Notícias 18 mar, 20

Na manhã desta quarta-feira, dia 18, o CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul divulgou comunicado de informação […]

Centro Empresarial emite comunicado a empresas e comunidade sobre decreto do Governo do Estado com medidas de contenção ao Coronavirus

Na manhã desta quarta-feira, dia 18, o CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul divulgou comunicado de informação e orientação à empresas associadas às suas entidades (ACIJS, APEVI, CDL e Sindicatos Patronais) e comunidade em relação às novas medidas anunciadas na terça-feira (17.03.2020) pelo Governo do estado e publicadas no Decreto Estadual nº 515/2020, que declara situação de emergência em todo o território catarinense.

No comunicado, o CEJAS recomenda que empresas e empresários associados, bem como toda a comunidade empresarial afetada, se organizem para o adequado e eficaz cumprimento das determinações anunciadas pelo Governo do Estado.

Dentre as determinações contidas no Decreto, destaca-se as seguintes medidas, com caráter de suspensão, pelo período de 7 (sete) dias:

1. Circulação de veículos de transporte coletivo urbano, intermunicipal e interestadual de passageiros;

2. Atividades e serviços não essenciais (tais como: academias, shopping centers, restaurantes, comércio em geral, etc.);

3. Atividades e serviços públicos não essenciais, em todas as esferas (municipal, estadual e federal), que não possam ser realizadas por meios eletrônicos ou mediante trabalho remoto;

4. Entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro.

Também estão suspensas, pelo prazo de 30 (trinta) dias, todos os eventos e reuniões, de qualquer natureza, públicos ou privados, com qualquer número de participantes.

Além disso, as indústrias deverão operar em sua capacidade mínima necessária, nas regiões em que foi identificado o contágio comunitário (até o momento, aplicável à região sul do estado).

Podem ser mantidos trabalho, atendimentos e reuniões que possam ser realizados por meios remotos e/ou eletrônicos.Nesse momento de crise mundial, usemos de bom senso e sensibilidade para adição de práticas e ações que adequem nossos hábitos à essa necessária prevenção temporária, num esforço social, no combate à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

No comunicado, o CEJAS reafirma o compromisso das entidades de atuar em conjunto com os demais segmentos organizados da sociedade, do poder público e da comunidade, visando conferir tranquilidade aos seus associados e ao público em geral.

“Quanto antes adotarmos medidas eficazes para enfrentamento da pandemia que vem se alastrando, tanto antes será possível controla-la e suprimi-la, possibilitando um retorno mais rápido e condigno à normalidade”, salienta o presidente do CEJAS e da ACIJS, Luis Hufenüssler Leigue.

O CEJAS integra o Comitê de Prevenção ao Coronavírus, juntamente com outras entidades do setor produtivo e da sociedade civil, poder público e órgãos de representação, atuando na realização de ações proativas em todos os ambientes nos quais a classe empresarial está representada.

“As entidades que compõem o CEJAS seguem buscando entender as aplicações do decreto e os seus impactos, considerando que qualquer mudança de cenário será notificada aos associados”, completa.

Confira as