O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Luis Hufenüssler Leigue, se reuniu nesta terça-feira (1º) com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes, com o objetivo de apresentar pleito da região quanto ao aumento de efetivo.
Acompanhado do deputado estadual Vicente Caropreso, Luis Leigue expôs um panorama da situação em relação à defasagem do efetivo na área de abrangência da 12ª Região de Polícia Militar, enfatizando de modo particular o quadro existente em Jaraguá.
Conforme o empresário, no período entre 2009 e 2022 essa defasagem chega a 114 policiais. Na comparação com cidades de população superior a 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul ocupa a penúltima posição em contingente na proporção número de habitantes versus número de policiais per capita.
Luis Leigue destacou a expectativa da comunidade no sentido de que após a Operação Verão pelo menos 40 dos 500 formandos de nova turma da academia da Polícia Militar, que serão distribuídos a municípios de todo o estado, tenham como destino o 14º BPM, em Jaraguá do Sul.
A recomposição de efetivo, explicou o presidente da ACIJS, é um tema recorrente porque a região tem se ressentido de um aumento real em proporção ao crescimento demográfico e à expansão das atividades dos órgãos de segurança pública.
“Embora tenhamos um histórico positivo em termos de indicadores de segurança, o que se deve muito ao envolvimento da comunidade no apoio aos órgãos de segurança, e uma fina sintonia com o comando do 14º BPM que tem assegurado a entrega de serviços de muita qualidade, buscamos sempre maior tranquilidade e a maior autonomia da 12ªRPM quanto à administração de um contingente nas unidades que englobam os municípios do Vale do Itapocu e do Planalto Norte, constituindo importante logística no aparato da segurança pública da região”, expressa o empresário.
O deputado Vicente Caropreso corroborou o pleito da comunidade e disse que se trata de uma causa justa diante da perda histórica de efetivo na região. O parlamentar tem se comprometido a buscar o equilíbrio em relação às necessidades para que o município e região mantenham indicadores positivos na segurança pública.
Conforme o deputado, só o 14º Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul perdeu 45 policiais ao longo de cinco anos. “É preciso no mínimo recompor o efetivo, já que muitos policiais se aposentaram, solicitaram transferência, entre outros motivos. Reiteramos esse apelo. Se hoje as estatísticas de combate ao crime são boas na região, isso se deve ao apoio da comunidade e ao esforço da tropa para manter a qualidade do serviço, acumulando jornadas de trabalho. Temos crescimento populacional e não se pode colocar em risco o sistema de segurança que produz bons resultados”.