>>> Confira a íntegra da transmissão da solenidade de posse da diretoria > https://youtu.be/r4S25a5IoYQ
Noite de fortalecimento do movimento de representação de classe e de valorização do surgimento de novas lideranças, o evento de posse da nova diretoria da ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul reuniu na noite de quinta-feira (27) mais de 450 pessoas, entre associados da entidade e lideranças políticas e da comunidade.
A solenidade de transição de diretorias também teve o simbolismo da renovação, com a posse de jovens empreendedores que ocupam a diretoria e vice-presidências, demonstrando sinergia com as gerações que ao longo dos 81 anos de existência tornaram a ACIJS uma das entidades mais representativas do setor produtivo no estado e País.
O evento realizado no CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul contou com a presença de lideranças políticas e empresariais da região e do Estado, associados e da comunidade. A vice-governadora Daniela Cristina Reinehr, o senador Jorginho Mello, deputado federal Carlos Chiodini, prefeito Antídio Lunelli e o presidente da Câmara de Vereadores, Isair Moser, entre outros líderes, prestigiaram a noite festiva que deu posse como presidente para o período 2020-2021 a Luis Hufenüssler Leigue, sucedendo a Anselmo Luiz Jorge Ramos, que passa a integrar o Conselho Superior formado por ex-presidentes.
Aos 36 anos, Leigue lidera uma diretoria composta de 8 vice-presidentes. O novo presidente representa a quarta geração da família Hufenüssler, com ligações com o desenvolvimento do setor produtivo de Jaraguá do Sul por meio da empresa centenária Duas Rodas Industrial, como bisneto de seus fundadores, e com o surgimento e continuidade da história da ACIJS, fundada em 1938. É neto de Dietrich Hufenüssler, que também fez parte de diretorias anteriores ao lado do irmão Rodolpho, e sobrinho de Christiane e Monika, que já comandaram a Associação. Na diretoria recém-empossada, estão ainda duas filhas de ex-presidentes e do presidente de um dos sindicatos que representam a indústria local. Além da diretoria, foram empossados os coordenadores de Núcleos Empresariais e do recém-criado Comitê Jurídico Estratégico.
Para evidenciar a participação da entidade na representação de seus associados – indústria, comércio e serviços – todo o cerimonial e a recepção a convidados foram organizados pelos Núcleos Empresariais. Com temática de valorização do desenvolvimento com sustentabilidade, três ambientes foram preparados para dar aos presentes uma ideia da expressividade do quadro de associados da ACIJS com o olhar para a modernidade tecnológica e inovação, a conectividade e a saúde e bem-estar.
Valorização de diretrizes históricas e olhar para o futuro
Luis Leigue afirma que a nova gestão dará continuidade ao planejamento estratégico que tradicionalmente é renovado pela entidade empresarial e está apoiado em três eixos centrais – fortalecimento do associativismo, na representatividade do setor produtivo junto ao poder público e na articulação com outros setores da sociedade, e na sustentabilidade para a oferta de serviços que oportunizem aos associados a melhoria da gestão em um ambiente de negócios competitivo.
“Temos movimentos que não podem parar, como na questão da duplicação da BR-280, na desburocratização e facilitação a atividades das empresas, entre outros assuntos em que precisamos estar vigilantes e agir no sentido de contribuir com o poder público de modo sempre positivo”, assinala.
Outro tema que, explica, vai merecer a atenção da entidade, é com as eleições municipais deste ano. “A ACIJS vai cumprir o seu papel de deixar claro quais são as expectativas da classe empresarial com o meio político, da entrega que os nossos representantes devem ter para realmente dar valor à função pública e estruturar a cidade, e com isto tenhamos uma economia forte e uma comunidade segura, de incentivo ao empreendedorismo, de geração de valor à Jaraguá do Sul e região, de acordo com os valores que a entidade acredita”. O novo presidente diz, entretanto, que a busca de novas modalidades de serviços que auxiliem a melhoria da gestão e a qualificação de empreendedores, como a plataforma In Rede, recentemente lançada, são estratégicas na nova gestão.
Ao avaliar o período em que esteve à frente da Associação Empresarial e comentar as expectativas quanto à nova gestão, Anselmo Luiz Jorge Ramos assinala que o senso de continuidade que se percebe na diretoria que assume é importante para que a ACIJS mantenha uma atuação forte da representação do setor produtivo.
“Embora sempre se possa ter novas ideias e visões diferentes, os valores sedimentados ao longo de quase 82 anos pela ACIJS são assumidos pela nova gestão e isto é fundamental para que estejamos cada vez mais conectados com esta nova realidade do País e do mercado”. Para o empresário, o prestígio que a posse demonstrou, com a presença de representantes de vários setores da sociedade, é um reconhecimento ao que a região representa. “Somos uma região competente, que geramos desenvolvimento, e merecemos mais atenção, seja de Florianópolis, seja de Brasília”, reforça.
Confira as composições do comando na ACIJS
Diretoria – Presidente: Luis Hufenüssler Leigue; Vice-presidente administrativa e financeira: Ana Clara Franzner Chiodini; Vice-presidente de articulação institucional: Daniel Marteleto Godinho; Vice-presidente da comunidade: Caroline Elisa Obenaus Cani; Vice-presidente de desenvolvimento empresarial: Adriana Stahelin; Vice-presidente da segurança: Luiz Carlos Buzzarello; Vice-presidente de micro e pequenas empresas: Diego Bogo; Vice-presidente de Núcleos Empresariais: Samuel Piazera Taranto; Vice-presidente de marketing: Daniel de Assis Pereira Maffezzolli
Núcleos Empresariais – Paulo Geovani Manfrini (Automecânicas), Rodrigo Boscani (Cervejarias), Paulo Francis de Oliveira (Concessionárias de veículos), Elisiane de Souza Chiodini (Gastronomia), Sahra Schiva Agostini Muhlbauer (Gestão e Qualidade), Cintia Buzian (Hospitalidade), Julio Cesar Jesus (Jovens Empreendedores), Julia Bruch Ramos (Loteadoras), Jackson Malvino Moreira (Marketing e comunicação), Anderson Luís Castagnoli (Metalmecânica), Kelly de Moraes (Mulheres Empreendedoras), Valdemir Michels (Panificação e confeitaria), Carla Viviane Cruz (Saúde e bem-estar), Arduino Martins (Segurança e saúde no trabalho), Rafael Mokwa (Terraplenagem) e Cleyton Stassun (Transportadoras).
Comitê Jurídico Estratégico – Artur Vicente Montibeller da Silva, Carlos Eduardo Klein, Karen Bincoletto, Maria Luisa Zanon Rausis, Patricia Betania Vieira Wackerhage, Rafael Sabino, Celso Henrique Barbosa, Edson Pilon Torres e Sinara Friedrich Sausen.