Atuação do IMA/SC é destaque na plenária ACIJS-APEVI
O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, André Adriano Dick, esteve na plenária da ACIJS e APEVI no dia 22, quando fez um relato da atuação do órgão, criado recentemente para substituir a Fatma – Fundação de Apoio à Tecnologia do Meio Ambiente.
Segundo ele, a mudança visou adequar a atuação do Estado, por meio de seu órgão oficial, às novas diretrizes da legislação brasileira. O objetivo, também, foi o de buscar a modernização da estrutura e ajustes em relação ao desenvolvimento com sustentabilidade.
O presidente do IMA/SC explica que o papel fundamental do órgão, de fiscalização, concessão de licenciamentos e na proteção dos recursos naturais do Estado, cumpridos pela Fatma ao longo de 42 anos de existência do órgão, ganha mais dinâmica. Uma das inovações é a realização de auditorias ambientais para possibilitar processos auto declaratórios em licenciamentos.
“Há dois anos isto já era possível, mas não tínhamos a estrutura adequada, o que conseguimos agora de maneira a dar mais agilidade aos processos”, salienta. A novidade, informou o presidente do IMA/SC, foi implementada no dia 30 de agosto, com o primeiro Licenciamento Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) no estado.
Por meio da LAC, o investidor, no caso de projeto de baixo risco ambiental, pode informar o investimento, executar e ser fiscalizado depois. Se não cumprir as regras, será punido, num formato semelhante ao da declaração do Imposto de Renda, com um pente fino posterior.
O objetivo é dar mais celeridade nas questões que envolvem as análises de licenciamentos ambientais, muitas vezes contemplando investimentos que podem ajudar a economia do Estado. “Hoje mais de 70 bilhões de reais em investimentos estão parados à espera de licenciamento ambiental”, informa o presidente do IMA/SC.

2º Summit ACIJS é destaque na agenda empresarial de Jaraguá do Sul em setembro
Evento mais uma vez trará cases de sucesso e reúne especialistas renomados, contribuindo para o desenvolvimento de empresas de Jaraguá do Sul e região, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e visão estratégica

ACIJS inicia em setembro nova edição da Trilha Empreendedora
Programa oportuniza conhecimentos essenciais para os empresários melhorarem a gestão de seus negócios

Encontro Empresarial da ACIJS debate gestão de riscos e saúde mental no trabalho
Evento, em parceria com a Unimed, vai acontecer no próximo dia 25, e a participação é gratuita e aberta a associados e comunidade em geral

ACIJS apresenta programa de educação empresarial em seminário internacional
Programa de educação empresarial e eventos corporativos visam gerar conhecimento e fortalecer conexões no ecossistema empresarial de Jaraguá do Sul e região

Governos estadual e federal anunciam medidas de apoio a empresas afetadas por tarifas dos EUA
Pacote anunciado pelo governador Jorginho Mello soma R$ 435 milhões em medidas financeiras e tributárias emergenciais, e o plano de ação anunciado pelo presidente Lula prevê R$ 30 bilhões em crédito, com prioridade às pequenas empresas e a setores como o de alimentos perecíveis

Especialistas avaliam cenários e as perspectivas econômicas ao País
Impacto das tarifas impostas pelos EUA sobre exportações de empresas do Brasil ganhou destaque na análise de economistas no Encontro Empresarial ACIJS, em parceria com o Sicredi