Notícias 20 mar, 18

“A política, pela via democrática, é o caminho que levará o Brasil às mudanças que são necessárias. Isto passa pelo […]

Democracia é o único caminho para mudanças no Brasil, diz senadora Ana Amélia

“A política, pela via democrática, é o caminho que levará o Brasil às mudanças que são necessárias. Isto passa pelo voto e pela participação de toda a sociedade”, disse a senadora Ana Amélia Lemos, na plenária da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, nesta segunda-feira (19).

Eleita como uma das parlamentares com melhor desempenho em 2017, Ana Amélia discorreu sobre os cenários políticos do Brasil e insistiu que as eleições deste ano representam uma grande oportunidade para que o sistema político seja depurado. Segundo Ana Amélia, é natural que a classe política viva um período de descrédito, mas ela diz que como jornalista sempre ponderou quanto à necessidade de ‘separar o joio do trigo’ em qualquer avaliação.

“A política é como qualquer outro segmento social, mesmo com o que acontece nas famílias, tem quem se destaque por suas qualidades de honestidade, de seriedade, mas tem quem não siga esta linha de conduta. A sociedade está insatisfeita e com razão protesta contra a corrupção na política, mas a corrupção está presente em outros ambientes, por isto não se pode colocar todos no mesmo balaio”, assinalou. Para ela, é justo que se cobre uma postura diferente dos políticos, lembrando que “o setor público tem que ter competência, tem que ter responsabilidade com a gestão”.

Representante da bancada gaúcha no Congresso Nacional, a senadora disse que o reconhecimento alcançado em sua primeira experiência como parlamentar traz o desafio permanente de atuar ao lado de quem busca mudanças efetivas na política brasileira. Entende que as eleições deste ano têm um significado emblemático porque ocorre em um período marcado por investigações de irregularidades e punições de envolvidos que fazem parte da cena política.

Ana Amélia diz que a operação Lava-jato é um sinalizador da esperança que, a exemplo da maioria dos brasileiros, ela tem em relação às instituições e à possibilidade de mudar o quadro de descrédito da classe política, favorecendo o encaminhamento de reformas essenciais ao País. Ana Amélia reitera a importância de que o eleitor participe de maneira mais incisiva do processo eleitoral, começando pela definição de critérios sérios para a escolha de seus candidatos, até o acompanhamento do mandato.

“Por mais que estejamos insatisfeitos ou incomodados, por mais críticas que se faça à classe política, não há outro caminho que não seja pela via democrática, pelo voto de cada um buscando uma perspectiva melhor. É uma responsabilidade que não pode ser terceirizada, porque se não participar, ou se anular o voto, o eleitor estará dando margem a que esta situação continue”.

O presidente da ACIJS, Anselmo Ramos, destacou a fala de Ana Amélia e a atuação da parlamentar como referências positivas do quadro político nacional. O empresário disse que o convite para que a senadora, mesmo não integrando a bancada catarinense, participasse da reunião semanal da entidade, teve o propósito de compartilhar com associados e a comunidade em geral exemplos de boas práticas na atividade parlamentar. “São vivências de uma liderança política que agrega ao debate por mais qualidade na vida pública, seguindo uma linha de coerência, com retidão de caráter e rigor na conduta ética. É isto o que precisamos cada vez mais no Brasil, até mesmo como motivação para as próximas eleições”, afirmou Ramos.

A palestra de Ana Amélia na reunião semanal da ACIJS e APEVI contou com a presença do deputado federal Esperidião Amin, que enalteceu o desempenho da parlamentar gaúcha, além do prefeito Antídio Lunelli e do deputado estadual Carlos Chiodini, entre outras lideranças.

>> Confira a palestra da senadora Ana Amélia na íntegra >> https://youtu.be/58cOfRNktgY