Notícias 05 out, 23

Evento no Centro Empresarial reuniu profissionais e empreendedores das áreas de Marketing e Comunicação

Marketing cada vez mais centrado nas pessoas é desafio a profissionais, apontam especialistas

Cada vez mais, as empresas devem considerar as pessoas nas suas estratégias de marketing. Conciliar interesses que cercam uma marca, como o consumidor final, às exigências de um mercado cada vez mais digitalizado e as imposições por sustentabilidade ambiental e social, são desafios tanto para os profissionais que atuam diretamente no planejamento de campanhas de marketing como para toda a cadeia de um negócio, da fabricação até a entrega do produto para clientes finais.

A ideia de que o marketing e qualquer ação de comunicação devem estar muito mais centrados nas pessoas pautou os participantes do painel “Marketing do amanhã”, que reuniu profissionais da área no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS, nesta terça-feira (3). O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Marketing da ACIJS, que em 2023 completa dez anos de existência, e contou com a presença de três especialistas que abordaram o assunto a partir da vivência no mercado e a aplicação de novos conceitos que vêm sendo incorporados para o posicionamento das marcas.

>>> Confira momentos do painel “Marketing do amanhã” – fotos de CAROLINE STINGHEN

A experiência de mercado foi compartilhada por Camila Felício, profissional que há mais de 16 anos atua liderando projetos de branding, trade marketing e venda digital. Para ela, as pessoas continuam sendo o principal ativo em qualquer planejamento para que uma empresa ou marca chegue ao consumidor final. “Colaboradores e consumidores engajados e exigentes, formam marcas engajadas com o seu propósito, com a atitude que faz diferença no dia a dia”, assinala. Para ela, o consumidor já faz escolhas de acordo com o posicionamento de uma empresa e sua marca, levando em conta a atitude e que mensagem quer transmitir. A clareza da marca, entende, reflete qual é o seu propósito e gera valor, um legado na construção de um negócio sustentável.

Tiago Schulz associa a ciência e o recurso de gatilhos mentais como um componente cada vez mais aplicado ao marketing. Com formação em análise de sistemas, Tiago trouxe ao debate informações sobre como o neuromarketing pode ser aplicado ao planejamento das ações que influenciam as decisões de compra. A partir de estudos científicos baseados em dados de mercado e nas experiências de consumo, são estabelecidos parâmetros que estabelecem o comportamento humano e ajudam a definir tendências que podem ser aplicadas nas estratégias de marketing. “O cérebro humano faz conexões com lembranças, ligações emocionais e gatilhos para determinar ações”, pontua. O recurso de decisões que estejam apoiadas na ciência, ou no neuromarketing, pode ser um aliado para uma empresa estabelecer conexões que sejam mais adequadas para cada negócio e os atributos que deseja prometer ao mercado.

O designer Jackson Peixer, que atua como estrategista de marcas, falou sobre como a natureza vem sendo pensada no planejamento de campanhas. Com mais de 25 anos de experiência profissional, Jackson atua como consultor independente, orientando marcas, iniciativas e pessoas a se posicionarem, desenvolvendo estudos e pesquisas apoiadas na antropologia e biomimética. Trata-se de uma ciência ainda incipiente, mas com exemplos de aplicação em várias áreas, que objetiva conhecer estruturas presentes na natureza e as funções de elementos incorporados à estratégias e soluções. O sistema de cooperação de um formigueiro, por exemplo, pode indicar caminhos para um planejamento organizado, com governança e respeito ao equilíbrio do meio ambiente. “Se uma marca se propõe a entregar algo que faz bem para as pessoas, olhar para a natureza e o que ela ensina parece ser um caminho natural. Gerir recursos é ressignificar a forma como pensamos fazer algo. A partir destas experiências temos uma lente nova para enxergarmos o mundo”.

Ricardo Rodermel, empresário do setor e integrante do Núcleo de Marketing e Comunicação, que fez a mediação do painel, destaca a oportunidade que o evento traz para uma reflexão sobre o papel nas estratégias de qualquer organização e como os profissionais se alinham ao novo pensamento que se impõe ao marketing. Segundo ele, há uma revolução constante e mudanças que impactam no setor, passando por conceitos mais focados no mercado, de uma transição com foco nas pessoas e os recursos de uma comunicação digitalizada e com mais repertórios. “Daí a importância de entender que as pessoas continuam sendo o centro de uma nova evolução, mas cada vez mais considerando também o ambiente em que elas vivem”.

>>> O painel “Marketing do amanhã” teve o apoio das empresas:
Som Mendonça
CRK Pistas
VêMais
Woop Comunicação.



Confira as

Últimas notícias

BR-280: Ponte do Portal entra na fase final de duplicação em trecho estadualizado

Obras na travessia na divisa de Guaramirim e Jaraguá do Sul seguem dentro do cronograma e nova ponte, duplicada, deve ser entregue ainda em novembro

Agenda de atividades - Núcleos Empresariais

Confira as atividades dos Núcleos Empresariais da ACIJS

Grupo Malwee é destaque no Anuário Época Negócios 360º

Companhia conquistou 2º lugar no desafio ESG/Socioambiental no Setor Têxtil, Couro e Vestuário na décima terceira edição do Anuário, que reconhece as melhores práticas empresariais do Brasil

Lide SC reconhece Viviane Lunelli como ‘Liderança Empresarial - 2024’

Considerado o 'Oscar' do setor empresarial, Prêmio Líderes destaca o papel de empresários e empresas e o impacto que geram para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina

WEG é destaque no anuário Época Negócios 360°

Associada ACIJS foi a grande destaque do setor Mecânica e Metalurgia e no desafio Desempenho Financeiro na premiação, uma das mais respeitadas do Brasil

Novale Experience quer fortalecer cultura da inovação na comunidade regional

Iniciativa da Prefeitura de Jaraguá do Sul e Novale Hub, evento tem o apoio da ACIJS e de outras entidades da classe empresarial, e objetivo o debate sobre os caminhos futuros do empreendedorismo e dos negócios

Agenda semanal de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira as atividades dos Núcleos Empresariais da ACIJS e participe para o fortalecimento do associativismo regional

Impostômetro: em 2024, brasileiros já pagaram R$ 3 trilhões em tributos

Em comparação com o mesmo período do ano passado a marca foi registrada com 54 dias de antecedência, segundo a ACSP - Associação Comercial de São Paulo, responsável pela apuração em tempo real

Jovens Empreendedores celebram 25 anos com palestra sobre criatividade e inovação e sessão de autógrafos

Evento é aberto ao público em geral, com o objetivo de comemorar os 25 anos de atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores

Líderes de Jaraguá do Sul no Encontro de Ideias ADVB

Painel abordará tema relevante para o ambiente empresarial de Santa Catarina, nesta quinta-feira, dia 31

whatsapp
You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar