Notícias 09 maio, 18

A plenária da ACIJS e APEVI, na última segunda-feira, foi dedicada ao empreendedorismo. Além do lançamento do livro “Estruturar, condição para crescer”, […]

Painel destaca sucesso de empresas que apostaram na inovação

A plenária da ACIJS e APEVI, na última segunda-feira, foi dedicada ao empreendedorismo. Além do lançamento do livro “Estruturar, condição para crescer”, de autoria do advogado Alidor Lueders, executivo da WEG por quase 40 anos, a reunião destacou a trajetória das empresas Indumak, Liverpool e Live, como exemplos de empreendimentos que conquistaram sucesso no mercado graças à inovação.

No livro, Alidor Luerdes relembra momentos do período que atuou na empresa jaraguaense, onde ingressou em 1971, logo após a fundação por Werner Voigt, Eggon Silva e Geraldo Werningaus. “Por contemplar o crescimento e o desenvolvimento de uma grande empresa local, acredito que o que livro possa servir de subsídio para os gestores de outras empresas, especialmente as de famílias empresárias”, destacou na apresentação da obra.

O autor falou da motivação para escrever um livro que contemplasse aspectos que envolvem gestão e estratégias que contribuíssem a administradores e gerentes de empresas, líderes e estudantes.

“A velocidade e a extensão do crescimento da WEG fazem com que o caso da empresa seja razoavelmente conhecido por quem se interessa pela história do empreendedorismo brasileiro. As probabilidades iniciais de sucesso, não eram exatamente favoráveis. Quem se arriscaria a calcular as chances de um negócio criado no interior de Santa Catarina, em um tempo em que o Estado ainda ocupava espaço irrisório no capitalismo nacional, tornar-se um dos líderes mundiais no setor em que atua?”, questiona Alidor, que também foi presidente da ACIJS e hoje integra o Conselho Superior da entidade.

Para o presidente da ACIJS, Anselmo Ramos, o livro é muito importante para a preservação de valores importantes à história do empreendedorismo de Jaraguá do Sul. O empresário acentuou a iniciativa da entidade em valorizar histórias de sucesso que possam inspirar os novos negócios no município. “Temos muitos exemplos que empresas que surgiram e se perpetuaram graças à excelência dos seus fundadores. Referências do quão a fantástica fábrica de gestores temos aqui”, disse ao mencionar a realização do painel com três empresas e a intenção de novas edições na comemoração dos 80 anos da ACIJS.

Na plenária, cada empresa convidada contou um pouco da sua história. O presidente da Indumak, Célio Bayer, lembrou que a empresa fundada por Rudolfo Kreis e Fritz Pfeiffer completou 55 anos desde que surgiu como prestadora de serviços em usinagem e passar a fabricar equipamentos de automação para empacotamento de diversos produtos. Hoje, a Indumak está presente em 45 países, com mais de 4.500 clientes espalhados pelo mundo e líder brasileira no segmento.

Outra empresa de destaque, a Liverpool surgiu há pouco mais de 20 anos, inicialmente como uma divisão da Monfort, para o reaproveitamento de sobras de madeira usadas na fabricação de ferramentas. Rafael Prim, diretor da empresa, explicou que a ideia era dar destino ao material que normalmente seria descartado, fabricante baquetas.

De lá para cá, como empresa autônoma, a Liverpool é a maior empresa fabricante de baquetas no Brasil, atendendo escolas de samba do carnaval brasileiro e músicos em geral. A empresa se especializou na criação de uma linha profissional, adequada às necessidades dos bateristas brasileiros que, até então, tinham apenas opções de baquetas importadas. Hoje a Liverpool é distribuída em mais de 30 países e marca de referência no Brasil e no mundo. A empresa continua inovando e oferece uma gama de mais de 400 produtos entre baquetas e acessórios para bateria e percussão.

Gabriel Sens, diretor da Live completou a série de apresentações na plenária, falando sobre o desempenho da empresa, fabricante de produtos em malha voltados à prática esportiva, casual e de moda praia. Atua principalmente junto aos frequentadores de academias, praticantes de esportes e o público jovem. A Live conta atualmente com 17 lojas no Brasil e três no exterior, se tornando referência pela alta tecnologia, conforto e performance.

 

 

 



Confira as

Últimas notícias

Nota de pesar - Yara Fischer Springmann

A ACIJS, representada por sua Diretoria. Conselho Superior e Empresas Associadas, expressa o sentimento de pesar da classe empresarial de Jaraguá do Sul diante do

Ação Social do Núcleo de Voluntariado leva alegria a crianças no Natal

Iniciativa beneficiou crianças assistidas pelo programa Novos Caminhos e também menores da comunidade haitiana do Bairro Vieiras

NOTA OFICIAL – A favor da moralidade, contra o aumento de gastos públicos

Entidade se alinha a manifestações de setores representativos do meio empresarial e da sociedade civil diante de medidas que comprometem a gestão de recursos públicos

ACIJS vê legitimidade em manifestações por mais recursos a rodovias

Entidades representativas do setor produtivo têm atuado no sentido de assegurar continuidade de obras de infraestrutura

NOTA OFICIAL - Fundo Eleitoral 2022

Com a decisão de senadores e deputados federais, Fundo Eleitoral pode utilizar até R$ 5,7 bilhões de recursos públicos, em 2022

Jaraguá do Sul é a primeira cidade de SC a integrar rede nacional de 5G

Projeto vai permitir a aplicação de tecnologia inédita, com a instalação de redes de 5G por meio da integração de antenas às luminárias inteligentes

“Desafio é recuperar posição de destaque de Jaraguá na economia do estado”, diz prefeito Antídio, na ACIJS

Encontro Empresarial marcou encerramento da agenda de plenárias da entidade em 2021

ACIJS inicia campanha de incentivo à segunda dose de vacina contra a Covid-19

Ação busca envolver a comunidade no esforço para que o ciclo de imunização contra a Covid-19 seja completo

Alta de juros era aguardada, mas decisão pode afetar recuperação econômica, avaliam entidades

Sétimo aumento seguido dos juros pode inibir capacidade de reação de empresas no pós-pandemia, temem especialistas

Câmara Federal aprova projeto que municipaliza regras de proteção de rios em áreas urbanas

Projeto de Lei que regulamenta ocupação de áreas próximas a rios nos municípios agora aguarda sanção presidencial

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar