Como tem sido tradição nos últimos anos, o Núcleo de Panificação e Confeitaria de Jaraguá do Sul terá novamente uma participação marcante nas comemorações de aniversário da cidade.
Mais uma vez, empresários e profissionais que integram o núcleo setorial ligado à ACIJS serão os responsáveis pela produção e distribuição das fatias do bolo comemorativo, que será compartilhado com a comunidade a partir das 14 horas de sexta-feira, dia 25, na Arena Jaraguá.
Participam da ação as empresas Tecnopan, Prestígio Alvorada, Pronti Pani, Café no Tom, Ana Maria, Mees Supermercado, Flohr, Produpan, Mime, Supermercados Martini, Rancho Bom e Cantinho Doce, com apoio da Duas Rodas, por meio das marcas Selecta, Specialitá e Mix. No total, serão mais de 300 quilos de bolo, com sabores e recheios variados.
A atividade integra o calendário preparado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que promove diversos eventos ao longo do mês. Entre os destaques, está o lançamento da marca Jaraguá do Sul – Orgulho de Ser, ocorrido no dia 7. A programação completa dos 149 anos pode ser acessada pelo site www.jaraguadosul.sc.gov.br.

Distribuição de fatias do bolo especial é aguardada todos os anos pela comunidade
[Foto: Caroline Stinghen]
Núcleo impulsiona setor importante da economia regional
A participação do Núcleo de Panificação e Confeitaria nas comemorações do aniversário da cidade representa, para os empreendedores do setor, um reconhecimento ao prestígio que suas empresas conquistam junto à comunidade ao longo do ano.
Criado em 2010, o núcleo tem como objetivo fortalecer e qualificar um segmento expressivo na economia local e regional. Para isso, promove capacitações, consultorias e ações coletivas que elevam os padrões de qualidade das empresas.
Além disso, o grupo participa de iniciativas com o Procon e a Vigilância Sanitária, buscando padronizar práticas comerciais e sanitárias e assim fortalecer a confiança dos consumidores. A atuação conjunta com entidades públicas e privadas reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico regional, tornando Jaraguá do Sul uma referência estadual em panificação e confeitaria.
Como resultado, o núcleo contribui para aumentar a competitividade, estimular a inovação dos produtos e fortalecer a identidade local das marcas. Um dos projetos nessa direção é o curso realizado em parceria com o SENAI, criado para suprir a escassez de mão de obra qualificada. Em 2024, o curso formou sua primeira turma com 19 alunos, oferecendo aulas práticas e teóricas que vão desde higiene na manipulação de alimentos até técnicas de produção artesanal.