Notícias 17 ago, 18

A expectativa de reaquecimento da economia brasileira deve trazer novas oportunidades ao mercado imobiliário, mas é preciso investir na criatividade […]

“O mercado está pronto para crescer, mas é preciso estar atento às oportunidades”, diz especialista imobiliário

A expectativa de reaquecimento da economia brasileira deve trazer novas oportunidades ao mercado imobiliário, mas é preciso investir na criatividade e antecipar a oferta de soluções que atendam às demandas de quem busca opções no setor.

Esta foi a principal recomendação deixada por Marcos Kahtalian, especialista em inteligência corporativa voltada à incorporação e construção de imóveis, durante encontro no Centro Empresarial de Jaraguá na quinta-feira (16), com empreendedores e profissionais das áreas de incorporação, construção e locação. Vice-presidente do Banco de Dados do Sinduscon do Paraná, Marcos falou sobre os cenários para o segmento, destacando o município como referência de crescimento no setor.

“O negócio imobiliário continua sendo uma ótima oportunidade de investimento e, passado o período eleitoral, poderemos ter a retomada plena da economia, mas é importante saber o que oferecer ao mercado. É o momento de entender as mudanças comportamentais que ocorrem na sociedade e oferecer opções ajustadas às necessidades de quem procura um imóvel”, assinala.

Cita os investimentos em tecnologia e a diferenciação no formato do uso de imóveis, que não são mais modismos e, sim, realidades do mercado mundial, como alternativa na redução de custos para o cliente final. Aponta que, ao agregar recursos tecnológicos ou que gerem economia de energia, a customização de empreendimentos, o investidor melhora o nível de segurança do imóvel e o torna mais atrativo.

Destaca, também, que alguns nichos vêm se tornando cada dia mais interessantes, potencializando oportunidades de investimentos, como: imóveis destinados a hospedagens (locação de leitos), compartilhamento de espaços comerciais (coworking), prédios para estudantes com ambientes de convivência dotados de tecnologia da informação para facilitar os estudos, ou imóveis dedicados à terceira idade.

“Há novos modelos de negócios e, quem se antecipar, poderá ter melhores resultados”, avalia.

Região apresenta mercado em potencial

Marcos Kahtalian apresentou dados que demonstram oportunidades aos empreendedores da região.

Segundo as pesquisas do escritório de inteligência corporativa Brain, de Curitiba, do qual é sócio, Jaraguá do Sul é uma das cidades que mais cresce verticalmente no Estado, com taxa de 180%.

Explica que esse número não traduz, necessariamente, que há mais prédios na cidade, mas, sim, o volume de pessoas que passou a morar em apartamentos. Ele dá como parâmetro o município de Balneário Camboriú, basicamente uma cidade vertical, cuja taxa de ocupação em apartamentos no mesmo período foi de 109%. Conforme os dados, Jaraguá já ocupa a sexagésima posição entre as cidades brasileiras com maior verticalização.

A pesquisa mostrou ainda que 27% das famílias de Jaraguá alugam um imóvel e o gasto com locação por ano chega a R$ 750 milhões, além de outros R$ 190 milhões aplicados em compras de imóveis.

“Isto dá uma ideia do potencial para o mercado num momento em que os juros estão baixos e oferece possibilidade de investimentos a longo prazo. Há uma grande oportunidade se considerarmos que atualmente há mais demanda do que oferta de imóveis no município, seja para locação ou venda”, comenta.

O evento foi uma iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção do Vale do Itapocu e da Associação de Imobiliárias, com apoio da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul.

 



Confira as

Últimas notícias

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Núcleos Empresariais oportunizam a empreendedores acesso a uma vasta rede de relacionamentos, vital para o desenvolvimento dos negócios

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho federal - lote 2.2 (contorno)

Conforme a coordenadoria regional do DNIT, obras na rodovia seguem o cronograma e contorno tem previsão de conclusão em dezembro de 2025

Feirão do Imposto conscientiza sobre impactos da carga tributária

Com o tema "Dígitos que sufocam", a campanha deste ano movimenta empresas da região para mostrar como a elevada carga tributária pode ser sufocante para os cidadãos e para a economia como um todo

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a agenda de encontros de nucleados e atividades de educação empresarial da ACIJS

Inovação e gestão com foco nas pessoas faz organizações crescerem com sustentabilidade

Empresário falou sobre estratégias que levaram a Duas Rodas a posições de liderança nos segmentos em que atua no mercado internacional

Imposto de Renda: recursos de doações podem ajudar projetos sociais na região

ACIJS incentiva contribuintes da região a destinarem recursos do Imposto de Renda em apoio a projetos sociais

Jaraguá do Sul já encaminhou mais de 250 toneladas de doações ao RS

Novamente o município e região demonstram capacidade de mobilização da comunidade em torno da solidariedade

SC quer elevar participação do PIB para 10% no setor de tecnologia, até 2030

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett destacou importância do alinhamento do setor produtivo com as políticas do estado na área da inovação

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira destaques da agenda da ACIJS

Geração de valor nas organizações é tema do Encontro Empresarial

Evento com palestra do presidente da Duas Rodas, Leonardo Zipf, é aberto a empresários e comunidade em geral

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar