Notícias 13 set, 18

Parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina, ACIJS e Prefeitura, o programa “Jaraguá Mais Saudável” foi apresentado na […]

Programa “Jaraguá Mais Saudável” quer elevar indicadores de qualidade de vida e longevidade

Parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina, ACIJS e Prefeitura, o programa “Jaraguá Mais Saudável” foi apresentado na manhã desta quinta-feira (13) durante café da manhã que reuniu lideranças no auditório do SESI.

Trata-se de uma iniciativa pioneira no Estado com o objetivo de elevar indicadores de qualidade de vida que, a longo prazo, pode resultar em uma população mais longeva, como resultado de ações focadas no estímulo a práticas saudáveis.

A divulgação do programa contou com a presença do presidente da FIESC, Mário Cezar de Aguiar, e do superintendente do SESI em Santa Catarina, Fabrizio Machado Pereira.

 

“O trabalho a que essas entidades se propõem envolve um conjunto de atividades coletivas e individuais de promoção da saúde e da qualidade de vida. As ações compreendem o monitoramento de indicadores municipais de saúde e a ampla disseminação de informações sobre o tema, para embasar decisões e estratégias a serem adotadas pelas empresas, poder público e também pelos cidadãos”
Mário Cezar de Aguiar, presidente da FIESC, ressaltando a união de segmentos organizados em torno do propósito de criar as condições apropriadas para que a população de Jaraguá do Sul tenha uma vida mais saudável.

 

Conforme o diretor regional do SESI, Jefferson Galdino, o programa vem mobilizando as entidades há algum tempo e tem previsão de 4 anos para estar totalmente implementado.

“Percebemos que a cidade já concentra uma série de ações que precisam tão somente serem organizadas de maneira articulada. A ideia é engajar as pessoas e valorizar as boas práticas, em torno de hábitos saudáveis, e que isto reflita numa cidade que possa ser referência quando se fala em qualidade de vida”.

 

“É uma proposta colaborativa em que toda a sociedade poderá contribuir com sugestões, mas também ajudando a disseminar o conceito que o programa quer alcançar”
Jefferson Galdino, diretor regional do SESI, destacando a importância do envolvimento da comunidade.

 

A partir do envolvimento de um pequeno comitê que nos últimos meses definiu o conceito e a identidade visual do programa – doação do artista plástico Luciano Martins -, o “Jaraguá Mais Saudável” inicia uma etapa de sensibilização de lideranças, até a apresentação oficial à comunidade no primeiro semestre de 2019.

A partir do projeto-piloto, a ideia poderá ser levada pelo SESI a outras regiões de Santa Catarina com a denominação “Cidade Mais Saudável”.

“O que está sendo construído é um programa que tem a sua base na comunidade, em que pese considerar um modelo internacional, que está sendo pensado e planejado em Jaraguá do Sul”, disse Fabrizio Machado Pereira.

Giuliano Donini, ex-presidente da ACIJS e conselheiro estadual do SESI, acredita que a motivação e envolvimento da comunidade se dará na medida em que os benefícios forem percebidos.

“Quando se entende a iniciativa sob a perspectiva de uma visão sistêmica na qual as pessoas se percebem envolvidas com o objetivo maior do programa, independente do segmento que se represente e pensando coletivamente este engajamento acontece de fato”
Giuliano Donini, ex-presidente da ACIJS e conselheiro do SESI/SC, assinalando a importância da sociedade perceber os benefícios da iniciativa e se engajar

 

O presidente da ACIJS, Anselmo Ramos, diz que a entidade atuará no sentido de mobilizar o setor produtivo, e reforça a importância de o poder público pensar o programa como ação de Estado e não de governo.

“Historicamente a classe empresarial sempre esteve alinhada ao propósito de termos uma comunidade que busque o melhor para a cidade. Temos naturalmente um ambiente propício para o sucesso desta aliança de entidades, trabalhando para que este possa ser um projeto de Estado e não de governo, de maneira que ele não seja interrompido por uma mudança de administração e sim perdure como um projeto da comunidade”
Anselmo Ramos, presidente da ACIJS, salientando a necessidade do projeto ser assumido pelo poder público como projeto de Estado.

Para marcar o lançamento do programa, foi assinado um Protocolo de Intenções entre ACIJS, Prefeitura e SESI com o objetivo de colaboração mútua no sentido de buscar o engajamento de outros setores da comunidade.



Confira as

Últimas notícias

BR-280: Governo do Estado libera tráfego parcial de viaduto em Guaramirim

Obra representa importante etapa da duplicação, mas comunidade mantém expectativas quanto ao andamento do cronograma do projeto na sua totalidade

Polícia Militar inicia curso de formação de sargentos com aula magna na ACIJS

Presidente Caroline Obenaus Cani destacou parceria da comunidade com as forças de segurança, mas lembrou necessidade de aumento do efetivo para assegurar indicadores positivos no município e região

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira a programação de encontros de nucleados

Felicidade no ambiente de trabalho é tema do Encontro Empresarial da ACIJS, dia 29

Evento é aberto ao público em geral, com ingresso solidário de 1 quilo de alimento não-perecível a ser repassado para entidade social do município

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Atividades dos grupos setoriais visam aproximar empreendedores de todas as áreas, ampliando redes de relacionamento e oportunidades de negócios, além da troca de experiências para a melhoria da gestão

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado

Acompanhamento do cronograma de serviços é uma das ações colocadas em prática pela entidade como forma de buscar mais agilidade à obra

Especialista fala sobre Estratégia Empresarial em palestra para associados

Atividade marca início de novo módulo do PGVE - Programa de Gestão e Vivência Empresarial

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira quais os assuntos que estão em pauta na agenda semanal dos Núcleos ACIJS

Feirão do Núcleo de Revendas ACIJS é destaque da agenda de bons negócios em Jaraguá e região

Objetivo do evento é dar oportunidades de acesso fácil para a primeira compra ou para quem deseja trocar de veículo, aproveitando vantagens na negociação

Economista apresenta cenários e oportunidades a empresas do setor eletrometalmecânico

Evento é gratuito e aberto a empreendedores interessados em conhecer oportunidades de crescimento por meio do associativismo

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar