aaa

Presidente da ACIJS destaca esforços pela melhoria do ambiente de negócios no município

Encontro reuniu lideranças e a equipe da administração municipal em avaliação a programas que visam estimular iniciativas de apoio ao crescimento econômicoCrédito da foto: Rádio Jaraguá

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Anselmo Luiz Jorge Ramos, participou do encontro promovido pela administração municipal no último dia 19, durante avaliação que o prefeito em exercício Udo Wagner fez do programa de visitação à empresas.

Conforme exposto pela Prefeitura, este programa foi criado em 2017 com o objetivo de assessorar, intermediar e agilizar o andamento dos processos em tramitação no âmbito da gestão pública, assim como facilitar o acesso a serviços da municipalidade. Auxiliar na permanência de empresas no município e atuar como agente facilitador para a ampliação de parques fabris também está entre os objetivos, que tem como meta a geração de emprego e renda, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico Domingos Zancanaro, salientando que desde sua criação mais de 130 visitas foram realizadas.

Explicou Zancanaro que diversas ações foram tomadas pela administração desde investimento em infraestrutura, revisão de legislação, mudança de processos e também de cultura, envolvendo as diversas secretarias, como parte de uma política ampla voltada a criar um ambiente econômico mais favorável. “Um dos focos da administração tem sido esse desde o início, facilitar a vida das pessoas e incentivar a criação de emprego e renda gerando um ciclo bastante positivo”, reiterou.

O prefeito Udo Wagner anunciou que outras medidas estão sendo tomadas pelo Município, como uma Lei de Incentivo e a regulamentação do Plano Diretor, especificamente no que se refere à ampliação da área industrial e ao aumento do número de pavimentos permitidos nas edificações. O prefeito em exercício ainda lembrou as ações tomadas pela administração desde 2017. “Jaraguá do Sul estava em crise, é só pegar os números. O prefeito Antídio Lunelli teve coragem de agir, mexer em temas espinhosos, politicamente desgastantes. Fez o que um bom gestor faria e já no primeiro ano conseguimos sair do déficit e entrar no superávit”, destacou Udo.

Simplificação e flexibilização acelera a expansão dos negócios

Para o presidente Anselmo Luiz Jorge Ramos, a Prefeitura criou uma nova realidade que pode contribuir para o desenvolvimento do município. “A Prefeitura abriu as portas, chamou as pessoas, ouviu os problemas e se empenhou em simplificar. Claro que esse processo não termina, mas o ambiente econômico já é completamente diferente. Pela primeira vez a gente viu uma equipe que arregaçou as mangas e teve coragem de desenrolar esse novelo. Com isso, entramos em uma linha de resolução. Estamos sendo tratados pela administração como clientes e não como bandidos”, afirmou.

Anselmo aproveitou o encontro para apresentar um panorama das ações da Grupo de Trabalho para a duplicação do trecho urbano da BR 280, uma das iniciativas que a entidade empresarial vem colocando em prática como parte do planejamento estratégico definido para 2019. Lembrou que este trabalho focou especificamente o trecho estadualizado da rodovia que passa pela área urbana, onde já havia recursos disponíveis e se chegou a ter início, porém a obra acabou sendo interrompida e estes recursos foram utilizados em outras obras.

“É uma obra fundamental, há levantamentos que mostram que o ICMs que circula neste trecho pagaria a obra em 8 meses. Levamos esta informação ao Governo do Estado, como resultado do trabalho que as entidades realizam em parceria com a Prefeitura, e houve uma sensibilização porque o governo trabalha com duas premissas, de concluir obras em andamento e que gerem aumento na arrecadação. Então assinalamos que esta obra se encaixa neste perfil desejado pelo Estado, numa situação que preocupa porque estamos perdendo investimentos que estão sendo direcionados para outras regiões”, afirmou Ramos ao convidar os presentes para auxiliar nos trabalhos do grupo de desburocratização, criado através de uma parceria entre a ACIJS, Prefeitura, OAB, Câmara de Vereadores e outras entidades que representam segmentos econômicos do município.

Outros empresários se manifestaram no encontro, sugerindo que o ambiente de negócios tem melhorado quando se trata das relações com a Prefeitura, mas considerando que a situação ainda não é a ideal. Para os empreendedores, a abertura proporcionada pela Prefeitura, na medida em que ouve o setor produtivo e acata sugestões, é positivo para o crescimento com sustentabilidade.

O presidente Anselmo Ramos reiterou que a Câmara de Vereadores pode contribuir bastante com o trabalho, reavaliando a legislação municipal e readequando algumas leis com a realidade do momento. “Além da simplificação das leis é preciso revisitar todos os processos para ver o que pode ser modificado, porque há leis que se sobrepõem a outras, algumas que já não fazem mais sentido, neste sentido a Câmara de Vereadores poderia atuar junto com o Grupo de Trabalho para que tenhamos informações que possam ser levadas ao poder público no sentido de buscarmos soluções”. [Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul e Portal Diário da Jaraguá]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *