Um dos segmentos tradicionalmente mais ativos da região, a indústria têxtil e de vestuário se destaca na economia, movimentando a cadeia produtiva em itens que abastecem os mercados doméstico e internacional. No Brasil, dentro do segmento da indústria de transformação, o setor têxtil é o segundo maior empregador, somando mais de 24 mil unidades produtivas e ativas, segundo a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil).
Com destaque no setor, Santa Catarina assumiu o primeiro lugar no Brasil em produção de vestuário e acessórios, de acordo com um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Estado ultrapassou São Paulo em valor de transformação industrial no setor têxtil, ao alcançar a marca de R$ 6,6 bilhões, passando a responder por 26,7% da produção nacional, com base em dados do IBGE de 2018.
Neste contexto, muitos dos grandes negócios contam com o suporte de facções responsáveis por manter o bom volume de produção e, principalmente, a qualidade da marca brasileira junto ao mercado consumidor. A região do Vale do Itapocu se situa como um dos mais importantes polos do setor, e historicamente conta com empreendedores dedicados às facções, com necessidades de organização para se tornarem mais competitivos e com isso obtenham crescimento que atenda as demandas de empresas no segmento de confecções em geral.
Com foco no propósito de dar suporte ao desenvolvimento deste segmento da cadeia da indústria têxtil na região, a ACIJS inicia projeto de sensibilização para a criação do Núcleo Empresarial de Facções. Buscando integrar empreendedores e trazer qualificação na gestão e nos processos, a entidade vai realizar reunião aberta à participação de empreendedores do segmento, detalhando como a organização pode auxiliar na valorização dos serviços e ampliação de parcerias.
O encontro ocorrerá no dia 11 de abril, às 19 horas, no CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, e vai contar com a participação do empresário Luiz Carlos Buzzarello, vice-presidente da ACIJS, que atua no setor como sócio proprietário da Buzmaq, que irá compartilhar as experiências e as vantagens do associativismo para fortalecer o setor, além de auxiliar no desenvolvimento e na expansão dos negócios e, consequentemente, da economia de Jaraguá do Sul e região.
O evento é aberto a empresários, profissionais e interessados em fazer parte do Núcleo Empresarial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 98900-7612 e pelo e-mail [email protected].
Confira outras atividades dos Núcleos Empresariais da ACIJS:
Gestão e Qualidade – No dia 2 de abril (terça-feira) acontece o treinamento “Comunicação não violenta”, com a jornalista Rafaela Bortolin Pinheiro. O evento ocorre a partir das 15h30, no CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul e é aberto ao público em geral. Informações: (47) 99692-0117 / [email protected].
Jovens Empreendedores – Ainda no dia 2, nucleados realizam a atividade “Hot Seat”, ou traduzindo, cadeira quente, onde os nucleados compartilham os desafios nos seus negócios e o grupo debate de forma honesta e busca resoluções para estes problemas. Com mais ideias, o objetivo é ajudar com soluções estratégicas e práticas. A atividade ocorrerá no CEJAS, a partir das 19 horas, e é aberta a empreendedores interessados em conhecer o núcleo. Informações: (47) 98900-7612 / [email protected].
Saúde e Bem-Estar – Também no dia 2, reunião às 13h30, no Café no Tom, na SCAR, para um feedback do evento realizado em comemoração ao Dia da Mulher, e alinhamentos referentes à visita técnica, café com gestores, Dia Saúde Emocional Mãe/Mulher. Informações: (47) 99692-0117 / [email protected].
Segurança e Saúde no Trabalho / Gestão de Condomínios – Em parceria, os dois núcleos setoriais promovem importante bate-papo sobre as ações de combate à dengue’, no dia 3 de abril (quarta-feira), com representantes das prefeituras de Jaraguá do Sul e de Joinville. Talita Piccoli, gerente de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Jaraguá do Sul, e Emerson Brites da Maia, coordenador da Vigilância Ambiental de Joinville, vão trazer dados e dicas de prevenção para edificações (residenciais e comerciais). O objetivo é alertar a todos sobre os cuidados com doença viral, uma vez que os casos de dengue continuam aumentando no município. A conversa ocorrerá a partir das 15h30, no CEJAS. Além dos núcleos, qualquer pessoa interessada no tema pode participar. A inscrição deve ser feita pelo site da ACIJS e o ingresso é solidário: 1 kg de alimento não perecível. Confirmações podem ser feitas acessando https://acijs.com.br/agenda/bate-papo-acoes-de-combate-a-dengue-com-as-vigilancias-de-jaragua-do-sul-e-joinville/.
Automecânicas – Também no dia 3 de abril, nucleados do setor se reúnem às 19h30, no CEJAS, com discussão sobre assuntos da seguinte pauta: repasse de informações sobre a AGO do Núcleo Estadual de Automecânicas, realizado nos dias 22 e 23 de março, em Chapecó; preparativos da visita técnica à empresa R. Schroeder Centro Automotivo, agendada para 17 de abril; treinamento na BMW, realizado nos dias 6 e 7 de março; e feedback do programa Integração que tratou do uso do multímetro na prática, no dia 20 de março. O encontro é aberto para empresários que estão interessados em participar do núcleo. Informações: telefone (47) 99901-6016 e e-mail [email protected].
Eletrometalmecânica – No dia 10 de abril, às 8 horas, em parceria com a FIESC e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Jaraguá do Sul, acontece palestra com o economista Marcelo Masera de Albuquerque, abordando o tema ‘Cenário Econômico para o Setor Eletrometalmecânico – Descubra como a Inovação e a Busca por Novos Mercados estão Moldando o Futuro da Indústria’. Informações: (47) 99901-6016 / [email protected].