O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Lucas Esmeraldino, participou nesta segunda-feira (11) do primeiro Encontro de Empresários promovido pela ACIJS no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
Ele falou às lideranças empresariais da região sobre as primeiras ações de governo e ouviu algumas das reivindicações do setor produtivo, destacando o evento como uma oportunidade para conhecer importantes demandas dos segmentos que apoiam o crescimento da economia catarinense.
De acordo com Lucas Esmeraldino, a atuação da pasta que comanda está centrada na geração de emprego e renda. “Estamos realizando levantamentos da realidade do estado, com o objetivo de acelerar processos e com isto promover o desenvolvimento em todas as regiões”, assinalou.
Uma das preocupações, explicou, está relacionada com a área ambiental, onde há R$ 65 bilhões em investimentos que dependem de licenciamentos em análises do IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. Ele entende que os processos precisam ser analisados com bom senso para que o estado seja parceiro do empreendedor que deseja investir, e não atrapalhando com questões que muitas vezes podem ser facilmente resolvidas.
Lucas Esmeraldino falou também de questões relacionadas à infraestrutura, como é o caso da duplicação da BR-280, e disse que embora o assunto não esteja na sua pasta buscará uma maneira de dar mais agilidade às tratativas para atender ao pleito da região. Empenhou-se em articular um encontro na Secretaria de Infraestrutura porque, lembrou, a mobilidade é fundamental para o desenvolvimento de todas as regiões.
O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Anselmo Luiz Jorge Ramos, destacou pontos importantes do encontro, lembrando que os temas discutidos já mobilizam há algum tempo esforços do setor produtivo.
“São assuntos que temos discutido com frequência e que agora retomamos com o novo governo porque se trata de pleitos fundamentais para que a região possa recuperar sua condição de crescimento”, ponderou. Anselmo cita principalmente a melhoria da logística com os investimentos na rodovia, a solução para os créditos de ICMS cuja legislação vem sendo reavaliada pelo Governo do Estado, e a busca de maior flexibilização nas análises de licenciamentos ambientais.
O empresário destacou a participação do público na primeira reunião empresarial do ano. “Estamos iniciando um novo formato e convidamos associados e a comunidade a acompanharem os encontros, com sugestões que contribuam para uma presença ainda mais efetiva do pensamento empresarial sobre questões importantes para que tenhamos um bom ambiente para as empresas e isto ajude no desenvolvimento da região”.
>>> Confira a apresentação na íntegra: https://youtu.be/BWCn5_qdCo8