Como tem sido tradição a cada início de ano, Jaraguá do Sul volta a abrir a cena cultural de Santa Catarina, a partir deste domingo, dia 12 de janeiro.
Celebrando duas décadas de realização ininterrupta, o FEMUSC – Festival de Música de Santa Catarina reúne regentes, professores e estudantes vindos de vários estados do Brasil e de diversas regiões do mundo. Constituiu, assim, um dos mais importantes movimentos da música erudita, reunindo jovens virtuoses no mais importante festival-escola da América Latina e referência internacional para o surgimento de talentos da música clássica.
A 20ª edição do FEMUSC conta com uma agenda intensa até o dia 25, com mais de 200 apresentações gratuitas, no Centro Cultural SCAR e em vários outros espaços na comunidade.
Para marcar os 20 anos do FEMUSC, uma nova identidade visual está sendo apresentada, consolidando o bem-sucedido projeto de integrar Jaraguá do Sul e Santa Catarina no circuito internacional de música.
Criação do artista plástico Luciano Martins, a nova marca apresenta um Beethoven estilizado, desenhado à mão, com um toque pop e uma vibrante luz amarela, simbolizando a genialidade e o espírito indomável do compositor alemão. A combinação de preto e amarelo traduz a formalidade, a sofisticação e a energia que o festival busca transmitir, dialogando com uma nova geração sem perder de vista a tradição.
“A nova diretoria do FEMUSC traz consigo uma renovação da marca, a conquista de novos patrocinadores e uma atualização na estrutura, mas mantém o compromisso com a credibilidade e a excelência que fizeram do festival um ponto de referência no cenário musical internacional”, destaca Monika Conrads, presidente do Instituto FEMUSC, juntamente com a SCAR responsável pela organização do evento.
Luciano Martins explica que a ideia é conectar por meio do traço artístico o Festival à inclusão social, alinhando-se à missão do FEMUSC de revelar talentos muitas vezes ocultos pela falta de oportunidades. “O FEMUSC é um farol de esperança e inspiração, guiando os jovens músicos em sua jornada para o palco”, destaca Luciano.
Para o maestro Alex Klein, idealizador e diretor-artístico do festival, a parceria com Luciano Martins reafirma o compromisso do FEMUSC com a promoção de talentos e inclusão social: “O vínculo de Luciano com projetos sociais está em plena sintonia com os valores do nosso festival.”
O FEMUSC é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, e conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina.
>>> Confira a programação completa do 20º FEMUSC em www.femusc.com.br