A atual diretoria da ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul foi reconduzida por aclamação, nesta terça-feira (28), para mais um período à frente da entidade.
A presidente Ana Clara Franzner Chiodini e vice-presidentes completarão, até o início do próximo ano, o ciclo iniciado em 2022, que prevê em estatuto a recondução por mais um ano.
Nas assembleias realizadas no CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, associados também aprovaram o relatório social com as atividades realizadas pela atual gestão, o balanço financeiro e as projeções de investimentos futuros.
O principal foco é a manutenção de investimentos para a ampliação de serviços e soluções às empresas associadas, com sustentabilidade financeira que assegure modernização da estrutura, e o fortalecimento da presença da ACIJS como entidade de representação do setor produtivo e comprometida com a comunidade.
“A nossa jornada até aqui foi marcada por grandes aprendizados, onde concluímos mais do que nunca a necessidade de estarmos o tempo todo nos questionando e procurando sermos melhores, nos reinventarmos a todo momento com um dinamismo que se torna mais que essencial para os tempos atuais”, disse a presidente Ana Clara após a reunião do Conselho Deliberativo que referendou a nominata de diretoria para um novo período de gestão.
“No dia 17 de março de 2022 fiz um convite para juntos vencermos os novos desafios, agora gostaria de deixar o convite para juntos construirmos o futuro”, ressaltou a empresária, terceira mulher a comandar a entidade, sendo uma das mais jovens lideranças a ocupar a presidência. A valorização da presença feminina na diretoria executiva é uma das marcas da gestão, que mantém a igualdade de gênero em 50% entre a presidente e as vice-presidências da ACIJS. Até então, é a única e primeira entidade ligada ao associativismo empresarial do estado a trazer este equilíbrio.
Destaque especial foi dado aos 85 anos, que a ACIJS completará em 22 de junho, data que será celebrada ao longo do ano com ampla programação que começa já no mês de março com a realização do tradicional Encontro Empresarial, com a presença de convidados que vão abordar o cenário atual e os impactos político e econômico em Santa Catarina e no País.
Para assinalar a agenda comemorativa, um selo especialmente desenvolvido para enfatizar a trajetória da entidade ao longo de mais de 8 décadas, foi apresentado como peça de identificação dos materiais de divulgação durante o ano.
A expressão ‘Juntos’, que caracteriza o posicionamento da entidade, se mantém ainda mais forte, explica a presidente. “É uma palavra que marca de forma importante toda a trajetória de quase 85 anos da ACIJS e continua sendo de ordem primária, pois só assim vamos conseguir efetivamente sermos cada vez melhores”, reforça a presidente Ana Clara.
Ela disse que o compromisso da diretoria é dar continuidade ao trabalho realizado, com foco no propósito da ACIJS, de promover conexões e conhecimentos que potencializam o ecossistema empresarial de Jaraguá do Sul e apoiado nos 3 pilares que acompanham a trajetória da entidade: representatividade através do fortalecimento e união da classe empresarial; desenvolvimento econômico acompanhado do desenvolvimento sustentável e social da comunidade; e o desenvolvimento empresarial através de um ambiente favorável aos negócios e o desenvolvimento das empresas e empresários.
Relatório mostra intensa atuação na representação empresarial e envolvimento comunitário
Os números e ações do Relatório Social apresentado nas assembleia ordinária e extraordinária, previstas no estatuto da entidade e realizadas conjuntamente, mostram a efetiva atuação da ACIJS nos dois últimos anos, após um período em que muitas atividades foram impactadas pela pandemia de coronavírus. Com a retomada gradual de agendas e a busca de um ambiente de normalidade, em todas as áreas a dinâmica foi se restabelecendo e ganhando impulso seja em agendas dos Núcleos Empresariais ou no trabalho das equipes da ACIJS responsáveis pelo relacionamento com associados e comunidade.
O detalhamento do Relatório Social, feito pelas vice-presidentes Caroline Elisa Obenaus Cani (Comunidade e Urbanismo) e Luciane Spézia Rincaweski (Administrativa), demonstra que a ACIJS movimentou em 2022 mais de 23 mil pessoas em atividades organizadas ou com participação da entidade, seja por meio da diretoria ou dos seus 20 Núcleos Empresariais.
A ACIJS reúne 1.450 empresas associadas, das quais 220 também estão agregadas nos grupos setoriais que envolvem 494 nucleados, além de contar com 3 comitês estratégicos e atuar em 18 conselhos municipais e participar de 6 entidades comunitárias, reforçando sua presença institucional e de apoio em áreas como inovação, infraestrutura, segurança pública, educação, saúde e assistência social, entre outras. Esta participação, seja de membros da diretoria ou de associados, é voluntária e colaborativa.
