Melhorar a capacidade de gestão e se tornar mais competitivo, potencializando os recursos financeiros e se posicionando no mercado, é um desafio permanente para empresas de qualquer porte.
Quando se trata de pequenos e médios empreendedores, especialmente no atual cenário, essa condição é ainda mais presente. Saber enfrentar as variáveis de uma economia impactada pela pandemia, pode ajudar a enfrentar dificuldades que, sem o conhecimento adequado, é ainda mais complexo para a manutenção e até na expansão de um negócio.
Muitas vezes, empresários que recém iniciaram um projeto em qualquer área, ou quem busca empreender, contam com recursos que nem sempre são tangíveis, porém, fundamentais ao êxito de uma iniciativa.
Dentre esses recursos, a informação e o conhecimento são condições imprescindíveis para a busca de rentabilidade e um melhor posicionamento frente à concorrência. Aspectos como a falta de planejamento, modelos baseados em cópias de negócios, com planos de negócios incompatíveis com a realidade, inexperiência e falta de capacitação, a falta de fiscalização e acompanhamento de indicadores de desempenho, entre outros, também são determinantes ao sucesso ou a própria sobrevivência de uma empresa.
Aliar fatores como informação técnica e a prática empresarial é um dos propósitos do programa de mentoria que a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul está colocando à disposição de empresas da região. O programa faz parte do rol de soluções que a entidade oferece em educação empresarial, agregando três ferramentas que podem ser disponibilizadas aos participantes: Diagnóstico, Curadoria e Mentoria.
O Diagnóstico visa identificar os problemas e necessidades do empreendedor, indicando soluções para auxiliar na melhoria do negócio. A partir do Diagnóstico, traçado com base em entrevistas e análises feitas por especialistas, o participante tem a opção de contar com uma Curadoria ou de uma Mentoria ou, ainda, com as duas ferramentas.
Na Curadoria, o empreendedor vai dispor de suporte de profissionais da equipe interna da entidade, com recomendações de conteúdos oferecidos por instituições parceiras da ACIJS. Com foco nas percepções apontadas com base no diagnóstico, o participante receberá as informações indicadas tanto para gestão financeira, vendas, marketing ou em que área necessitar.
Na Mentoria, o participante terá à disposição um time de alto nível formado por empresários, executivos e profissionais de reconhecido sucesso em suas áreas de atuação. O trabalho do mentor é realizado individualmente, por meio de encontros periódicos, permitindo o compartilhamento de vivências de suas vivências e desta maneira auxiliando no aprendizado dos seus mentorados.
A proposta de oferecer aos associados e empresas da região mais uma solução buscando contribuir para a melhor condução dos negócios por meio da educação corporativa envolveu estudos e planejamento da diretoria ACIJS nos três últimos anos. Depois de uma edição piloto, em 2019, e com aprimoramento da proposta no ano passado, a ação está sendo oferecida a associados.
“Cada vez mais precisamos de informações que nos ajudem a melhorar o nosso net working e a melhoria da gestão. Com o programa, temos uma sistemática que une o conhecimento e a vivência de empreendedores que já conviveram com as mesmas dificuldades e voluntariamente se dispõem a compartilhar essa caminhada. A metodologia de mentoria aproveita a nossa melhor riqueza, que são os cases de sucesso, tomando o cuidado de contarmos com um diagnóstico inicial que ajudará na construção de um briefing e na conexão perfeita para a conexão com o mentorado, de acordo com o seu perfil e suas necessidades”, observa Luis Leigue.
OPORTUNIDADE
>>> As inscrições estão disponíveis e as atividades ocorrerão de junho a dezembro.
Informações no site www.acijs.com.br/educacao/mentoria, e-mail [email protected] e telefone (47) 3275-7010.