A Associação Empresarial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul uniram forças ao lado do município no enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue.
As duas entidades iniciaram um plano de ação com o objetivo de reforçar as medidas de combate ao Aedes aegypti que já são realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, buscando conscientizar as empresas e seus colaboradores.
Além da ação direta com mais de 3 mil empresas associadas, as entidades também auxiliam na orientação para a comunidade, reforçando a importância com cuidados básicos para evitar a propagação dos focos do mosquito e com isso a redução dos casos, que impactam diretamente no sistema de saúde e comprometem o atendimento à população de maneira geral.
O envolvimento do setor empresarial em situações que afetam o dia a dia da comunidade, como é o caso do crescente aumento dos casos de dengue, não é novidade e já ocorreu no enfrentamento ao coronavírus.
Agora, o aumento expressivo dos casos de dengue em todo o estado e na região requer ações de urgência, explica a presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini. Segundo ela, é preciso uma ampla mobilização, intensificando todas as formas de combate ao vírus e no apoio ao trabalho da Secretaria de Saúde.
“Cada um pode fazer a sua parte neste combate nas empresas e nas casas, evitando a proliferação de focos do mosquito e a doença, mantendo os locais limpos e sem água parada, fazendo a limpeza após as chuvas”, assinala.
Ana Clara lembra que a dengue pode ser controlada, mas sem cuidados a situação pode se agravar e causar mortes. “A comunidade de Jaraguá do Sul é muito engajada e temos certeza de que conseguiremos mobilizar todos os setores da sociedade neste momento de dificuldades”, completa Ana Clara.
O presidente da CDL, Paulo Roberto Schwarz, também reforça a importância de uma mobilização ampla para que a situação não fuja do controle. “Os números de casos crescem muito e preocupa os hospitais com problemas de superlotação, o que pode comprometer as vagas para os atendimentos a outras situações”, explica. O empresário lembra que os hospitais São José e Jaraguá recebem pacientes de outras regiões do estado. O esforço das entidades, reforça Paulo Schwarz, é no sentido de ampliar entre todos os associados as informações para que as recomendações do setor de saúde cheguem a todos os públicos.
Como parte da mobilização, está o reforço das ações preventivas e o alerta para que as pessoas fiquem atentas aos sintomas e buscarem orientação médica nas situações de mais gravidade. Para isso, estão sendo replicados os materiais de divulgação com as dicas para o controle da doença, no ambiente das empresas e disseminando as informações para os colaboradores e suas famílias com o impulsionamento via redes sociais da ACIJS e CDL.
As duas entidades também vão reforçar a realização do “Dia D”, uma mobilização de combate à dengue organizada pela Prefeitura, cuja data e detalhes serão definidos nos próximos dias.
>>> Campanha da Prefeitura vem orientando a comunidade sobre os cuidados para prevenção ao mosquito transmissor da dengue
Estado decreta Situação de Emergência em SC
Nesta quinta-feira (22), o Governo do Estado anunciou o Decreto Emergencial Epidemiológico que declara Santa Catarina em Situação de Emergência por conta da Infestação do mosquito Aedes aegypti.
O ato foi assinado pela governadora em exercício, Marilisa Boehm, ressaltando que o estado está engajado no combate à dengue. “Vamos vencer essa doença, nós precisamos agora é da ajuda da população, sem essa ajuda não conseguiremos vencer o mosquito da dengue”.
Além da assinatura do Decreto de Emergência, o estado anunciou uma campanha de comunicação do Governo do Estado, que passou a ser veiculada nesta semana nas mídias online e offline, como: TV aberta e fechada, rádios, terminais, sites, jornais, redes sociais, bussdoor, painéis externos, entre outros.