Os serviços no trecho estadualizado da BR-280, compreendendo a construção de elevado e viaduto sobre a linha férrea, nas proximidades da empresa Mannes (atual Pikolin) seguem o cronograma estabelecido pelo Governo do Estado.
Na terça-feira (15), em nova visita de acompanhamento às obras de duplicação da rodovia, a diretoria da ACIJS recebeu atualização da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade quanto à prioridade dos trabalhos neste trecho.
>>> Confira fotos do andamento da obra nas proximidades da empresa Mannes
[fotos Caroline Stinghen]



Com isto, a previsão estimada de entrega das Obras de Arte Especiais (OAEs) no plano de melhoria da capacidade de escoamento da malha viária segue sendo até o final deste ano e de conclusão total dos 9,3 quilômetros entre a Rodovia do Arroz e a Ponte Eduardo Ferreira Horn (Ponte do Portal) em 2026.
No local, os trabalhadores do Consócio Cetenco/DP Barros se concentram na conclusão da terra armada, base da nova pista na cabeceira do elevado no sentido Guaramirim, construção de barreira divisória (cerca New Jersey) e na preparação para colocação, posteriormente, de estacas e vigas da nova ponte.
Já as vigas para a travessia – que totalizam 39 peças – estão prontas no canteiro de obras da empresa, e depois serão transportadas para o local.
Em outra etapa, será feito o prolongamento do viaduto já existente e a readequação na parte inferior da travessia, como marginais e vias compartilhadas para pedestres e ciclistas.
Faz parte ainda do projeto duas passarelas para pedestres na altura da Uniasselvi e do Komprão.
A obra de duplicação da BR-280 no trecho estadualizado faz parte do Programa Estrada Boa e representa investimentos superiores a R$ 60 milhões.
DNIT orienta para alteração de tráfego no trecho federal
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para uma alteração no trânsito da BR-280, em Guaramirim, a partir das 13 horas desta quarta-feira (16). Segundo o órgão, o local está devidamente sinalizado para garantir a segurança dos trabalhadores e dos usuários da rodovia.
A medida é necessária para a continuidade das obras de duplicação no lote 2.1 da BR-280 e a construção do Viaduto da Dibrape. A mudança do traçado para as marginais, nos dois sentidos da rodovia, no km 46, Bairro Corticeira, tem previsão de duração de quatro meses.
Como serão os retornos
km 46 – Quem segue em direção à BR-101/SC e quer retornar para Guaramirim deve utilizar o retorno no trevo da Petrobras.
km 47 – Motoristas que dirigem em direção ao Centro de Guaramirim e pretendem retornar à BR-101/SC devem utilizar o novo retorno. (Com informações adicionais do portal OCP News)