A representatividade da ACIJS também é evidenciada por sua participação no perfil econômico de Jaraguá do Sul. Os números mostram que as 1.450 empresas da indústria, comércio e serviços, de todos os portes e características jurídicas representam cerca de 62 mil pessoas entre as 78.091 que formam o contingente de ocupação em uma população de 184.579 moradores no município, conforme dados do IBGE no Censo 2021.
Ênfase à educação empreendedora com foco na melhoria da gestão e desenvolvimento de negócios
No relato apresentado pelo vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Marcos Roberto Zick, foi demonstrado o avanço da ACIJS na atual gestão no objetivo de ampliar as oportunidades de qualificação a empreendedores da região, associados à ACIJS ou não.
Com o propósito de inovar na área da educação empreendedora com a oferta de ferramentas como Diagnóstico, Mentoria e Curadoria, a ACIJS deu sequência a projeto idealizado ainda em gestões anteriores, mas também impactado pela pandemia. Do projeto piloto com nucleados, colocado em prática em 2019, e o lançamento como solução ACIJS em 2021, no ano passado a entidade ampliou o programa, incorporando ao lado do Diagnóstico, Mentoria e Curadoria também a série Trilhas de Educação Empreendedora. Trata-se de uma agenda de conteúdos específicos, de acordo com áreas identificadas por demanda que envolvem capacitação em Vendas e Marketing, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica.
Outra inovação implementada pela diretoria, ainda no ano passado, foi viabilizada com parceria com a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas visando integrar os esforços do programa também com o segmento do comércio varejista. Incorporando modelos de capacitação que a entidade coirmã já mantinha em seu portfólio, a parceria vem alcançando resultados positivos e com expectativas ainda mais promissoras.
Conforme o vice-presidente, os indicadores mostram a evolução do programa: de 9 Diagnósticos e 5 Mentorias no projeto-piloto de 2019, passando por uma pausa em 2021 devido aos efeitos da crise de Covid, em 2022 a iniciativa contabilizou 30 Diagnósticos e 15 Mentorias que envolveram empresários de Jaraguá do Sul, Schroeder, Araquari, São Bento do Sul e de Itajaí. Os módulos da Trilha Empreendedora, por sua vez, impactaram mais de 130 profissionais em capacitações em áreas como marketing, finanças, estratégia de gestão e de pessoas.
Para 2023, comenta Marcos Zick, a meta é intensificar o programa de educação empreendedora e ampliar o time de mentores, formado por CEOs e fundadores de empresas, executivos da alta gestão e profissionais com experiência, que atuam voluntariamente na missão de compartilhar suas vivências aos mentorados inscritos. Outra meta é buscar o incremento da oferta de Diagnóstico, uma ferramenta que auxilia os empreendedores na identificação do perfil e direcionamento de práticas para a melhoria dos negócios, elaborado pela equipe ACIJS a partir de entrevistas e de referências de especialistas nas diversas áreas de gestão.
Financeiro busca sustentabilidade para atender frentes de crescimento da entidade
O relatório financeiro, apresentado pelo vice-presidente Ary Carlos Pradi, reforçou o compromisso da ACIJS, entidade que atua na busca de um ambiente favorável de negócios aos seus associados, empresas do município e região, e no engajamento com a comunidade.
Destaca-se no relatório os investimentos em modernização da estrutura da entidade, no direcionamento de recursos para as várias áreas de atendimento aos associados, ampliação de parcerias que visam a sustentabilidade financeira para atender demandas de crescimento, seja em obras físicas, atualização de equipamentos e na inovação tecnológica.
Destaca que a condição de entidade que não visa lucros, mas que tem no associado e na prestação de serviços suas principais fontes de receitas para a auto sustentação, a ACIJS reaplica todos os recursos auferidos com mensalidades e convênios. Neste sentido, um dos destaques é a contribuição de seus membros de diretoria e conselheiros, dedicando horas e experiências à entidade, de forma voluntária e colaborativa, sem remuneração.
Plataforma de apoio ao voluntariado e eventos especiais, novidades dos 85 anos
Na reunião também foram apresentadas as novidades da ACIJS em 2023, com ênfase principalmente à agenda comemorativa aos 85 anos completados desde a fundação em 22 de junho de 1938.
Além de eventos pontuais como o tradicional Encontro Empresarial, com duas edições já confirmadas para março e abril, e de atividades que serão realizadas pelos Núcleos Empresariais ao longo do ano, o ponto alto será uma celebração no dia do aniversário, 22 de junho, com uma comemoração especial no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS, que seguirá o tema da campanha, “Juntos, Construindo o Futuro”.
Outro destaque é a participação da ACIJS como uma das realizadoras da 1ª Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul, ao lado da SCAR – Sociedade Cultura Artística, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e da Design Produções. O evento vai acontecer entre os dias 19 e 29 de outubro de forma integrada nos prédios do Centro Cultural da SCAR e no CEJAS, recebendo palestras de autores de relevância nacional e internacional, além de uma programação com contação de histórias, apresentações teatrais e musicais, conferências e mesa redonda. A ideia é tornar o evento um marco para a cultura e a literatura da região, se tornando mais uma referência para Santa Catarina.
