AMA reitera importância do apoio da comunidade para atendimento a autistas
A diretoria da AMA (Associação de Amigos do Autista de Jaraguá do Sul) esteve na plenária da ACIJS no dia 9, segunda-feira, para fazer um relato das atividades no município e enfatizar a importância do apoio da comunidade à causa.
No mês dedicado à conscientização em torno do autismo, a entidade vem cumprindo com uma ampla programação que visa também arrecadar recursos para a manutenção do atendimento a 113 alunos, de Jaraguá do Sul e municípios da região.
Depois do pedágio e do treinão, realizados nos dias 7 e 8, a próxima atividade é o Happy Hour da AMA, no dia 18, às 17 horas, no Clube Atlético Baependi. “Junto com a produção de cartões artesanais, e do apoio de doadores, estes eventos são a nossa fonte de receita mais importante”, diz a presidente Leila Modro.
Os recursos são utilizados para o pagamento de professores, nas despesas com a sede da AMA, no Bairro Vila Lalau, no transporte e no custeio em geral. De acordo com o empresário Célio Bayer, ex-presidente e um dos voluntários, existe ainda convênios com as prefeituras de Jaraguá e Schroeder, mas sempre há dificuldades de caixa.
“Dependemos sempre desta ajuda de todos, a comunidade de maneira geral não nos tem negado porque sabe da importância deste trabalho para que o aluno autista tenha oportunidades de uma inserção plena na sociedade. Pelas suas características, este é um atendimento que ele vai prestar por toda a vida, mas nada impede o autista de desenvolver atividades como qualquer outra pessoa desde que receba a atenção adequada”, relata Célio Bayer.
O presidente da ACIJS, Anselmo Ramos, comenta que o autismo enfrenta ainda dificuldades de compreensão na busca de recursos públicos. “Como se trata de um atendimento multidisciplinar, que envolve as áreas de assistência social, saúde e educação, nem sempre a tramitação é rápida e assertiva na captação junto aos governos. Por isso, o apoio da sociedade é fundamental no auxílio às famílias e no atendimento para que os alunos não parem”, finalizou.
“O autista tem um grande potencial e necessita apenas do tratamento adequado, e é isto que a AMA se propõe fazer. São pessoas com um modo diferente de pensar, e o mundo precisa de pessoas que pensem diferente”, completa Leila Modro.
Interessados em ajudar a AMA de Jaraguá do Sul, com doações ou compra de camisetas promocionais do “Abril Azul”, devem entrar em contato pelo telefone (47) 3370-1555 ou pelo e-mail ama.autista@uol.com.br.
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
