Notícias 29 nov, 23

Expectativa da classe empresarial é de mais recursos para a melhoria da malha rodoviária na região e celeridade na duplicação da BR-280

Superintendente do DNIT faz relato sobre obras de infraestrutura na região

O superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, Alysson de Andrade, esteve na segunda-feira, dia 27, na Associação Empresarial de Guaramirim, onde fez um relato sobre o andamento das obras de duplicação da BR-280.

Durante o encontro na ACIAG, o superintendente do órgão ouviu pedidos por obras integradas ao projeto de duplicação da rodovia federal, mas localizadas especificamente no perímetro do município, como marginais que visam oferecer mais segurança ao longo do trecho, e também de alterações na altura da ‘Rotatória do Relógio’, um dos pontos de entrada e saída no sentido Guaramirim-Jaraguá do Sul.

Na apresentação, Alysson de Andrade detalhou o estágio das obras ao longo do trecho de 74 quilômetros nos três lotes da rodovia. No lote 1 (São Francisco – BR-101), foram executados 26,15% dos serviços, no lote 2 (BR-101 – Guaramirim), 67,07% realizados e, no lote 3 (contorno Guaramirim – Jaraguá), 51,45%.  

Estágio das obras foi destacado pelo diretor regional do DNIT – foto DIVULGAÇÃO/ACIAG

A expectativa da classe empresarial é de que além de recursos que estão assegurados no orçamento 2023, outros aportes sejam destinados pelo governo federal na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2024, e verbas de emendas parlamentares individuais e coletivas também sejam direcionadas para dar maior rapidez às obras de infraestrutura rodoviária na região.

Em relação aos pleitos apresentados pela diretoria da ACIAG, o superintendente assinalou que as demandas serão avaliadas. “Todas essas demandas de marginais e obras complementares que foram colocadas, o que for passível de se ingressar no contrato, nós o faremos”, disse.

O presidente da ACIAG, Victor Hugo Ossowsky, destaca a importância dos pedidos apresentados ao DNIT. “Um seria para atender os moradores do bairro Imigrantes, que hoje encontram dificuldades no acesso, com implantação de redutores de velocidade no Trevo do Relógio, e o segundo seria a construção de marginais ao longo de todo trecho federal da BR-280”, afirma. Sobre a alteração no caso de mudanças na altura da ‘Rotatória do Relógio’, como está localizada no trecho já estadualizado, os investimentos dependem de uma nova análise e intervenção por parte do Governo do Estado. (Com informações do Portal 105 FM)


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