A criação de uma plataforma digital de apoio ao voluntariado de Jaraguá do Sul e região também faz parte das inovações que a ACIJS apresenta em 2023, iniciativa liderada pelo Núcleo de Voluntariado Corporativo. Conforme Edna Zamboni, integrante do Núcleo de Voluntariado, a proposta surgiu da necessidade de organizar as frentes de atuação social no município e região, identificadas a partir da atuação de várias entidades, que resultou inclusive na criação durante evento na ACIJS.
Ela explica que a meta é estruturar uma ferramenta de gestão para conectar e mobilizar organizações sociais, poder público, empresas e voluntários, otimizando recursos e ações. Entre outras definições, a plataforma vai cadastrar as entidades que atuam em várias frentes para gerar visibilidade e apresentar as necessidades seja no aumento do voluntariado, em doações e outras demandas para fortalecer o setor. A plataforma está sendo idealizada com apoio da área de responsabilidade social da FIESC e em breve será apresentada oficialmente à comunidade. A plataforma será, ainda, apresentada também em evento nacional que ocorrerá em Belém (PA), no mês de abril.
>>> Confira a íntegra do evento >
Composição de Diretoria, Conselho Fiscal e Núcleos Empresariais
Nas assembleias também foram anunciadas os membros da diretoria eleitos por aclamação e indicados os líderes de Núcleos, para a nova gestão 2023-2024, do Conselho Deliberativo (2023-2025) e do Conselho Fiscal (2023-2025):
Diretoria
Ana Clara Franzner Chiodini (Presidente), Luciane Spézia Rincaweski (Vice-Presidente Administrativo), Ary Carlos Pradi (Vice-Presidente Financeiro), Daniel Marteleto Godinho (Vice-Presidente de Articulação Institucional), Caroline Elisa Obenaus Cani (Vice-Presidente da Comunidade e Urbanismo), Marcos Roberto Zick (Vice-Presidente de Educação e Desenvolvimento), Luiz Carlos Buzzarello (Vice-Presidente de Segurança), Pauline Menegotti Horn (Vice-Presidente de Empreendedorismo e Inovação), Simone da Rosa (Vice-Presidente de Núcleos Empresariais), Daniel de Assis Pereira Maffezzolli (Vice-Presidente de Marketing)
Núcleos Empresariais
Osnir Manske (Automecânicas), Fabio Cristiano Stein (Cervejarias), Marcio Correa Santos (Gastronomia), Angelica Brandelero (Gestão e Qualidade), Everton Pacheco (Hospitalidade), Guilherme Gumz Felicioni (Jovens Empreendedores), Vilson Rodrigues Silveira Junior (Loteadoras), Deisne de Araújo (Marketing e Comunicação), Jackson Doubrawa (Metalmecânica), Emerson Wittkowski (Móveis Planejados), Michelle Valmorbida Honorato Kury (Mulher Empreendedora), Valdemir Michels (Panificação e Confeitaria), Daiana Cristina Eger (Saúde e Bem-Estar), Gisela Eger (Segurança e Saúde no Trabalho), Gustavo Hanemann (Terraplenagem), Diego Ricardo Junckes (Transportadoras), Lucas Cerutti Ponssoni (Voluntariado Corporativo)
Conselho Fiscal
Efetivos: Ilário Bruch, João Valmir de Amorim e Johelmyr Roberto Kuczkowski; Suplentes: Paulo Henrique Felicioni, Daniel Harmel Salai e Paulo Roberto Schwarz
Conselho Deliberativo
Adriana Stahelin, Antonio Cesar da Silva, Ary Carlos Pradi, Carla Viviane Cruz Ferreira, Cleyton Stassun, Cintia Buzian, Célio Bayer, Célio Dalcanale, Daiana Cristina Eger, Délcio Spézia, Diego Bogo, Dieter Janssen, Dijalma Arcangelo Nasario, Elisiane de Souza Chiodini, Eduardo Siegfried Schiewe, Emílio da Silva Neto, Flavio José Marcatto Filho, Francisco dos Santos Tavares Junior, Gustavo Klitzke, Gustavo Pacher, Harry Schmelzer Junior, Jaime Franzner, Jaime Franzner Júnior, Leonardo Fausto Zipf, Leonardo Papp, Luiz Carlos Buzzarello, Moacir Parisi, Neocir Dal-Ri, Odair Borges de Freitas, Paulo Boss Demo, Ralf Benedito Sebold, Renato Freiberger, Rodrigo Boscaini, Samuel Piazera Taranto, Sérgio Luiz da Silva Schwartz, Talita Beber Miranda, Tiago Coelho Przywitowski, Valério Junkes, Viviane Cecília Lunelli, Wilson José Watzko