realizações e conquistas que reafirmam papel da entidade na representação empresarial e no compromisso com a comunidade

Leia mais
BR-280: trecho estadualizado entra na reta final com novo viaduto na Mannes
Notícias

BR-280: trecho estadualizado entra na reta final com novo viaduto na Mannes

Obra da travessia elevada sobre a linha férrea, em Guaramirim, segue com previsão de entrega para abril de 2026

Leia mais
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
Destaques

Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil

O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social

Leia mais
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Associativismo

Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025

Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social

Leia mais
01 02 03 178
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.