aaa

Deputados reafirmam compromissos com pautas regionais e na integração com a comunidade

Os três representantes da região na Câmara Federal – Carlos Chiodini e Fabio Schiochet – e na Assembleia Legislativa – Vicente Caropreso, reafirmaram nesta segunda-feira (02) durante o Encontro Empresarial da ACIJS, compromisso permanente a agenda de pleitos defendidos pela comunidade, especialmente nas pautas apresentadas pelo setor produtivo e consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Vale do Itapocu.

Chiodini, Schiochet e Caropreso apresentaram um relato dos trabalhos realizados durante o ano e projetaram quais serão suas principais bandeiras em 2020, como a duplicação dos trechos estadual e federal da BR-280 e investimentos em infraestrutura como a recuperação do trecho da SC-108 na região de Guaramirim (com reflexos na área urbana de Jaraguá do Sul devido ao desvio de trânsito), a manutenção do apoio aos dois hospitais e a busca de recursos para outras áreas, principalmente.

Os três parlamentares também destacaram o apoio a reformas importantes para o Estado e para o País. Depois da aprovação da reforma da Previdência, o foco passou a ser as reformas tributária e administrativa, visando o ajuste fiscal da administração pública, com enxugamento de gastos, redefinição do pacto federativo para melhor aplicação de recursos e com isto estimular o crescimento econômico.

“Minha atuação é municipalista e por isto estarei sempre apoiando as medidas que forem no sentido de trazer para o Estado e municípios recursos que representem investimentos para o desenvolvimento”, assinalou Fabio Schiochet, eleito pela primeira vez para um mandato político. Destaca que foi um dos deputados que mais votou favoravelmente aos projetos encaminhados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro e, no Estado, garante apoio ao governador Carlos Moisés a medidas que atendam às demandas da região.

Após mandatos na Assembleia Legislativa, Carlos Chiodini também faz nesta legislatura sua estreia como deputado federal. Embora garanta o apoio às propostas do atual governo, o parlamentar defende que Santa Catarina receba melhor contrapartida ao que representa na economia nacional. “Esta será nossa principal bandeira, que Santa Catarina seja tratada de maneira mais justa pelo governo federal”, assegura, citando que o Estado ocupa a quinta posição no PIB per capita nacional, enquanto a Bahia figura em 23º lugar e proporcionalmente recebe mais recursos.

Vicente Caropreso, que também já exerceu mandato na Câmara Federal e hoje representa a região na Assembleia Legislativa, reforçou apoio a iniciativas da comunidade como a manutenção financeira dos hospitais São José e Jaraguá, e na busca de maior agilidade a projetos de infraestrutura e mobilidade como a duplicação do trecho estadualizado na rodovia BR-280 e a recuperação da rodovia SC=108.

Os três parlamentares apresentaram ainda um resumo dos recursos trazidos para os municípios da região por meio emendas coletivas ou individuais, atendendo demandas saúde, educação, cultura, e infraestrutura e logística de escoamento da produção.

Pautas convergentes em favor do município e região

O presidente da ACIJS e do CEJAS, Anselmo Luiz Jorge Ramos, ressaltou a sinergia que os três parlamentares demonstraram nas suas apresentações, enaltecendo o caráter de convergência em favor dos interesses de Jaraguá do Sul e região. “É um trabalho muito denso e percebemos o alinhamento das pautas, esta convergência sempre é muito positiva para a região”.

O empresário também solicitou a Carlos Chiodini e Fabio Schiochet que encaminhassem à Bancada Parlamentar de Santa Catarina no Congresso Nacional para que Jaraguá do Sul recebe uma das reuniões do Fórum de SC na Câmara Federal e Senado, no primeiro trimestre de 2020.

Na segunda-feira, dia 9, será a vez do prefeito Antídio Lunelli e do presidente da Câmara dos Vereadores Marcelindo Gruner, apresentarem um relato das atividades do Executivo e do Legislativo, durante o Encontro Empresarial da ACIJS. A reunião ocorrerá no Centro Empresarial, às 18 horas, e é aberta à participação da classe empresarial, de associados da entidade, e ao público em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *