Atuação do IMA/SC é destaque na plenária ACIJS-APEVI
O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, André Adriano Dick, esteve na plenária da ACIJS e APEVI no dia 22, quando fez um relato da atuação do órgão, criado recentemente para substituir a Fatma – Fundação de Apoio à Tecnologia do Meio Ambiente.
Segundo ele, a mudança visou adequar a atuação do Estado, por meio de seu órgão oficial, às novas diretrizes da legislação brasileira. O objetivo, também, foi o de buscar a modernização da estrutura e ajustes em relação ao desenvolvimento com sustentabilidade.
O presidente do IMA/SC explica que o papel fundamental do órgão, de fiscalização, concessão de licenciamentos e na proteção dos recursos naturais do Estado, cumpridos pela Fatma ao longo de 42 anos de existência do órgão, ganha mais dinâmica. Uma das inovações é a realização de auditorias ambientais para possibilitar processos auto declaratórios em licenciamentos.
“Há dois anos isto já era possível, mas não tínhamos a estrutura adequada, o que conseguimos agora de maneira a dar mais agilidade aos processos”, salienta. A novidade, informou o presidente do IMA/SC, foi implementada no dia 30 de agosto, com o primeiro Licenciamento Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) no estado.
Por meio da LAC, o investidor, no caso de projeto de baixo risco ambiental, pode informar o investimento, executar e ser fiscalizado depois. Se não cumprir as regras, será punido, num formato semelhante ao da declaração do Imposto de Renda, com um pente fino posterior.
O objetivo é dar mais celeridade nas questões que envolvem as análises de licenciamentos ambientais, muitas vezes contemplando investimentos que podem ajudar a economia do Estado. “Hoje mais de 70 bilhões de reais em investimentos estão parados à espera de licenciamento ambiental”, informa o presidente do IMA/SC.
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027
Entre as diretrizes da nova gestão, ressaltados pelo presidente Francisco Tavares Junior, estão o compromisso da nova gestão com temas historicamente acompanhados pela entidade, como o crescimento regional sustentável e o fortalecimento da educação como caminho para o desenvolvimento das empresas e da comunidade
Sustentabilidade é desafio permanente da sociedade, afirmam especialistas no V Seminário Cidades Mais Saudáveis
Evento foi realizado em parceria com a Prefeitura e ACIJS, que é mantenedora do programa Jaraguá Mais Saudável
ACIJS e CDL são reconhecidas em solenidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Homenagem reconhece parceria da classe empresarial com as instituições de segurança
Seminário fortalece ações de promoção da saúde nas cidades
Em 2025, evento marca um novo momento: o de reconhecer o que já foi construído e refletir sobre os próximos passos do programa Jaraguá Mais Saudável
Mutirão de Limpeza mobiliza voluntários em Jaraguá do Sul
Aberta à participação de toda a comunidade, ação busca valorizar os espaços públicos e fortalecer o orgulho de viver em Jaraguá do Sul.
