AMA reitera importância do apoio da comunidade para atendimento a autistas
A diretoria da AMA (Associação de Amigos do Autista de Jaraguá do Sul) esteve na plenária da ACIJS no dia 9, segunda-feira, para fazer um relato das atividades no município e enfatizar a importância do apoio da comunidade à causa.
No mês dedicado à conscientização em torno do autismo, a entidade vem cumprindo com uma ampla programação que visa também arrecadar recursos para a manutenção do atendimento a 113 alunos, de Jaraguá do Sul e municípios da região.
Depois do pedágio e do treinão, realizados nos dias 7 e 8, a próxima atividade é o Happy Hour da AMA, no dia 18, às 17 horas, no Clube Atlético Baependi. “Junto com a produção de cartões artesanais, e do apoio de doadores, estes eventos são a nossa fonte de receita mais importante”, diz a presidente Leila Modro.
Os recursos são utilizados para o pagamento de professores, nas despesas com a sede da AMA, no Bairro Vila Lalau, no transporte e no custeio em geral. De acordo com o empresário Célio Bayer, ex-presidente e um dos voluntários, existe ainda convênios com as prefeituras de Jaraguá e Schroeder, mas sempre há dificuldades de caixa.
“Dependemos sempre desta ajuda de todos, a comunidade de maneira geral não nos tem negado porque sabe da importância deste trabalho para que o aluno autista tenha oportunidades de uma inserção plena na sociedade. Pelas suas características, este é um atendimento que ele vai prestar por toda a vida, mas nada impede o autista de desenvolver atividades como qualquer outra pessoa desde que receba a atenção adequada”, relata Célio Bayer.
O presidente da ACIJS, Anselmo Ramos, comenta que o autismo enfrenta ainda dificuldades de compreensão na busca de recursos públicos. “Como se trata de um atendimento multidisciplinar, que envolve as áreas de assistência social, saúde e educação, nem sempre a tramitação é rápida e assertiva na captação junto aos governos. Por isso, o apoio da sociedade é fundamental no auxílio às famílias e no atendimento para que os alunos não parem”, finalizou.
“O autista tem um grande potencial e necessita apenas do tratamento adequado, e é isto que a AMA se propõe fazer. São pessoas com um modo diferente de pensar, e o mundo precisa de pessoas que pensem diferente”, completa Leila Modro.
Interessados em ajudar a AMA de Jaraguá do Sul, com doações ou compra de camisetas promocionais do “Abril Azul”, devem entrar em contato pelo telefone (47) 3370-1555 ou pelo e-mail [email protected].
Executivo e Legislativo apresentarão, dia 1º, resultados do ano no Encontro Empresarial da ACIJS
Evento tradicional de fim de ano no Centro Empresarial permite que a comunidade conheça as principais ações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores
ACIJS elege nova diretoria para o período 2026-2027
Entre as diretrizes da nova gestão, ressaltados pelo presidente Francisco Tavares Junior, estão o compromisso da nova gestão com temas historicamente acompanhados pela entidade, como o crescimento regional sustentável e o fortalecimento da educação como caminho para o desenvolvimento das empresas e da comunidade
Sustentabilidade é desafio permanente da sociedade, afirmam especialistas no V Seminário Cidades Mais Saudáveis
Evento foi realizado em parceria com a Prefeitura e ACIJS, que é mantenedora do programa Jaraguá Mais Saudável
ACIJS e CDL são reconhecidas em solenidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Homenagem reconhece parceria da classe empresarial com as instituições de segurança
Seminário fortalece ações de promoção da saúde nas cidades
Em 2025, evento marca um novo momento: o de reconhecer o que já foi construído e refletir sobre os próximos passos do programa Jaraguá Mais Saudável
Mutirão de Limpeza mobiliza voluntários em Jaraguá do Sul
Aberta à participação de toda a comunidade, ação busca valorizar os espaços públicos e fortalecer o orgulho de viver em Jaraguá do Sul.
